Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/43636 |
Resumo: | Este relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana. |
id |
RCAP_5e8f6a4cad9e4f722d5a24f12946b45c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»Pessoa humanaAutoconhecimentoSentimentosEmoçõesRelaçãoCompetênciasConhecimento pessoalPedagogia do cuidadoProximidadeRespeitoAutoestimaSistema preventivo de São João BoscoPedagogia do serviçoProjeto de vidaEMRCHuman personSelf-knowledgeFeelingsEmotionsCompetencesPersonal knowledgePedagogy of careProximityRespectSelf-esteemPreventive system of St John BoscoPedagogy of serviceLife projectReligious studiesDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana.This essay concludes the Supervised Teaching Practice (SSP) carried out at Marvila Primary School, as part of the Master's Degree in Religious Sciences. It highlights the teaching of Teaching Unit 1 - "The Human Person", of the Religious Studies syllabus for the 6th grade, as a contribution to knowledge of the Human Person, promoting and defending the value of the Human Person in all its dimensions. At the same time, it aims to develop a series of recreational and educational activities and practical projects, where ethical and moral values are present, contributing to living life with meaning, starting from self-knowledge and knowledge of oneself in an integral way. In developing these activities and projects, students are confronted with their emotions and feelings, they learn to express what they feel and to value and discover their skills and weaknesses, while accepting them with serenity and inner peace. Furthermore, it also aims to be a theological, educational and biblical contribution to the value of caring for the human person. It encourages students to seek within themselves and discover their potential by, putting it to good use in defense of their own lives and those of others. Thus, considering the subject of Religious Studies a place and opportunity for growth and the development of human competences, as well as the acceptance and recognition of each person for who they are. The Preventive System of St John Bosco as an educational method aimed at Care and attention to the individuality of each being, as well as valuing what each one is capable of being and doing. Amongst various conclusions, this study confirms the relevance and value of this Teaching Unit in the light of St John Bosco's Preventive System, in the sense of caring for every human being, as it promotes student involvement and encourages them to like themselves and value their skills, by showing them that we are all important in building the common good and human happiness.Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGrazina, Aldina Maria Fernandes2024-01-17T11:51:34Z2023-12-0620232023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43636TID:203434250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:29.534176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
title |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
spellingShingle |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» Grazina, Aldina Maria Fernandes Pessoa humana Autoconhecimento Sentimentos Emoções Relação Competências Conhecimento pessoal Pedagogia do cuidado Proximidade Respeito Autoestima Sistema preventivo de São João Bosco Pedagogia do serviço Projeto de vida EMRC Human person Self-knowledge Feelings Emotions Competences Personal knowledge Pedagogy of care Proximity Respect Self-esteem Preventive system of St John Bosco Pedagogy of service Life project Religious studies Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
title_full |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
title_fullStr |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
title_sort |
Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana» |
author |
Grazina, Aldina Maria Fernandes |
author_facet |
Grazina, Aldina Maria Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazina, Aldina Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa humana Autoconhecimento Sentimentos Emoções Relação Competências Conhecimento pessoal Pedagogia do cuidado Proximidade Respeito Autoestima Sistema preventivo de São João Bosco Pedagogia do serviço Projeto de vida EMRC Human person Self-knowledge Feelings Emotions Competences Personal knowledge Pedagogy of care Proximity Respect Self-esteem Preventive system of St John Bosco Pedagogy of service Life project Religious studies Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Pessoa humana Autoconhecimento Sentimentos Emoções Relação Competências Conhecimento pessoal Pedagogia do cuidado Proximidade Respeito Autoestima Sistema preventivo de São João Bosco Pedagogia do serviço Projeto de vida EMRC Human person Self-knowledge Feelings Emotions Competences Personal knowledge Pedagogy of care Proximity Respect Self-esteem Preventive system of St John Bosco Pedagogy of service Life project Religious studies Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Este relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 2023 2023-12-06T00:00:00Z 2024-01-17T11:51:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/43636 TID:203434250 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/43636 |
identifier_str_mv |
TID:203434250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137053455155200 |