Influência da personalidade e das vivências de praxe na adaptação ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Isabel Correia Dias da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15440
Resumo: Ao longo do tempo várias têm sido as investigações que se dedicam ao estudo da relação entre os diversos fatores de personalidade e a adaptação dos estudantes ao ensino superior (ES). Mais recentemente, têm surgidos estudos que indicam que a praxe desempenha um papel relevante na adaptação dos estudantes. No entanto, pelos desvios que a praxe pode tomar, esta relação poderá não ser necessariamente assim. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da personalidade e das vivências de praxe na adaptação ao ES. Como tal, foi aplicado um protocolo de instrumentos para avaliação das vivências de praxe, adaptação ao ES e personalidade, a 262 estudantes do 1º ano de vários 1ºs ciclos de estudos da Universidade de Aveiro. Os resultados apontam para a ocorrência de casos de violência psicológica e sexual no contexto das praxes académicas, bem como para diferenças entre estudantes praxados e estudantes não praxados nas várias vertentes da adaptação ao ES, nomeadamente, nas dimensões Interpessoal, Carreira e Institucional, sendo que os estudantes praxados reportam em geral melhores níveis de adaptação. Do mesmo modo, os diversos fatores de personalidade constituem-se como preditores diferentes para as várias vertentes da adaptação ao ES e a praxe é um preditor significativo da adaptação ao ES, para além da variância explicada pelos fatores de personalidade. Assim sendo, podemos concluir que efetivamente parecem ocorrer situações de violência na praxe, mas que, mesmo assim, a praxe desempenha um papel relevante na adaptação dos estudantes ao ES, para além dos fatores de personalidade. Tal permite avançar na compreensão das diversas variáveis que influenciam a adaptação dos estudantes do 1º ano e, com este conhecimento, poderá ser possível desenvolver futuras estratégias de intervenção que visem apoiar os estudantes no desenvolvimento de uma melhor adaptação a este novo ciclo de estudos.
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