Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samartinho, Ana Catarina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Novo, Cristina, Samartinho, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970
Resumo: No atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima.
id RCAP_ce64fc09a2681a7ece7e94d6b23d337e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEBLos Recursos Educativos Digitales como facilitadores de la transición digital en tiempos de pandemia: una estrategia para la inclusión de estudiantes con necesidades específicas en el 1ºCEBOs Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEBArtigosNo atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima.In the current context of face-to-face classes, it has become necessary to find new ways of learning for students in order to acquire meaningful learning. We used collaborative, group work and the use of RED in order to achieve the interactions that would allow the development of learning strategies for students with NE and that would promote, at the same time, their inclusion in the classes where they were integrated. This work presents a project that used a group of students with NE, from a Primary School, where a story from RED Calaméo was developed and presented with the aim of enhancing the inclusion of these students with their peers. Complementarily, it was intended to understand if the students with NE felt more motivated, more integrated in a classroom context and better accepted by their peers. As a result, we can see that the group of students developed language skills, expressiveness, as well as interaction, which they did not have until now. Their self-esteem and motivation was evidenced by the class teachers as relevant after the presentation of the story. We consider that the proposed objectives have been achieved namely, through collaborative work and the exploration of RED, as vehicles for the integration of students and the improvement of their self-esteem.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970por2182-9608Samartinho, Ana CatarinaNovo, CristinaSamartinho, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.111925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
Los Recursos Educativos Digitales como facilitadores de la transición digital en tiempos de pandemia: una estrategia para la inclusión de estudiantes con necesidades específicas en el 1ºCEB
Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
title Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
spellingShingle Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
Samartinho, Ana Catarina
Artigos
title_short Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
title_full Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
title_fullStr Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
title_full_unstemmed Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
title_sort Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB
author Samartinho, Ana Catarina
author_facet Samartinho, Ana Catarina
Novo, Cristina
Samartinho, João
author_role author
author2 Novo, Cristina
Samartinho, João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samartinho, Ana Catarina
Novo, Cristina
Samartinho, João
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No atual contexto de aulas presenciais, tornou-se necessário encontrar novas formas de aprendizagem para os alunos de forma a conseguirem adquirir aprendizagens significativas. Utilizámos o trabalho colaborativo, em grupo, e o recurso a RED de forma a conseguir as interações que permitissem desenvolver estratégias de aprendizagem a alunos com NE e que promovessem, ao mesmo tempo, a sua inclusão nas turmas onde estavam integrados. Este trabalho apresenta um projeto que utilizou um grupo de alunos com NE, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi desenvolvida e apresentada uma história a partir do RED Calaméo com o objetivo de potenciar a inclusão destes alunos com os seus pares. Complementarmente, pretendeu-se perceber se os alunos com NE se sentiam mais motivados, mais integrados em contexto de sala de aula e mais bem aceites pelos seus pares. Como resultados, podemos verificar que o grupo de alunos desenvolveu capacidades de linguagem, de expressividade, bem como de interação, que até ao momento não tinham. A autoestima e motivação dos mesmos foi evidenciada pelas professoras das turmas como relevantes após a apresentação da história. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos nomeadamente, através do trabalho colaborativo e da exploração de RED, como veículos potenciadores da integração dos alunos e melhoria da sua autoestima.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130486882172928