A influência do big data nas estratégias de marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Fátima Patrícia Matos Pais de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17663
Resumo: Big data, internet das coisas, tecnologia, análise preditiva, ferramentas digitais e social media são alguns dos conceitos que serão mencionados repetidamente ao longo da dissertação. Tal se deve ao facto de serem conceitos primordiais para a caraterização do tema. Na realidade, a indústria 4.0 veio mostrar que a tecnologia está continuamente a evoluir e cabe às empresas compreender a sua importância e o impacto que pode ter no seu negócio e, a partir daí, aproveitar da melhor forma as potencialidades trazidas pelo big data. Neste estudo procura-se explorar o conceito do big data e a influência dessa tecnologia em marketing digital. Para isso optou-se metodologicamente pela revisão sistemática da literatura por permitir recolher os documentos mais relevantes sobre a questão em estudo e assim fornecer uma perspetiva científica de valor. Como resultado surgiram vinte e dois documentos separados posteriormente em três clusters nomeadamente: os sistemas apresentados pelas empresas para a recolha e análise dos dados, as capacidades exigidas às organizações para lidarem com as mudanças tecnológicas e o impacto disso no comportamento do consumidor. Em conclusão, verifica-se que a transformação digital trouxe inevitavelmente mudanças nas empresas, obrigando-as a adaptarem-se e a desenvolverem soluções mais eficientes e automatizadas que as ajudem a destacar-se da concorrência num ambiente fortemente competitivo. Os estudos enfatizam a ideia de que estas devem priorizar as ferramentas analíticas para a tomada de decisão mais consciente e mais direcionada para as exigências do seu público.
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