Relatório de Estágio na OTO FILM -Warsaw

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, João Filipe Loureiro Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9577
Resumo: O gosto por novas culturas aliou-se à necessidade de encontrar novas oportunidades fora do país. É desde muito novo que tenho interesse e vontade em conhecer e explorar novos horizontes a nível internacional. Quando comecei a fazer as minhas primeiras pesquisas para encontrar a produtora ideal para mim, sempre tive como prioridade procurar um estágio internacional num país que tivesse um custo de vida relativamente baixo, mas que ao mesmo tempo me oferecesse as garantias profissionais de que necessitava. Desde inicio que me comprometi a encontrar um estágio numa produtora de excelência que tivesse envolvida em grandes projectos principalmente no ramo da publicidade. Para mim, só faria sentido fazer um estágio se fosse numa produtora topo. Tinha o desejo de poder colaborar com grandes marcas e com profissionais experientes, que me pudessem ajudar a aprender ainda mais e que de uma forma directa ou indirecta funcionassem como possíveis pontes para colaborações futuras. Para isso, sabia que tinha de procurar e de encontrar a produtora ideal para depois perceber de que forma poderia, enquanto estagiário, adicionar algum tipo de valor a essa mesma produtora. A Polónia surge então como a minha primeira escolha. Já conhecendo a realidade deste país, sabia que lá poderia encontrar as condições perfeitas não só para desenvolver as minhas capacidades profissionais, mas também de crescer a nível pessoal. Para além de ser um país em grande expansão económica, a Polónia é também um destino bastante apetecível para as grandes produtoras devido aos seus custos de mercado se revelarem baixos quando comparados com o resto da Europa, não querendo isto necessariamente dizer que a qualidade destes projectos seja descurada, antes pelo contrário. No final da Segunda Guerra Mundial, a produção cinematográfica na Polónia conseguiu voltar a erguer-se. Idealizada pelo renomeado actor Leon Schiller, a criação da Escola Superior Nacional de Cinema, Teatro e Televisão de Lódz , veio dar um novo alento artístico ao país, tendo um impacto determinante naquilo que seria o progresso e inovação das produções cinematográficas na Polónia. Tendo como referencia Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski ou Roman Polanski, a escola acaba mesmo por ser considerada pelo The Hollywood Reporter, como uma das Melhores Escolas Internacionais de Cinema, confirmando uma vez mais o estatuto de “verdadeira fortaleza artística” que anteriormente lhe tinha sido atribuído. Desta escola, surgem agora inúmeros profissionais que vão criando e povoando as melhores produtoras polacas, trazendo assim uma qualidade superior aos seus projectos e estruturas. A esta garantia, acrescento ainda o facto de a Polónia ser um país que está bem posicionado geograficamente garantindo-lhe mais facilidade para as suas vastas colaborações internacionais. Foi este um dos parâmetros que tive em consideração na pesquisa por produtoras. A língua Polaca seria com toda a certeza um dos meus pontos fracos, portanto, tinha de garantir que a produtora teria projectos onde o uso do Inglês ou Português fosse o mais recorrente possível. É assim que surge a OTO Film que tem como estatuto ser uma das melhores produtoras a actuar na Polónia e no seu portfólio conta com inúmeras produções internacionais. Das quais destaco a empresa Biedronka, a maior cadeia de supermercados da Polónia e pertencente ao grupo empresarial português Jerónimo Martins SGPS, S.A.. Após os primeiros contactos e envio do currículo e carta de motivação, a produtora achou que as minhas qualidades profissionais e o facto de o meu idioma ser Português, poderiam ser uma mais valia para a empresa. Após a devida análise, foi-me então dada a confirmação de que estavam reunidas as condições necessárias para em breve vir a ser um novo elemento da OTO Film. Este documento surge agora com o objectivo de relatar a minha experiência profissional e também pessoal destes 6 meses além fronteiras. Os diversos desafios que me foram propostos serão aqui descritos detalhadamente, tal como todas as actividades que fui desenvolvendo na OTO Film. Sempre que possível, farei referência aos conteúdos que aprendi durante o meu primeiro ano de mestrado e explicarei de que forma é que os mesmos se revelaram um suporte importante para concluir este estágio com sucesso.
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Tinha o desejo de poder colaborar com grandes marcas e com profissionais experientes, que me pudessem ajudar a aprender ainda mais e que de uma forma directa ou indirecta funcionassem como possíveis pontes para colaborações futuras. Para isso, sabia que tinha de procurar e de encontrar a produtora ideal para depois perceber de que forma poderia, enquanto estagiário, adicionar algum tipo de valor a essa mesma produtora. A Polónia surge então como a minha primeira escolha. Já conhecendo a realidade deste país, sabia que lá poderia encontrar as condições perfeitas não só para desenvolver as minhas capacidades profissionais, mas também de crescer a nível pessoal. Para além de ser um país em grande expansão económica, a Polónia é também um destino bastante apetecível para as grandes produtoras devido aos seus custos de mercado se revelarem baixos quando comparados com o resto da Europa, não querendo isto necessariamente dizer que a qualidade destes projectos seja descurada, antes pelo contrário. No final da Segunda Guerra Mundial, a produção cinematográfica na Polónia conseguiu voltar a erguer-se. Idealizada pelo renomeado actor Leon Schiller, a criação da Escola Superior Nacional de Cinema, Teatro e Televisão de Lódz , veio dar um novo alento artístico ao país, tendo um impacto determinante naquilo que seria o progresso e inovação das produções cinematográficas na Polónia. Tendo como referencia Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski ou Roman Polanski, a escola acaba mesmo por ser considerada pelo The Hollywood Reporter, como uma das Melhores Escolas Internacionais de Cinema, confirmando uma vez mais o estatuto de “verdadeira fortaleza artística” que anteriormente lhe tinha sido atribuído. Desta escola, surgem agora inúmeros profissionais que vão criando e povoando as melhores produtoras polacas, trazendo assim uma qualidade superior aos seus projectos e estruturas. A esta garantia, acrescento ainda o facto de a Polónia ser um país que está bem posicionado geograficamente garantindo-lhe mais facilidade para as suas vastas colaborações internacionais. Foi este um dos parâmetros que tive em consideração na pesquisa por produtoras. A língua Polaca seria com toda a certeza um dos meus pontos fracos, portanto, tinha de garantir que a produtora teria projectos onde o uso do Inglês ou Português fosse o mais recorrente possível. É assim que surge a OTO Film que tem como estatuto ser uma das melhores produtoras a actuar na Polónia e no seu portfólio conta com inúmeras produções internacionais. Das quais destaco a empresa Biedronka, a maior cadeia de supermercados da Polónia e pertencente ao grupo empresarial português Jerónimo Martins SGPS, S.A.. Após os primeiros contactos e envio do currículo e carta de motivação, a produtora achou que as minhas qualidades profissionais e o facto de o meu idioma ser Português, poderiam ser uma mais valia para a empresa. Após a devida análise, foi-me então dada a confirmação de que estavam reunidas as condições necessárias para em breve vir a ser um novo elemento da OTO Film. Este documento surge agora com o objectivo de relatar a minha experiência profissional e também pessoal destes 6 meses além fronteiras. Os diversos desafios que me foram propostos serão aqui descritos detalhadamente, tal como todas as actividades que fui desenvolvendo na OTO Film. Sempre que possível, farei referência aos conteúdos que aprendi durante o meu primeiro ano de mestrado e explicarei de que forma é que os mesmos se revelaram um suporte importante para concluir este estágio com sucesso.The desire to get to know new cultures was coupled with the need to find new opportunities outside the country. It is from a very young age that I have an interest and desire to know and explore new horizons at an international level. When I started doing my first research to find the ideal production company for me, I always had as a priority to seek an internship in a country that had a relatively low cost of living, but at the same time offered me the professional guarantees that I needed. From the beginning, I committed myself to find an internship in a production company of excellence that was involved in very important projects, mainly in the field of advertising. For me, it would only make sense to do an internship if I could be in a top company. I really wanted to be able to collaborate with big brands and with experienced professionals who could help me to learn even more and in a direct or indirect way be possible references to my professional future. To make this happen, I knew that I had to search and find the ideal production company and then figure out how, as a trainee, I could add some kind of value to that company. Poland was then my first choice. Knowing the reality of this country, I knew that I could find the perfect conditions there to develop my professional skills and also to grow personally. In addition to being a country in a great economic expansion, Poland is also a very attractive destination for large producers because of their low market costs when compared to the rest of Europe, but this doesn’t necessarily mean that the quality of these project is neglected - quite the opposite. At the end of World War II, the film production in Poland was able to rise again. Idealized by the renowned actor Leon Schiller, the creation of the National Superior School of Cinema, Theater and Television of Lódz, gave a new artistic breath to the country, having a decisive impact in what would be the progress and innovation of the cinematographic productions in Poland. Taking Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski or Roman Polanski as a reference, the school is even considered by The Hollywood Reporter, one of the Best International Film Schools confirming once again the status of "true artistic strength" that had previously been attributed to it. From this school, there are now many professionals who create and populate the best Polish production companies, bringing a superior quality to their structures and projects. It’s also important to mention the fact that Poland is a geographically wellpositioned country, which in some ways proves to be a key point for the many international collaborations achieved by polish producers. This was one of the parameters I considered when I made my research about possible production companies to do my internship. I knew that Polish language would certainly be one of my weaknesses, so I had to ensure that the company would have projects where English and Portuguese languages were really necessary. This is how the producer OTO Film comes about. In addition to having a status of being one of the best production companies operating in Poland, OTO Film has an incredible portfolio with many international productions. One of the most important client it’s the largest supermarket chain that belongs to a Portuguese business group named Jerónimo Martins SGPS, SA.. After I have made the first contacts and have sent my curriculum, the company looked to my professional skills with interest. The fact that my native language is Portuguese it was also a plus in the final decision. Just some days after that, I have received the final confirmation that soon I would be a new member in OTO Film Crew. This document aims to report my professional and personal experience of these 6 months across borders. The various challenges and activities that have been proposed to me will be described in detail in this document. Whenever possible I will refer some contents that I have learned during my first year of master’s degree in cinema an explain how these contents proved to be an important support for complete successfully this internship.Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespouBibliorumSeabra, João Filipe Loureiro Ferreira2020-02-26T16:56:04Z2018-03-202018-02-122018-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9577TID:202354300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:45.859004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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