Algumas formas de tratamento em português e em espanhol no contexto escolar, social e familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10933 |
Resumo: | Este trabalho é composto por duas partes distintas. A primeira parte desenvolverá um aspeto teórico, aprofundando quais as diversas formas de tratamento usadas e como ao longo dos tempos as formas de tratamento têm vindo a sofrer diversas alterações. Relativamente a esta parte, estudaremos algumas formas de tratamento em português e espanhol em três contextos diferentes, o escolar, o social e o familiar. Os dois primeiros irão entrecruzar-se na medida em que a relação entre aluno e professor é hierarquizada, tal como acontece nas relações sociais. Não deixaremos de ter em conta, por um lado o eixo diacrónico, que explica a origem, o desaparecimento e a substituição de determinadas formas de tratamento e, por outro lado, o princípio da cortesia que se torna fundamental para uma melhor compreensão do tema. Metodologicamente, servir-nosemos de bibliografia autorizada acerca desta matéria, mas faremos também algum trabalho de campo, nomeadamente inquéritos sobre as diferentes formas de tratamento em Portugal e Espanha, aplicados a pessoas em faixas etárias diferentes. Quanto à segunda parte, apresentaremos uma súmula do trabalho realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, no âmbito do estágio pedagógico em português e espanhol, incidindo sobretudo na planificação e execução das aulas nas duas áreas curriculares. Daremos ainda conta do trabalho feito com o grupo de estágio, onde nos inserimos, relativamente a atividades letivas e extracurriculares. |
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Algumas formas de tratamento em português e em espanhol no contexto escolar, social e familiarContextosCortesiaFormas de TratamentoPortugal e EspanhaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho é composto por duas partes distintas. A primeira parte desenvolverá um aspeto teórico, aprofundando quais as diversas formas de tratamento usadas e como ao longo dos tempos as formas de tratamento têm vindo a sofrer diversas alterações. Relativamente a esta parte, estudaremos algumas formas de tratamento em português e espanhol em três contextos diferentes, o escolar, o social e o familiar. Os dois primeiros irão entrecruzar-se na medida em que a relação entre aluno e professor é hierarquizada, tal como acontece nas relações sociais. Não deixaremos de ter em conta, por um lado o eixo diacrónico, que explica a origem, o desaparecimento e a substituição de determinadas formas de tratamento e, por outro lado, o princípio da cortesia que se torna fundamental para uma melhor compreensão do tema. Metodologicamente, servir-nosemos de bibliografia autorizada acerca desta matéria, mas faremos também algum trabalho de campo, nomeadamente inquéritos sobre as diferentes formas de tratamento em Portugal e Espanha, aplicados a pessoas em faixas etárias diferentes. Quanto à segunda parte, apresentaremos uma súmula do trabalho realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, no âmbito do estágio pedagógico em português e espanhol, incidindo sobretudo na planificação e execução das aulas nas duas áreas curriculares. Daremos ainda conta do trabalho feito com o grupo de estágio, onde nos inserimos, relativamente a atividades letivas e extracurriculares.Este trabajo tiene dos partes distintas. La primera parte del trabajo desarrollará un aspecto teórico, profundizando sobre cuáles son las diversas formas de tratamiento usadas y cómo con el tiempo han sufrido varios cambios. En cuanto a la parte teórica estudiaremos algunas formas de tratamiento en portugués y español en tres contextos diferentes, escolar, social y familiar. Los dos primeros se entrelazarán en la medida en que la relación entre el alumno y el profesor es jerárquica, tal como sucede en las relaciones sociales. No dejaremos de tener en cuenta, por una parte, el eje diacrónico que explica el origen, la desaparición y la sustitución de ciertas formas de tratamiento y, por otra parte, el principio de la cortesía que se convierte en fundamental para una mejor comprensión del tema. Metodológicamente, haremos también un trabajo de campo, a saber, encuestas sobre las diferentes formas de tratamiento en Portugal y España, aplicadas a profesores de diferentes grupos de edad y años de enseñanza. En la segunda parte, presentaremos una exposición de trabajo realizado en la ESQP, en la práctica pedagógica en portugués y español, principalmente en la planificación y ejecución de aulas en las áreas curriculares. También daremos el resumen del trabajo llevado a cabo con el núcleo de prácticas, donde estamos integrados, en relación con las actividades académicas y extracurriculares.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumLança, Carolina Saraiva2020-12-28T16:26:33Z2020-07-062020-06-092020-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10933TID:202567613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.929062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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