Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Daniela Filipa de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96525
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_5e6dea1655c0aa3fc0f6aed1cfa13341
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais precisoLearning Disabilities: Help me when I fail the most, because that's when I need the mostIntervenção PsicopedagógicaMétodos e Técnicas de EstudoDislexiaDificuldades de AprendizagemContexto EscolarPsychopedagogical InterventionStudy Methods and Study TechniquesDyslexiaLearning DifficultiesSchool ContextCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThis report describes the work developed in the curricular internship of the Master in Educational Sciences, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, at the Rainha Santa Isabel Colégio, located in the city of Coimbra. Combining the functions of the professional in Educational Sciences with the needs of the host institution, this work, included in the area of Psychopedagogy, was centered on learning difficulties, namely on Dyslexia, on Study Methods and Study Techniques, and on attention, concentration and memory problems. The sessions were held at the Psychology and Orientation Service (SPO) of the institution, and consisted in assessing students’ difficulties, and in planning and implementing interventions adjusted to the needs of each student. The Study Methods and Techniques Program was implemented, in a study room, on a total of 19 students from the 5th grade. This program covered topics such as time management, place of study, attention, concentration and memory and study techniques, such as underlining, summaries, diagrams and notes, over fifteen sessions, through the exposure to information and group activity and reflection. This report aims to provide knowledge about the process of reeducating reading and writing, improving concentration, attention and memory skills, learning study methods and study techniques. It also intend to give a better understanding of the role of the professional of Science Education in an academic context.O presente relatório relata todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Colégio da Rainha Santa Isabel, nesta mesma cidade. Combinado as funções do profissional em Ciências da Educação com as necessidades da instituição que nos acolheu, este trabalho inserido na área de Psicopedagogia, centrou-se nas dificuldades de aprendizagem, particularmente na Dislexia, nos Métodos e Técnicas de Estudo, nos problemas de atenção, concentração e memória. Ao longo do estágio, foram feitas várias sessões de acompanhamento dos alunos, no Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da instituição, avaliando as dificuldades dos mesmos, planificando e implementando intervenções adequadas às necessidades de cada um. Já na sala de estudo, implementou-se o Programa de Métodos e Técnicas de Estudo, com dezanove alunos do 5.ºano de escolaridade. Este programa abordou temas como a gestão do tempo, o local de estudo, a atenção, a concentração e a memória e as técnicas de estudo, como sublinhados, resumos, esquemas e apontamentos, ao longo de quinze sessões, através da exposição de informação e da realização de atividades e reflexão em grupo. Neste relatório descrevem-se as atividades desenvolvidas no âmbito da reeducação da leitura e da escrita, da melhoria das capacidades de concentração, atenção e memória e da aprendizagem dos Métodos e Técnicas de Estudo. A realização destas atividades ajudou a clarificar o papel que um Técnico Superior de Educação pode ter, tanto no contexto escolar, como social, aspeto esse que focaremos na parte final do presente relatório.2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96525http://hdl.handle.net/10316/96525TID:202793559porPaulino, Daniela Filipa de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-19T10:55:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:45.944269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
Learning Disabilities: Help me when I fail the most, because that's when I need the most
title Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
spellingShingle Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
Paulino, Daniela Filipa de Jesus
Intervenção Psicopedagógica
Métodos e Técnicas de Estudo
Dislexia
Dificuldades de Aprendizagem
Contexto Escolar
Psychopedagogical Intervention
Study Methods and Study Techniques
Dyslexia
Learning Difficulties
School Context
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
title_full Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
title_fullStr Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
title_full_unstemmed Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
title_sort Dificuldades de Aprendizagem: Ajuda-me quando menos acerto, porque é quando mais preciso
author Paulino, Daniela Filipa de Jesus
author_facet Paulino, Daniela Filipa de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Daniela Filipa de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Psicopedagógica
Métodos e Técnicas de Estudo
Dislexia
Dificuldades de Aprendizagem
Contexto Escolar
Psychopedagogical Intervention
Study Methods and Study Techniques
Dyslexia
Learning Difficulties
School Context
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Intervenção Psicopedagógica
Métodos e Técnicas de Estudo
Dislexia
Dificuldades de Aprendizagem
Contexto Escolar
Psychopedagogical Intervention
Study Methods and Study Techniques
Dyslexia
Learning Difficulties
School Context
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96525
http://hdl.handle.net/10316/96525
TID:202793559
url http://hdl.handle.net/10316/96525
identifier_str_mv TID:202793559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045802594304