Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rui
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Jane, Rangel, Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6310
Resumo: Este artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo identificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.
id RCAP_f6863ecf8521fac23a30e5739e2df3c4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicosEDUCAÇÃOUNIVERSIDADESFORMAÇÃO CONTÍNUAESTUDOS DE CASOCOOPERAÇÃOBRASILEDUCATIONUNIVERSITIESCONTINUING EDUCATIONCASE STUDIESCOOPERATIONBRAZILEste artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo identificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.This article appears as a fragment of a larger research linked to the Education Postgraduate Program of the Fluminense Federal University, Brazil, and the University of Aveiro, Portugal, aiming to identify the contributions of the university in the continuous training workshops and in teachers work based on the meanings attributed by the pedagogic counselors to these contributions. We adopted a qualitative research, based on content analysis of speeches of the pedagogical advisors of the municipal education system of Petrópolis, State of Rio de Janeiro, Brazil, on the subject. The data presented confirm the potential of inserting the university in training workshops according to a perspective of exchanging knowledge, expertise and experiences between the university and the school in which both institutions grow stronger.Cet article se présente comme une partie d’une recherche plus large liée au Programme de Master et Doctorat en Education de l’Université Fédérale Fluminense, Brésil, et l’Université d’Aveiro, Portugal, ayant comme objectif identifier les contributions de l’université dans les ateliers de formation continue et en service de professeurs à partir des signification attribuées par les conseillers pédagogiques à ces contributions.On a adopté une recherche qualitative, basée sur l’analyse du contenu des allocutions des conseillers pédagogiques des écoles municipales de Petrópolis, État de Rio de Janeiro, Brésil, sur le sujet. Les données présentées confirment le potentiel d’ insertion de l’université dans les ateliers de formation d’après une perspective d’échange de connaissances, de savoirs et d’expériences entre l’université et l’école dans laquelle les deux institutions sont renforcées.Este artículo se presenta como un fragmento de una investigación más amplia relacionada con el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal Fluminense, Brasil, y la Universidad de Aveiro, Portugal, con el objetivo de identificar las contribuciones de la universidad en talleres de educación continuada y en atención de los docentes a partir de los significados atribuidos por los orientadores pedagógicos a estas contribuciones. Adoptamos una investigación cualitativa, con base en el análisis de contenido de los discursos de los mentores pedagógicos de las escuelas municipales de Petrópolis, Estado de Río de Janeiro, Brasil, en el tema. Los datos presentados confirman el potencial de inserción en la universidad en los talleres de capacitación con una perspectiva para el intercambio de conocimientos, competencias y experiencias entre la universidad y la escuela en la que se fortalecen ambas instituciones.Edições Universitárias Lusófonas2015-05-13T15:13:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6310porNeves, RuiMachado, JaneRangel, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.689394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
title Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
spellingShingle Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
Neves, Rui
EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
ESTUDOS DE CASO
COOPERAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
UNIVERSITIES
CONTINUING EDUCATION
CASE STUDIES
COOPERATION
BRAZIL
title_short Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
title_full Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
title_fullStr Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
title_full_unstemmed Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
title_sort Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
author Neves, Rui
author_facet Neves, Rui
Machado, Jane
Rangel, Mary
author_role author
author2 Machado, Jane
Rangel, Mary
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rui
Machado, Jane
Rangel, Mary
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
ESTUDOS DE CASO
COOPERAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
UNIVERSITIES
CONTINUING EDUCATION
CASE STUDIES
COOPERATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
ESTUDOS DE CASO
COOPERAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
UNIVERSITIES
CONTINUING EDUCATION
CASE STUDIES
COOPERATION
BRAZIL
description Este artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo identificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-13T15:13:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6310
url http://hdl.handle.net/10437/6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079037263872