EDITORIAL: A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samartinho, João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barradas, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21965
Resumo: A transformação digital é, nos dias que correm, um tópico popular no atual panorama tecnológico. Porém, este tema existe há já algumas décadas apesar de nem sempre ter o mesmo significado. Durante muito tempo foi parte da área da digitalização e/ou tradução de formatos de dados tradicionais para que pudessem ser armazenados em formato digital. Atualmente, a transformação digital pode ser vista como o processo de integração de tecnologia em todos os aspetos das organizações. Tal exige alterações fundamentais a vários níveis:  tecnológico, cultura e operações, pois para melhor aproveitar as tecnologias emergentes para se tornarem mais ágeis, mais competitivas e se poderem adaptar mais rapidamente às exigências do mercado, as organizações necessitam de se adaptar transformando radicalmente os seus processos e modelos. O atual estado pandémico com início no primeiro trimestre de 2020, confrontou as indústrias e as organizações com uma nova realidade para qual grande parte não estavam preparadas. Os longos e sucessivos confinamentos provocaram constrangimentos nas operações, obrigando-as a procurar formas alternativas para manter a sua atividade, quer reinventado os seus modelos de negócio, quer redesenhando os seus processos, quer apostando em novas tecnologias para suporte aos seus processos de negócio, colaboração e teletrabalho. Efetivamente, em poucos dias ou semanas, as organizações foram capazes de se adaptarem a vários níveis, desde a forma como gerem o seu negócio, até à forma como gerem as suas instalações e recursos humanos. Confrontadas com este cenário, as instituições de ensino e/ou formação sentiram também a necessidade de acelerarem o seu plano de transformação digital ou até mesmo de reinventar os seus processos. Apesar da maturidade e das tecnologias de suporte ao ensino a distância existentes, muitas das instituições não estavam nem estão ainda de todo preparadas para o ensino neste formato. O recurso a ferramentas colaborativas e videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos para suporte ao ensino foi prática corrente e transversal a muitas instituições.  A conferência virtual “A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de Pandemia” advém assim neste contexto e tem por objetivo a criação de um ponto de encontro privilegiado de partilha, divulgação e discussão de tópicos de interesse e práticas no domínio da transformação digital. A conferência teve lugar a 16 de dezembro de 2020 e foi transmitida em tempo real, a partir de sessão Colibri/Zoom com mais de 170 participantes e na página do Facebook do Instituto Politécnico de Santarém, onde foi registado um número superior a 50 participantes, encontrando-se disponível em “Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia”, https://fb.watch/2FNuV7-Oa5/  (acedido em 28 de dezembro de 2020). Participaram no evento autores de três Continentes (europeu, africano e americano); dois Centros de Investigação, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve com o envolvimento na organização do seu Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém; o CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida sediado no Instituto Politécnico de Santarém; Universidades dos três Continentes, a Universidade de Santiago - Cabo Verde, a Universidade de Brasília - Brasil e a Universidade de Évora; o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Gestão. Houve ainda artigos aceites da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico de Tomar. De referir, por fim, a colaboração do Centro Tecnológico do Instituto Politécnico de Santarém (CTEC) e da Câmara do Comércio Portugal Moçambique (CCPM). Na conferência foram apresentados um conjunto de doze artigos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Gestão, da Universidade de Brasília, da Universidade de Santiago e do Instituto Politécnico de Tomar e quinze posters científicos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora os quais, antecipadamente sujeitos aos requisitos e critérios científicos de publicação da revista da UI_IPSantarém, são apresentados no presente número, numa publicação dedicada às Ciências Exatas e Engenharias que representa o quarto e último número do Volume 8 (2020). A sessão de abertura da conferência teve a participação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém e do Editor da Revista da UI_IPSantarém. A primeira sessão abordou a temática do mobile money e o seu papel na inclusão financeira numa região isolada de Moçambique. O artigo “… analisa o papel do mobile money no alargamento da inclusão financeira no norte de Moçambique numa região rural extremamente pobre. No Niassa, região desfavorecida em infraestruturas, agências bancárias e telecomunicações de linha fixa, os telefones móveis oferecem janelas de oportunidades ao desenvolvimento. Em regiões isoladas a ausência de moeda fiduciária para os trocos dos pagamentos peer-to-peer (P2P) é um importante constrangimento à criação e desenvolvimento de mercados.” A segunda sessão, intitulada de “práticas e experiências vividas em tempo de pandemia” apresentou-nos um conjunto de cinco artigos que retrataram aspetos vividos no período de confinamento e as soluções tecnológicas, estratégias, ferramentas colaborativas, videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos e plataformas digitais adotadas, além de outros aspetos como a promoção da comunicação entre os membros da comunidade educativa, a análise de impacto do sucesso escolar aos níveis pedagógico, digital e humano, e o esforço de garantir o funcionamento das instituições neste período de pandemia. Em conversas de café foi apresentado um estudo sobre instituições públicas brasileiras numa temática de “teletrabalho e qualidade de vida em contexto de pandemia”. A pesquisa centra-se no “teletrabalho compulsório” como alternativa estratégica e do seu impacto. “.. em especial, os níveis de qualidade de vida e saúde mental. Esta pesquisa analisa as percepções dos trabalhadores de uma instituição pública brasileira, naquilo que se refere aos níveis de qualidade de vida no teletrabalho compulsório, desenvolvido durante a pandemia”. A sessão de apresentação de posters científicos, representativa de projetos que de alguma forma se pretendem validar, ou outros dos quais pretendemos já mostrar os seus resultados, teve forte participação em temas associados a soluções a distância para formação, treino, aprendizagem ao longo da vida em organizações empresariais e em instituições de ensino. Na sessão à mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” falou-se das soluções encontradas por universidade em Cabo Verde para ultrapassar os momentos vividos no período de confinamento e da forma como a universidade se adaptou às novas soluções para enfrentar com sucesso o regresso às aulas no início do presente ano letivo. O artigo apresenta “… as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020” e a sua atuação “… estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade”. A última sessão temática “Tecnologias educativas e sistemas de informação” apresentou-nos um conjunto de quatro artigos temáticos: o primeiro aborda um sistema de software “… para o consumo automático de correio eletrónico, com publicação das mensagens identificadas em CMS (Content Management System) que funciona como a interface para a procura, visualização, anotação e navegação pelos emails”; o segundo fala-nos de como “… aferir a adaptação dos formadores à forma de comunicar com os formandos quer em plataformas de trabalho colaborativo ou Learning Management Sytems (LMS) e aplicações de videochamada”; o terceiro apresenta o projeto #EstudoEmCasa inicialmente “… associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência” neste trabalho “… foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto”; o quarto artigo descreve um “… Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2”. A sessão de encerramento teve a participação da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém, do Editor da Revista da UI_IPSantarém e do Diretor de Serviços Administrativos da Universidade de Santiago – Cabo Verde.   Os temas dos artigos e posters científicos, com os seus autores e segundo a ordem de apresentação na conferência descrevem-se de seguida:   Na sessão I (artigo): Mobile Money como instrumento do empreendedorismo em Moçambique dos autores Maria Ivone Soares Selemane, Carlos Vieira e Rui Moreira de Carvalho. Instituto Superior de Gestão.   Na sessão II (artigos): Práticas e experiência vividas em tempo de pandemia Moderador: Paulo Silva, Universidade de Évora – Portugal   Ferreira, A.; Coelho, R.; Grifo, A. Adaptar & Avaliar em tempos de Pandemia. ESAS IPSantarém. Chambel, A. O ClassDojo – Uma janela virtual. ESES IPSantarém. Trovão, J. Lobato, M. Mobilizar para a mudança em contexto de pandemia. ESES IPSantarém. Samartinho, A.; Novo, C.; Samartinho, J. Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da Transição Digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1º CEB. ESES IPSantarém. Godinho, I.; Chagas, T. Pandemia numa Escola de Aldeia. ESES. IPSantarém.   Na sessão Coffee-break (artigo): conversas com café “Teletrabalho e a qualidade de vida em contexto de pandemia” Moderadora: Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília – Brasil   Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório: Percepções de Trabalhadores de uma Organização Pública Brasileira dos autores Maria Júlia Pantoja, Laize Lopes Soares Andrade e Míriam Aparecida Mesquita Oliveira. Universidade de Brasília, Brasil.   Na Sessão de Posters: Espaço Posters Científicos Moderador: Henrique O´Neill, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - Portugal   Parreira, D., Correia, F., Silva, J., Meneses, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Introdução ao Odoo. ESGTS IPSantarém. Marques, H. Poster Modelos EaD e a comunicação digital no ensino superior: Live-Learning como estratégia de negócio. Universidade da Beira Interior. Castro, A., Silva, J., Nunes, M., Neves, R., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Iniciação ao Alfresco utilizando o Docker. ESGTS IPSantarém. Zabolotmic, C., Diallo, M., Honrado, N., Cabral, S., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Introdução ao Trello. ESGTS IPSantarém. Nogueira, D., Carreira, F., Agostinho, J., Esteves, T., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Open Project Guia Utilizador. ESGTS IPSantarém. Murça, B., Hervet, C., Pilré, M., Mota, P., Bento, F. & Samartinho, J. Poster: Projeto “MOOC: Introdução ao Git”, soluções para formações profissionais em tempo de pandemia. ESGTS IPSantarém. Ribeiro, R., Ricardo, S., Ramos, C., Carvalho, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster Criação de um reporte em Jasper Report Server. ESGTS IPSantarém. Ferreira, A., Cabral, B., Silva, B., Bento, F. & Samartinho, J. Poster SuiteCRM. ESGTS IPSantarém. Amendoeira, J., Rosa, M. & Silva, M. Poster Desenvolvimento Curricular: A Literacia Digital na Transição Educacional. ESSS IPSantarem. Guilherme, S., Silva, J., Alves, L., Rosa, M., Bento, F. & Samartinho, Poster J. MOOC de Introdução ao Freshsales. ESGTS IPSantarém. Torres. A. & Cavadas, B. Poster ENhance REseArChers and HEI staff’ skills and competences in research and open science practices. ESES IPSantarém. Torres. A., Pinto, M. R., Maurício J. M. D., & Novo, C. Poster Exchange of good practices for excellence. ESES IPSantarém. Torres. A., Silva, A., Cavadas, B. & Maurício, D. Poster Young Learners Embrace Social Inclusion and Social Involvement. ESES IPSantarém. Rodrigues, C. Poster Ágora Meetings – Plataforma para a transição digital de Reuniões de Órgãos Colegiais. ESGTS. IPSantarém. Ribeiro, L. S. & Silva, P. R. Poster Impacto da Indústria 4.0 nas Organizações, na Perspectiva do Brasil e Portugal. Universidade de Évora.   Na sessão Almoço (artigo): À mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” Moderador: Luís Rodrigues, Universidade de Santiago – Cabo Verde   Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de Santiago do autor Luís Rodrigues. Universidade de Santiago, Cabo Verde.   Na sessão III (artigos): Tecnologias Educativas e Sistemas de Informação Moderador: Luís Cláudio Barradas, Instituto Politécnico de Santarém – Portugal   Marques, A. “AmEmail”: Um cliente de email baseado em CMS e desenho EDATF. ESGTS IPSantarém. Jorge, S. FAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencial. ESES IPSantarém. Godinho, B. #EstudoEmCasa: Educação a Distância ou Ensino e Aprendizagem à distância em tempo de pandemia. ESES IPSantarém. Marques, C., Nata, A., Manso, A., Pestana, H., Ferreira, L., Nunes, M. & Santos, P. Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Tomar.   A Equipa Editorial: Cláudio Barradas e João Samartinho
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spelling EDITORIAL: A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de PandemiaEDITORIAL: Transformación digital y tecnología de la información en tiempos de pandemiaEDITORIAL: A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de PandemiaArtigosA transformação digital é, nos dias que correm, um tópico popular no atual panorama tecnológico. Porém, este tema existe há já algumas décadas apesar de nem sempre ter o mesmo significado. Durante muito tempo foi parte da área da digitalização e/ou tradução de formatos de dados tradicionais para que pudessem ser armazenados em formato digital. Atualmente, a transformação digital pode ser vista como o processo de integração de tecnologia em todos os aspetos das organizações. Tal exige alterações fundamentais a vários níveis:  tecnológico, cultura e operações, pois para melhor aproveitar as tecnologias emergentes para se tornarem mais ágeis, mais competitivas e se poderem adaptar mais rapidamente às exigências do mercado, as organizações necessitam de se adaptar transformando radicalmente os seus processos e modelos. O atual estado pandémico com início no primeiro trimestre de 2020, confrontou as indústrias e as organizações com uma nova realidade para qual grande parte não estavam preparadas. Os longos e sucessivos confinamentos provocaram constrangimentos nas operações, obrigando-as a procurar formas alternativas para manter a sua atividade, quer reinventado os seus modelos de negócio, quer redesenhando os seus processos, quer apostando em novas tecnologias para suporte aos seus processos de negócio, colaboração e teletrabalho. Efetivamente, em poucos dias ou semanas, as organizações foram capazes de se adaptarem a vários níveis, desde a forma como gerem o seu negócio, até à forma como gerem as suas instalações e recursos humanos. Confrontadas com este cenário, as instituições de ensino e/ou formação sentiram também a necessidade de acelerarem o seu plano de transformação digital ou até mesmo de reinventar os seus processos. Apesar da maturidade e das tecnologias de suporte ao ensino a distância existentes, muitas das instituições não estavam nem estão ainda de todo preparadas para o ensino neste formato. O recurso a ferramentas colaborativas e videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos para suporte ao ensino foi prática corrente e transversal a muitas instituições.  A conferência virtual “A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de Pandemia” advém assim neste contexto e tem por objetivo a criação de um ponto de encontro privilegiado de partilha, divulgação e discussão de tópicos de interesse e práticas no domínio da transformação digital. A conferência teve lugar a 16 de dezembro de 2020 e foi transmitida em tempo real, a partir de sessão Colibri/Zoom com mais de 170 participantes e na página do Facebook do Instituto Politécnico de Santarém, onde foi registado um número superior a 50 participantes, encontrando-se disponível em “Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia”, https://fb.watch/2FNuV7-Oa5/  (acedido em 28 de dezembro de 2020). Participaram no evento autores de três Continentes (europeu, africano e americano); dois Centros de Investigação, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve com o envolvimento na organização do seu Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém; o CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida sediado no Instituto Politécnico de Santarém; Universidades dos três Continentes, a Universidade de Santiago - Cabo Verde, a Universidade de Brasília - Brasil e a Universidade de Évora; o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Gestão. Houve ainda artigos aceites da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico de Tomar. De referir, por fim, a colaboração do Centro Tecnológico do Instituto Politécnico de Santarém (CTEC) e da Câmara do Comércio Portugal Moçambique (CCPM). Na conferência foram apresentados um conjunto de doze artigos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Gestão, da Universidade de Brasília, da Universidade de Santiago e do Instituto Politécnico de Tomar e quinze posters científicos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora os quais, antecipadamente sujeitos aos requisitos e critérios científicos de publicação da revista da UI_IPSantarém, são apresentados no presente número, numa publicação dedicada às Ciências Exatas e Engenharias que representa o quarto e último número do Volume 8 (2020). A sessão de abertura da conferência teve a participação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém e do Editor da Revista da UI_IPSantarém. A primeira sessão abordou a temática do mobile money e o seu papel na inclusão financeira numa região isolada de Moçambique. O artigo “… analisa o papel do mobile money no alargamento da inclusão financeira no norte de Moçambique numa região rural extremamente pobre. No Niassa, região desfavorecida em infraestruturas, agências bancárias e telecomunicações de linha fixa, os telefones móveis oferecem janelas de oportunidades ao desenvolvimento. Em regiões isoladas a ausência de moeda fiduciária para os trocos dos pagamentos peer-to-peer (P2P) é um importante constrangimento à criação e desenvolvimento de mercados.” A segunda sessão, intitulada de “práticas e experiências vividas em tempo de pandemia” apresentou-nos um conjunto de cinco artigos que retrataram aspetos vividos no período de confinamento e as soluções tecnológicas, estratégias, ferramentas colaborativas, videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos e plataformas digitais adotadas, além de outros aspetos como a promoção da comunicação entre os membros da comunidade educativa, a análise de impacto do sucesso escolar aos níveis pedagógico, digital e humano, e o esforço de garantir o funcionamento das instituições neste período de pandemia. Em conversas de café foi apresentado um estudo sobre instituições públicas brasileiras numa temática de “teletrabalho e qualidade de vida em contexto de pandemia”. A pesquisa centra-se no “teletrabalho compulsório” como alternativa estratégica e do seu impacto. “.. em especial, os níveis de qualidade de vida e saúde mental. Esta pesquisa analisa as percepções dos trabalhadores de uma instituição pública brasileira, naquilo que se refere aos níveis de qualidade de vida no teletrabalho compulsório, desenvolvido durante a pandemia”. A sessão de apresentação de posters científicos, representativa de projetos que de alguma forma se pretendem validar, ou outros dos quais pretendemos já mostrar os seus resultados, teve forte participação em temas associados a soluções a distância para formação, treino, aprendizagem ao longo da vida em organizações empresariais e em instituições de ensino. Na sessão à mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” falou-se das soluções encontradas por universidade em Cabo Verde para ultrapassar os momentos vividos no período de confinamento e da forma como a universidade se adaptou às novas soluções para enfrentar com sucesso o regresso às aulas no início do presente ano letivo. O artigo apresenta “… as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020” e a sua atuação “… estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade”. A última sessão temática “Tecnologias educativas e sistemas de informação” apresentou-nos um conjunto de quatro artigos temáticos: o primeiro aborda um sistema de software “… para o consumo automático de correio eletrónico, com publicação das mensagens identificadas em CMS (Content Management System) que funciona como a interface para a procura, visualização, anotação e navegação pelos emails”; o segundo fala-nos de como “… aferir a adaptação dos formadores à forma de comunicar com os formandos quer em plataformas de trabalho colaborativo ou Learning Management Sytems (LMS) e aplicações de videochamada”; o terceiro apresenta o projeto #EstudoEmCasa inicialmente “… associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência” neste trabalho “… foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto”; o quarto artigo descreve um “… Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2”. A sessão de encerramento teve a participação da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém, do Editor da Revista da UI_IPSantarém e do Diretor de Serviços Administrativos da Universidade de Santiago – Cabo Verde.   Os temas dos artigos e posters científicos, com os seus autores e segundo a ordem de apresentação na conferência descrevem-se de seguida:   Na sessão I (artigo): Mobile Money como instrumento do empreendedorismo em Moçambique dos autores Maria Ivone Soares Selemane, Carlos Vieira e Rui Moreira de Carvalho. Instituto Superior de Gestão.   Na sessão II (artigos): Práticas e experiência vividas em tempo de pandemia Moderador: Paulo Silva, Universidade de Évora – Portugal   Ferreira, A.; Coelho, R.; Grifo, A. Adaptar & Avaliar em tempos de Pandemia. ESAS IPSantarém. Chambel, A. O ClassDojo – Uma janela virtual. ESES IPSantarém. Trovão, J. Lobato, M. Mobilizar para a mudança em contexto de pandemia. ESES IPSantarém. Samartinho, A.; Novo, C.; Samartinho, J. Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da Transição Digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1º CEB. ESES IPSantarém. Godinho, I.; Chagas, T. Pandemia numa Escola de Aldeia. ESES. IPSantarém.   Na sessão Coffee-break (artigo): conversas com café “Teletrabalho e a qualidade de vida em contexto de pandemia” Moderadora: Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília – Brasil   Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório: Percepções de Trabalhadores de uma Organização Pública Brasileira dos autores Maria Júlia Pantoja, Laize Lopes Soares Andrade e Míriam Aparecida Mesquita Oliveira. Universidade de Brasília, Brasil.   Na Sessão de Posters: Espaço Posters Científicos Moderador: Henrique O´Neill, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - Portugal   Parreira, D., Correia, F., Silva, J., Meneses, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Introdução ao Odoo. ESGTS IPSantarém. Marques, H. Poster Modelos EaD e a comunicação digital no ensino superior: Live-Learning como estratégia de negócio. Universidade da Beira Interior. Castro, A., Silva, J., Nunes, M., Neves, R., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Iniciação ao Alfresco utilizando o Docker. ESGTS IPSantarém. Zabolotmic, C., Diallo, M., Honrado, N., Cabral, S., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Introdução ao Trello. ESGTS IPSantarém. Nogueira, D., Carreira, F., Agostinho, J., Esteves, T., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Open Project Guia Utilizador. ESGTS IPSantarém. Murça, B., Hervet, C., Pilré, M., Mota, P., Bento, F. & Samartinho, J. Poster: Projeto “MOOC: Introdução ao Git”, soluções para formações profissionais em tempo de pandemia. ESGTS IPSantarém. Ribeiro, R., Ricardo, S., Ramos, C., Carvalho, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster Criação de um reporte em Jasper Report Server. ESGTS IPSantarém. Ferreira, A., Cabral, B., Silva, B., Bento, F. & Samartinho, J. Poster SuiteCRM. ESGTS IPSantarém. Amendoeira, J., Rosa, M. & Silva, M. Poster Desenvolvimento Curricular: A Literacia Digital na Transição Educacional. ESSS IPSantarem. Guilherme, S., Silva, J., Alves, L., Rosa, M., Bento, F. & Samartinho, Poster J. MOOC de Introdução ao Freshsales. ESGTS IPSantarém. Torres. A. & Cavadas, B. Poster ENhance REseArChers and HEI staff’ skills and competences in research and open science practices. ESES IPSantarém. Torres. A., Pinto, M. R., Maurício J. M. D., & Novo, C. Poster Exchange of good practices for excellence. ESES IPSantarém. Torres. A., Silva, A., Cavadas, B. & Maurício, D. Poster Young Learners Embrace Social Inclusion and Social Involvement. ESES IPSantarém. Rodrigues, C. Poster Ágora Meetings – Plataforma para a transição digital de Reuniões de Órgãos Colegiais. ESGTS. IPSantarém. Ribeiro, L. S. & Silva, P. R. Poster Impacto da Indústria 4.0 nas Organizações, na Perspectiva do Brasil e Portugal. Universidade de Évora.   Na sessão Almoço (artigo): À mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” Moderador: Luís Rodrigues, Universidade de Santiago – Cabo Verde   Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de Santiago do autor Luís Rodrigues. Universidade de Santiago, Cabo Verde.   Na sessão III (artigos): Tecnologias Educativas e Sistemas de Informação Moderador: Luís Cláudio Barradas, Instituto Politécnico de Santarém – Portugal   Marques, A. “AmEmail”: Um cliente de email baseado em CMS e desenho EDATF. ESGTS IPSantarém. Jorge, S. FAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencial. ESES IPSantarém. Godinho, B. #EstudoEmCasa: Educação a Distância ou Ensino e Aprendizagem à distância em tempo de pandemia. ESES IPSantarém. Marques, C., Nata, A., Manso, A., Pestana, H., Ferreira, L., Nunes, M. & Santos, P. Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Tomar.   A Equipa Editorial: Cláudio Barradas e João SamartinhoThe virtual conference "Digital Transformation and Information Technologies in Pandemic Times" aimed at creating a privileged meeting point for sharing, disseminating and discussing topics of interest and practices in the field of digital transformation. The conference took place on 16 December 2020 and was broadcast in real time, from the Colibri/Zoom session with more than 170 participants and on the Facebook page of the Instituto Politécnico de Santarém, where more than 50 participants were registered. It is available at "Virtual Conference on Digital Transformation and Information Technologies in Pandemic Time", https://fb.watch/2FNuV7-Oa5/  (accessed on 28 December 2020). The conference presented a set of twelve papers (from the Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Superior de Gestão, Universidade de Brasília, Universidade de Santiago and Instituto Politécnico de Tomar) and fifteen scientific posters (from the Instituto Politécnico de Santarém, Universidade da Beira Interior and Universidade de Évora) which, subject to the scientific requirements and criteria for publication of the UI_IPSantarém journal, are presented in this issue, in a publication dedicated to Exact Sciences and Engineering which represents the fourth and last issue of Volume 8 (2020).La conferencia virtual "Transformación digital y tecnologías de la información en tiempos de pandemia" tenía por objeto crear un punto de encuentro privilegiado para compartir, difundir y debatir temas de interés y prácticas en el ámbito de la transformación digital. La conferencia tuvo lugar el 16 de diciembre de 2020 y se transmitió en tiempo real, desde la sesión Colibri/Zoom con más de 170 participantes y en la página de Facebook del Instituto Politécnico de Santarém, en la que se inscribieron más de 50 participantes, y puede consultarse en "Virtual Conference on Digital Transformation and Information Technologies in Pandemic Time", https://fb.watch/2FNuV7-Oa5/  (consultada el 28 de diciembre de 2020). En la conferencia se presentaron doce ponencias (del Instituto Politécnico de Santarém, el Instituto Superior de Gestão, la Universidad de Brasilia, la Universidad de Santiago y el Instituto Politécnico de Tomar) y quince pósteres científicos (del Instituto Politécnico de Santarém, la Universidade da Beira Interior y la Universidade de Évora) que, con sujeción a los requisitos y criterios científicos para la publicación de la revista UI_IPSantarém, se presentan en este número, en una publicación dedicada a las Ciencias Exactas y la Ingeniería que representa el cuarto y último número del Volumen 8 (2020).Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21965por2182-9608Samartinho, JoãoBarradas, Cláudioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:08.875976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A transformação digital é, nos dias que correm, um tópico popular no atual panorama tecnológico. Porém, este tema existe há já algumas décadas apesar de nem sempre ter o mesmo significado. Durante muito tempo foi parte da área da digitalização e/ou tradução de formatos de dados tradicionais para que pudessem ser armazenados em formato digital. Atualmente, a transformação digital pode ser vista como o processo de integração de tecnologia em todos os aspetos das organizações. Tal exige alterações fundamentais a vários níveis:  tecnológico, cultura e operações, pois para melhor aproveitar as tecnologias emergentes para se tornarem mais ágeis, mais competitivas e se poderem adaptar mais rapidamente às exigências do mercado, as organizações necessitam de se adaptar transformando radicalmente os seus processos e modelos. O atual estado pandémico com início no primeiro trimestre de 2020, confrontou as indústrias e as organizações com uma nova realidade para qual grande parte não estavam preparadas. Os longos e sucessivos confinamentos provocaram constrangimentos nas operações, obrigando-as a procurar formas alternativas para manter a sua atividade, quer reinventado os seus modelos de negócio, quer redesenhando os seus processos, quer apostando em novas tecnologias para suporte aos seus processos de negócio, colaboração e teletrabalho. Efetivamente, em poucos dias ou semanas, as organizações foram capazes de se adaptarem a vários níveis, desde a forma como gerem o seu negócio, até à forma como gerem as suas instalações e recursos humanos. Confrontadas com este cenário, as instituições de ensino e/ou formação sentiram também a necessidade de acelerarem o seu plano de transformação digital ou até mesmo de reinventar os seus processos. Apesar da maturidade e das tecnologias de suporte ao ensino a distância existentes, muitas das instituições não estavam nem estão ainda de todo preparadas para o ensino neste formato. O recurso a ferramentas colaborativas e videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos para suporte ao ensino foi prática corrente e transversal a muitas instituições.  A conferência virtual “A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de Pandemia” advém assim neste contexto e tem por objetivo a criação de um ponto de encontro privilegiado de partilha, divulgação e discussão de tópicos de interesse e práticas no domínio da transformação digital. A conferência teve lugar a 16 de dezembro de 2020 e foi transmitida em tempo real, a partir de sessão Colibri/Zoom com mais de 170 participantes e na página do Facebook do Instituto Politécnico de Santarém, onde foi registado um número superior a 50 participantes, encontrando-se disponível em “Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia”, https://fb.watch/2FNuV7-Oa5/  (acedido em 28 de dezembro de 2020). Participaram no evento autores de três Continentes (europeu, africano e americano); dois Centros de Investigação, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve com o envolvimento na organização do seu Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém; o CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida sediado no Instituto Politécnico de Santarém; Universidades dos três Continentes, a Universidade de Santiago - Cabo Verde, a Universidade de Brasília - Brasil e a Universidade de Évora; o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Gestão. Houve ainda artigos aceites da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico de Tomar. De referir, por fim, a colaboração do Centro Tecnológico do Instituto Politécnico de Santarém (CTEC) e da Câmara do Comércio Portugal Moçambique (CCPM). Na conferência foram apresentados um conjunto de doze artigos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Gestão, da Universidade de Brasília, da Universidade de Santiago e do Instituto Politécnico de Tomar e quinze posters científicos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora os quais, antecipadamente sujeitos aos requisitos e critérios científicos de publicação da revista da UI_IPSantarém, são apresentados no presente número, numa publicação dedicada às Ciências Exatas e Engenharias que representa o quarto e último número do Volume 8 (2020). A sessão de abertura da conferência teve a participação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém e do Editor da Revista da UI_IPSantarém. A primeira sessão abordou a temática do mobile money e o seu papel na inclusão financeira numa região isolada de Moçambique. O artigo “… analisa o papel do mobile money no alargamento da inclusão financeira no norte de Moçambique numa região rural extremamente pobre. No Niassa, região desfavorecida em infraestruturas, agências bancárias e telecomunicações de linha fixa, os telefones móveis oferecem janelas de oportunidades ao desenvolvimento. Em regiões isoladas a ausência de moeda fiduciária para os trocos dos pagamentos peer-to-peer (P2P) é um importante constrangimento à criação e desenvolvimento de mercados.” A segunda sessão, intitulada de “práticas e experiências vividas em tempo de pandemia” apresentou-nos um conjunto de cinco artigos que retrataram aspetos vividos no período de confinamento e as soluções tecnológicas, estratégias, ferramentas colaborativas, videoconferência e sistemas de gestão de conteúdos e plataformas digitais adotadas, além de outros aspetos como a promoção da comunicação entre os membros da comunidade educativa, a análise de impacto do sucesso escolar aos níveis pedagógico, digital e humano, e o esforço de garantir o funcionamento das instituições neste período de pandemia. Em conversas de café foi apresentado um estudo sobre instituições públicas brasileiras numa temática de “teletrabalho e qualidade de vida em contexto de pandemia”. A pesquisa centra-se no “teletrabalho compulsório” como alternativa estratégica e do seu impacto. “.. em especial, os níveis de qualidade de vida e saúde mental. Esta pesquisa analisa as percepções dos trabalhadores de uma instituição pública brasileira, naquilo que se refere aos níveis de qualidade de vida no teletrabalho compulsório, desenvolvido durante a pandemia”. A sessão de apresentação de posters científicos, representativa de projetos que de alguma forma se pretendem validar, ou outros dos quais pretendemos já mostrar os seus resultados, teve forte participação em temas associados a soluções a distância para formação, treino, aprendizagem ao longo da vida em organizações empresariais e em instituições de ensino. Na sessão à mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” falou-se das soluções encontradas por universidade em Cabo Verde para ultrapassar os momentos vividos no período de confinamento e da forma como a universidade se adaptou às novas soluções para enfrentar com sucesso o regresso às aulas no início do presente ano letivo. O artigo apresenta “… as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020” e a sua atuação “… estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade”. A última sessão temática “Tecnologias educativas e sistemas de informação” apresentou-nos um conjunto de quatro artigos temáticos: o primeiro aborda um sistema de software “… para o consumo automático de correio eletrónico, com publicação das mensagens identificadas em CMS (Content Management System) que funciona como a interface para a procura, visualização, anotação e navegação pelos emails”; o segundo fala-nos de como “… aferir a adaptação dos formadores à forma de comunicar com os formandos quer em plataformas de trabalho colaborativo ou Learning Management Sytems (LMS) e aplicações de videochamada”; o terceiro apresenta o projeto #EstudoEmCasa inicialmente “… associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência” neste trabalho “… foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto”; o quarto artigo descreve um “… Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2”. A sessão de encerramento teve a participação da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém, do Editor da Revista da UI_IPSantarém e do Diretor de Serviços Administrativos da Universidade de Santiago – Cabo Verde.   Os temas dos artigos e posters científicos, com os seus autores e segundo a ordem de apresentação na conferência descrevem-se de seguida:   Na sessão I (artigo): Mobile Money como instrumento do empreendedorismo em Moçambique dos autores Maria Ivone Soares Selemane, Carlos Vieira e Rui Moreira de Carvalho. Instituto Superior de Gestão.   Na sessão II (artigos): Práticas e experiência vividas em tempo de pandemia Moderador: Paulo Silva, Universidade de Évora – Portugal   Ferreira, A.; Coelho, R.; Grifo, A. Adaptar & Avaliar em tempos de Pandemia. ESAS IPSantarém. Chambel, A. O ClassDojo – Uma janela virtual. ESES IPSantarém. Trovão, J. Lobato, M. Mobilizar para a mudança em contexto de pandemia. ESES IPSantarém. Samartinho, A.; Novo, C.; Samartinho, J. Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da Transição Digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1º CEB. ESES IPSantarém. Godinho, I.; Chagas, T. Pandemia numa Escola de Aldeia. ESES. IPSantarém.   Na sessão Coffee-break (artigo): conversas com café “Teletrabalho e a qualidade de vida em contexto de pandemia” Moderadora: Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília – Brasil   Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório: Percepções de Trabalhadores de uma Organização Pública Brasileira dos autores Maria Júlia Pantoja, Laize Lopes Soares Andrade e Míriam Aparecida Mesquita Oliveira. Universidade de Brasília, Brasil.   Na Sessão de Posters: Espaço Posters Científicos Moderador: Henrique O´Neill, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - Portugal   Parreira, D., Correia, F., Silva, J., Meneses, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Introdução ao Odoo. ESGTS IPSantarém. Marques, H. Poster Modelos EaD e a comunicação digital no ensino superior: Live-Learning como estratégia de negócio. Universidade da Beira Interior. Castro, A., Silva, J., Nunes, M., Neves, R., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Iniciação ao Alfresco utilizando o Docker. ESGTS IPSantarém. Zabolotmic, C., Diallo, M., Honrado, N., Cabral, S., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC: Introdução ao Trello. ESGTS IPSantarém. Nogueira, D., Carreira, F., Agostinho, J., Esteves, T., Bento, F. & Samartinho, J. Poster MOOC – Open Project Guia Utilizador. ESGTS IPSantarém. Murça, B., Hervet, C., Pilré, M., Mota, P., Bento, F. & Samartinho, J. Poster: Projeto “MOOC: Introdução ao Git”, soluções para formações profissionais em tempo de pandemia. ESGTS IPSantarém. Ribeiro, R., Ricardo, S., Ramos, C., Carvalho, L., Bento, F. & Samartinho, J. Poster Criação de um reporte em Jasper Report Server. ESGTS IPSantarém. Ferreira, A., Cabral, B., Silva, B., Bento, F. & Samartinho, J. Poster SuiteCRM. ESGTS IPSantarém. Amendoeira, J., Rosa, M. & Silva, M. Poster Desenvolvimento Curricular: A Literacia Digital na Transição Educacional. ESSS IPSantarem. Guilherme, S., Silva, J., Alves, L., Rosa, M., Bento, F. & Samartinho, Poster J. MOOC de Introdução ao Freshsales. ESGTS IPSantarém. Torres. A. & Cavadas, B. Poster ENhance REseArChers and HEI staff’ skills and competences in research and open science practices. ESES IPSantarém. Torres. A., Pinto, M. R., Maurício J. M. D., & Novo, C. Poster Exchange of good practices for excellence. ESES IPSantarém. Torres. A., Silva, A., Cavadas, B. & Maurício, D. Poster Young Learners Embrace Social Inclusion and Social Involvement. ESES IPSantarém. Rodrigues, C. Poster Ágora Meetings – Plataforma para a transição digital de Reuniões de Órgãos Colegiais. ESGTS. IPSantarém. Ribeiro, L. S. & Silva, P. R. Poster Impacto da Indústria 4.0 nas Organizações, na Perspectiva do Brasil e Portugal. Universidade de Évora.   Na sessão Almoço (artigo): À mesa com dois dedos de conversa “Ensino a Distância” Moderador: Luís Rodrigues, Universidade de Santiago – Cabo Verde   Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de Santiago do autor Luís Rodrigues. Universidade de Santiago, Cabo Verde.   Na sessão III (artigos): Tecnologias Educativas e Sistemas de Informação Moderador: Luís Cláudio Barradas, Instituto Politécnico de Santarém – Portugal   Marques, A. “AmEmail”: Um cliente de email baseado em CMS e desenho EDATF. ESGTS IPSantarém. Jorge, S. FAD – Formação Assistida Digitalmente, a transição digital na formação presencial. ESES IPSantarém. Godinho, B. #EstudoEmCasa: Educação a Distância ou Ensino e Aprendizagem à distância em tempo de pandemia. ESES IPSantarém. Marques, C., Nata, A., Manso, A., Pestana, H., Ferreira, L., Nunes, M. & Santos, P. Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Tomar.   A Equipa Editorial: Cláudio Barradas e João Samartinho
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