O design de autor enquanto veículo cultural: do pensável ao possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mafalda João Alves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17907
Resumo: O tema da presente dissertação centra-se na autoria e dela advêm a edição e exploração da cultura textual e editorial, enquanto motores sociais, intelectuais e ideológicos. Num contexto marcado pelo entusiasmo criativo, pelo renovado interesse pelo objeto impresso, aliados à evolução tecnológica, ao progresso do design gráfico e do seu papel proporcionaram uma nova consciência visual e simbólica. Esta dissertação emerge, para além disto, dos antagonismos, das metáforas e das comparações entre a linguagem e a imagem, a regra e o erro, o vazio e o cheio, o analógico e o digital, a tendência e a inovação, o acaso e a ponderação, a estética e a ética. Este documento pretende ser um registo das diferentes perspetivas acerca do papel do designer no desenvolvimento de um artefacto - incluindo a minha experiência autoral numa realidade que não é a minha (Atelier D’Alves) – e constitui-se ele mesmo, nas palavras de Umberto Eco, como uma obra aberta, na medida em que se assume recetivo à discussão e à construção permanentes. Em que medida pode o design compaginar as mensagens e a pragmática com uma dimensão simbólica que convoca e é convocada pela autoria, o mote principal deste trabalho?
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