A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27121 |
Resumo: | Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musical |
id |
RCAP_5e4dbd7020719c8099723140def3e48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27121 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musicalAutonomiaComposiçãoCriatividadeFormação musicalEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musicalThis report of Supervised Teaching Practice (PES) was concluded in the scope of master's degree in Music Teaching, specifically. It has two parts: The first describes the teaching practice gained throughout the year within a school environment at Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). The second part, is the research project, whose goal is the development of tools that allow students to autonomously improve their learning skills in the domain of Music Theory through composing activities. It was also intended to promote their creative thinking and interest in the field with a set of exercises that led to music appraisal2019-12-09T15:37:51Z2019-05-28T00:00:00Z2019-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27121porAndrade, Cláudio Filipe de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:34Zoai:ria.ua.pt:10773/27121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:59.647623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
title |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
spellingShingle |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira Autonomia Composição Criatividade Formação musical |
title_short |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
title_full |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
title_fullStr |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
title_sort |
A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical |
author |
Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira |
author_facet |
Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Composição Criatividade Formação musical |
topic |
Autonomia Composição Criatividade Formação musical |
description |
Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musical |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T15:37:51Z 2019-05-28T00:00:00Z 2019-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27121 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137655043129344 |