A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27121
Resumo: Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musical
id RCAP_5e4dbd7020719c8099723140def3e48b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musicalAutonomiaComposiçãoCriatividadeFormação musicalEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musicalThis report of Supervised Teaching Practice (PES) was concluded in the scope of master's degree in Music Teaching, specifically. It has two parts: The first describes the teaching practice gained throughout the year within a school environment at Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). The second part, is the research project, whose goal is the development of tools that allow students to autonomously improve their learning skills in the domain of Music Theory through composing activities. It was also intended to promote their creative thinking and interest in the field with a set of exercises that led to music appraisal2019-12-09T15:37:51Z2019-05-28T00:00:00Z2019-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27121porAndrade, Cláudio Filipe de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:34Zoai:ria.ua.pt:10773/27121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:59.647623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
title A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
spellingShingle A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira
Autonomia
Composição
Criatividade
Formação musical
title_short A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
title_full A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
title_fullStr A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
title_full_unstemmed A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
title_sort A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
author Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira
author_facet Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cláudio Filipe de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Composição
Criatividade
Formação musical
topic Autonomia
Composição
Criatividade
Formação musical
description Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical. Divide-se em duas partes: Na primeira é descrita a prática letiva obtida ao longo do ano no contexto escolar da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CMC). A segunda parte, o projeto de investigação, teve como objetivo a criação de ferramentas que permitissem aos alunos, através de atividades de composição, desenvolverem autonomamente a aprendizagem no âmbito da Formação Musical. Pretendeu-se, também, desenvolver o pensamento criativo e incutir o gosto pela disciplina através de um conjunto de exercícios que lhes proporcionasse fruição musical
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T15:37:51Z
2019-05-28T00:00:00Z
2019-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27121
url http://hdl.handle.net/10773/27121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137655043129344