A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10334
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação à Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_5e67f7b50d3f4f839adc7c5d591da78d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da históriaTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino da história - PortugalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação à Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O presente projeto de Dissertação enquadra-se numa era de revolução digital, cujas ramificações e consequências ainda estão por aprofundar e sistematizar. Pretendeu-se, com este estudo, proceder ao levantamento das práticas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da História, para assim sistematizar informação relevante que permita apoiar o desenvolvimento de projetos e iniciativas direcionados para o suporte à integração das tecnologias por parte dos professores deste grupo disciplinar. Cruzaram-se duas fontes de dados distintas mas complementares: a revisão sistemática da literatura (que incidiu em estudos no âmbito da literatura nacional posteriores a 1999, centrados no ensino e aprendizagem da disciplina de História no 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário); com dados inquiridos online junto de 114 professores da disciplina. Procurou-se, desta forma, caracterizar a forma como as TIC têm sido utilizadas pelos professores de História, assim como identificar os recursos explorados, as dificuldades e necessidades sentidas por estes, e o que têm feito para as ultrapassar. A sistematização e análise dos resultados provenientes das distintas fontes de dados permitiram concluir que o ensino da História não se encontra totalmente desassociado das TIC. Ainda que poucos estudos tenham sido encontrados no panorama nacional, foi possível identificar “estudos de caso” desenvolvidos em contexto escolar, assim como investigações (embora pontuais) mais exaustivas e sistemáticas sobre a temática em análise. A ação dos professores traduziu-se essencialmente na integração de novas ferramentas online no apoio à aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina em sala de aula. Embora identificadas dificuldades inerentes a qualquer mudança, os estudos analisados e os dados recolhidos permitiram assinalar um impacto positivo, deixando em aberto a vantagem de se desenvolverem futuros projetos e iniciativas que unam os professores de História e restante comunidade escolar às TIC.This dissertation inserts itself in an era of digital revolution whose broad ramifications and consequences are still to be fully understood. It is our aim, therefore, to undertake a study on the practices and uses of Information and Communication Technologies (ICT) when teaching History so that relevant information may be systematized in order to allow the future development of projects and initiatives which may lead to a further curricular integration of ICT by History teachers. Crossing two distinct but complementary sources, systematic reviews taken from national literature produced since 1999 focused on History teaching and learning experiences developed within preparatory and high school; data gathered from 114 History teachers who were inquired online. This way we tried to characterize the way ITC have been used by History teachers. We also tried to identify which resources and technologies were explored, the needs and difficulties felt by them and what they do to overcome these obstacles. The systematization and analysis of the data provided by the two sources, allow us to conclude that the teaching of History is not totally unassociated to ICT as shown by some case studies developed in scholar context has well as a few exhaustive research works on the subject. History teachers approach can be described has being essentially one of curricular integration of online tools to support the teaching of History. Although some difficulties, inherent to any change process, were diagnosed, the impact is recognizingly positive, leaving open path to new projects and initiatives which may unite History teachers, students and the scholar community around the use of ICT.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaDuarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-2014-01-28T18:25:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10334TID:201278367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:23.567218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
title A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
spellingShingle A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da história - Portugal
Teses de mestrado - 2013
title_short A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
title_full A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
title_fullStr A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
title_full_unstemmed A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
title_sort A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
author Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
author_facet Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da história - Portugal
Teses de mestrado - 2013
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da história - Portugal
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação à Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-28T18:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10334
TID:201278367
url http://hdl.handle.net/10451/10334
identifier_str_mv TID:201278367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134238978605056