Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazina, Aldina Maria Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43636
Resumo: Este relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana.
id RCAP_5e8f6a4cad9e4f722d5a24f12946b45c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»Pessoa humanaAutoconhecimentoSentimentosEmoçõesRelaçãoCompetênciasConhecimento pessoalPedagogia do cuidadoProximidadeRespeitoAutoestimaSistema preventivo de São João BoscoPedagogia do serviçoProjeto de vidaEMRCHuman personSelf-knowledgeFeelingsEmotionsCompetencesPersonal knowledgePedagogy of careProximityRespectSelf-esteemPreventive system of St John BoscoPedagogy of serviceLife projectReligious studiesDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana.This essay concludes the Supervised Teaching Practice (SSP) carried out at Marvila Primary School, as part of the Master's Degree in Religious Sciences. It highlights the teaching of Teaching Unit 1 - "The Human Person", of the Religious Studies syllabus for the 6th grade, as a contribution to knowledge of the Human Person, promoting and defending the value of the Human Person in all its dimensions. At the same time, it aims to develop a series of recreational and educational activities and practical projects, where ethical and moral values are present, contributing to living life with meaning, starting from self-knowledge and knowledge of oneself in an integral way. In developing these activities and projects, students are confronted with their emotions and feelings, they learn to express what they feel and to value and discover their skills and weaknesses, while accepting them with serenity and inner peace. Furthermore, it also aims to be a theological, educational and biblical contribution to the value of caring for the human person. It encourages students to seek within themselves and discover their potential by, putting it to good use in defense of their own lives and those of others. Thus, considering the subject of Religious Studies a place and opportunity for growth and the development of human competences, as well as the acceptance and recognition of each person for who they are. The Preventive System of St John Bosco as an educational method aimed at Care and attention to the individuality of each being, as well as valuing what each one is capable of being and doing. Amongst various conclusions, this study confirms the relevance and value of this Teaching Unit in the light of St John Bosco's Preventive System, in the sense of caring for every human being, as it promotes student involvement and encourages them to like themselves and value their skills, by showing them that we are all important in building the common good and human happiness.Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGrazina, Aldina Maria Fernandes2024-01-17T11:51:34Z2023-12-0620232023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43636TID:203434250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:29.534176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
title Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
spellingShingle Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
Grazina, Aldina Maria Fernandes
Pessoa humana
Autoconhecimento
Sentimentos
Emoções
Relação
Competências
Conhecimento pessoal
Pedagogia do cuidado
Proximidade
Respeito
Autoestima
Sistema preventivo de São João Bosco
Pedagogia do serviço
Projeto de vida
EMRC
Human person
Self-knowledge
Feelings
Emotions
Competences
Personal knowledge
Pedagogy of care
Proximity
Respect
Self-esteem
Preventive system of St John Bosco
Pedagogy of service
Life project
Religious studies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
title_full Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
title_fullStr Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
title_full_unstemmed Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
title_sort Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
author Grazina, Aldina Maria Fernandes
author_facet Grazina, Aldina Maria Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa
Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazina, Aldina Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa humana
Autoconhecimento
Sentimentos
Emoções
Relação
Competências
Conhecimento pessoal
Pedagogia do cuidado
Proximidade
Respeito
Autoestima
Sistema preventivo de São João Bosco
Pedagogia do serviço
Projeto de vida
EMRC
Human person
Self-knowledge
Feelings
Emotions
Competences
Personal knowledge
Pedagogy of care
Proximity
Respect
Self-esteem
Preventive system of St John Bosco
Pedagogy of service
Life project
Religious studies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Pessoa humana
Autoconhecimento
Sentimentos
Emoções
Relação
Competências
Conhecimento pessoal
Pedagogia do cuidado
Proximidade
Respeito
Autoestima
Sistema preventivo de São João Bosco
Pedagogia do serviço
Projeto de vida
EMRC
Human person
Self-knowledge
Feelings
Emotions
Competences
Personal knowledge
Pedagogy of care
Proximity
Respect
Self-esteem
Preventive system of St John Bosco
Pedagogy of service
Life project
Religious studies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Este relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2023
2023-12-06T00:00:00Z
2024-01-17T11:51:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43636
TID:203434250
url http://hdl.handle.net/10400.14/43636
identifier_str_mv TID:203434250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137053455155200