Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Aparecida Batista de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3803
Resumo: Inúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas sobre a importância da formação continuada dos professores para a prática educativa, a fim de melhorar o entendimento sobre as variáveis necessárias para assegurar que os alunos possam obter o aprendizado almejado. Afirma-se ainda que a maioria desses estudos considere que o professor reflexivo possui melhores oportunidades de crescimento profissional e pedagógico, disponibilizando aos seus alunos melhores estratégias didáticas. Para tanto, o objetivo deste estudo é Analisar se a formação continuada de professores, aplicada pelo “Programa Escola que Vale”, tem contribuído para as mudanças das práticas docentes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, e como a formação continuada, desenvolvida por este Programa, tem contribuído para as mudanças das práticas docente dos professores dos anos iniciais. Assim, a metodologia deste estudo foi realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica e uma pesquisa de campo com docentes, supervisores e orientadores do município de Ourilândia do Norte. Os resultados desta análise nos mostraram que a formação continuada de professores do Programa Escola que Vale, contribuiu muito propiciando melhorias ao desenvolvimento da ação pedagógica, que o profissional torna-se motivado para continuar aprendendo e melhorando sua ação docente, sobretudo utilizando de meios que possibilitam envolvimentos de toda comunidade educativa em prol de uma educação de qualidade.
id RCAP_5e3695bf759c08c8c9287b2d260a12ef
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que valeEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAPROFESSORESESTUDOS DE CASOBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONTEACHERSCASE STUDIESBRAZILInúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas sobre a importância da formação continuada dos professores para a prática educativa, a fim de melhorar o entendimento sobre as variáveis necessárias para assegurar que os alunos possam obter o aprendizado almejado. Afirma-se ainda que a maioria desses estudos considere que o professor reflexivo possui melhores oportunidades de crescimento profissional e pedagógico, disponibilizando aos seus alunos melhores estratégias didáticas. Para tanto, o objetivo deste estudo é Analisar se a formação continuada de professores, aplicada pelo “Programa Escola que Vale”, tem contribuído para as mudanças das práticas docentes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, e como a formação continuada, desenvolvida por este Programa, tem contribuído para as mudanças das práticas docente dos professores dos anos iniciais. Assim, a metodologia deste estudo foi realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica e uma pesquisa de campo com docentes, supervisores e orientadores do município de Ourilândia do Norte. Os resultados desta análise nos mostraram que a formação continuada de professores do Programa Escola que Vale, contribuiu muito propiciando melhorias ao desenvolvimento da ação pedagógica, que o profissional torna-se motivado para continuar aprendendo e melhorando sua ação docente, sobretudo utilizando de meios que possibilitam envolvimentos de toda comunidade educativa em prol de uma educação de qualidade.Numerous studies are being developed on the importance of continued training of teachers for the educational practice in order to improve understanding of the variables needed to ensure that students can get the desired learning. It is also claimed that most of these studies consider that the reflective teacher has better opportunities for professional growth and educational, offering its students the best teaching strategies. Therefore, the aim of this study is to analyze the importance of continuing education for elementary school teachers I discussed the School Program that is worth and see how continuing education, developed by this program has contributed to the changes in teachers' practices the early years. Thus, the methodology of this study was performed using an exploratory character of literature and field research with teachers, supervisors and counselo rs in the city of Lydbury North. The results of this analysis showed that in the continuing education of teachers Vale School Program, providing improvements contributes greatly to the development of pedagogical action, the professional becomes motivated to continue learning and improving their teaching activities, mainly using the means that enable involvement of the whole school community in support of quality education.2013-07-05T13:14:33Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3803porOliveira, Maria Aparecida Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:19.466729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
title Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
spellingShingle Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
Oliveira, Maria Aparecida Batista de
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSORES
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
title_full Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
title_fullStr Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
title_full_unstemmed Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
title_sort Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I : uma experiencia com o programa escola que vale
author Oliveira, Maria Aparecida Batista de
author_facet Oliveira, Maria Aparecida Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Aparecida Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSORES
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PROFESSORES
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
TEACHERS
CASE STUDIES
BRAZIL
description Inúmeras pesquisas estão sendo desenvolvidas sobre a importância da formação continuada dos professores para a prática educativa, a fim de melhorar o entendimento sobre as variáveis necessárias para assegurar que os alunos possam obter o aprendizado almejado. Afirma-se ainda que a maioria desses estudos considere que o professor reflexivo possui melhores oportunidades de crescimento profissional e pedagógico, disponibilizando aos seus alunos melhores estratégias didáticas. Para tanto, o objetivo deste estudo é Analisar se a formação continuada de professores, aplicada pelo “Programa Escola que Vale”, tem contribuído para as mudanças das práticas docentes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental I, e como a formação continuada, desenvolvida por este Programa, tem contribuído para as mudanças das práticas docente dos professores dos anos iniciais. Assim, a metodologia deste estudo foi realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica e uma pesquisa de campo com docentes, supervisores e orientadores do município de Ourilândia do Norte. Os resultados desta análise nos mostraram que a formação continuada de professores do Programa Escola que Vale, contribuiu muito propiciando melhorias ao desenvolvimento da ação pedagógica, que o profissional torna-se motivado para continuar aprendendo e melhorando sua ação docente, sobretudo utilizando de meios que possibilitam envolvimentos de toda comunidade educativa em prol de uma educação de qualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05T13:14:33Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3803
url http://hdl.handle.net/10437/3803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131210353475584