Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diogo Filipe Veloso dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28496
Resumo: A presente dissertação integra duas componentes da prática educativa: a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2017/2018, no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, e a apresentação do Projeto de Investigação Vila de Sozo. A Vila de Sozo é uma obra escrita para pequena orquestra, coro misto, coro infantil e soprano solista. Contém material didático a ser utilizado na disciplina de Formação Musical. O projeto de investigação dividiu-se em duas fases: a de compreensão da contextualização social em que se insere e as estratégias de implementação, envolvendo: a escolha das técnicas de composição da obra, que fornece base pedagógica para a estruturação da proposta de implementação; a proposta de implementação propriamente dita, assim como a descrição da implementação e dos dados obtidos e sua conclusão. Os objetivos do projeto são: contribuir com uma obra concebida para a formação musical e para a tomada de consciência para os problemas da sustentabilidade ambiental. O estudo foi realizado no âmbito da disciplina de Formação Musical do ensino Articulado do Orfeão de Leiria, no qual participaram 13 alunos de uma turma de 4º grau. Os resultados revelaram que a performance de conteúdo musical da formação musical pode ser importante para a aprendizagem dos alunos.
id RCAP_74e1ef1250dcc39e75c4efb9aa431051
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musicalA Vila de SozoEducação musicalComposiçãoSustentabilidadeFormação musicalA presente dissertação integra duas componentes da prática educativa: a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2017/2018, no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, e a apresentação do Projeto de Investigação Vila de Sozo. A Vila de Sozo é uma obra escrita para pequena orquestra, coro misto, coro infantil e soprano solista. Contém material didático a ser utilizado na disciplina de Formação Musical. O projeto de investigação dividiu-se em duas fases: a de compreensão da contextualização social em que se insere e as estratégias de implementação, envolvendo: a escolha das técnicas de composição da obra, que fornece base pedagógica para a estruturação da proposta de implementação; a proposta de implementação propriamente dita, assim como a descrição da implementação e dos dados obtidos e sua conclusão. Os objetivos do projeto são: contribuir com uma obra concebida para a formação musical e para a tomada de consciência para os problemas da sustentabilidade ambiental. O estudo foi realizado no âmbito da disciplina de Formação Musical do ensino Articulado do Orfeão de Leiria, no qual participaram 13 alunos de uma turma de 4º grau. Os resultados revelaram que a performance de conteúdo musical da formação musical pode ser importante para a aprendizagem dos alunos.This dissertation contains two components of educational practice: the critical reflection of the Supervised Teaching Practice, held in the school year 2018/2019 at the Orfeão de Leiria Conservatory of Arts, and the presentation of the A Vila de Sozo Research Project. A Vila de Sozo is a composition written for small orchestra, mixed choir, children's choir and solo soprano. It contains didactic material to be used in the discipline of Formação Musical. The research project was divided into two phases: the comprehension of the social context in which it is inserted and the implementation strategies, containing: the choice of the composition techniques for the work, which provides a pedagogical basis for the structuring of the implementation’s proposal; the implementation proposal itself, as well as the description of the implementation, the data obtained and its conclusion. The objectives of the project ar: to contribute with a work conceived for the Formação Musical classes and for the awareness on environmental and sustainability issues. The study took place in Orfeão de Leiria’s music school with 13 students from a 4th grade class. The results showed us that the performance of the learned content can be important for the student’s learning process.2020-05-13T13:44:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28496porSantos, Diogo Filipe Veloso dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:08Zoai:ria.ua.pt:10773/28496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:01.844203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
title Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
spellingShingle Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
Santos, Diogo Filipe Veloso dos
A Vila de Sozo
Educação musical
Composição
Sustentabilidade
Formação musical
title_short Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
title_full Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
title_fullStr Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
title_full_unstemmed Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
title_sort Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
author Santos, Diogo Filipe Veloso dos
author_facet Santos, Diogo Filipe Veloso dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diogo Filipe Veloso dos
dc.subject.por.fl_str_mv A Vila de Sozo
Educação musical
Composição
Sustentabilidade
Formação musical
topic A Vila de Sozo
Educação musical
Composição
Sustentabilidade
Formação musical
description A presente dissertação integra duas componentes da prática educativa: a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2017/2018, no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, e a apresentação do Projeto de Investigação Vila de Sozo. A Vila de Sozo é uma obra escrita para pequena orquestra, coro misto, coro infantil e soprano solista. Contém material didático a ser utilizado na disciplina de Formação Musical. O projeto de investigação dividiu-se em duas fases: a de compreensão da contextualização social em que se insere e as estratégias de implementação, envolvendo: a escolha das técnicas de composição da obra, que fornece base pedagógica para a estruturação da proposta de implementação; a proposta de implementação propriamente dita, assim como a descrição da implementação e dos dados obtidos e sua conclusão. Os objetivos do projeto são: contribuir com uma obra concebida para a formação musical e para a tomada de consciência para os problemas da sustentabilidade ambiental. O estudo foi realizado no âmbito da disciplina de Formação Musical do ensino Articulado do Orfeão de Leiria, no qual participaram 13 alunos de uma turma de 4º grau. Os resultados revelaram que a performance de conteúdo musical da formação musical pode ser importante para a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-05-13T13:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28496
url http://hdl.handle.net/10773/28496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137666172715008