As Bibliotecas de Ensino Superior e a Gestão de Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, J.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Boavida, C. P., Amante, M. J.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-49183
http://hdl.handle.net/10071/16707
Resumo: As Bibliotecas de Ensino Superior (BES) com sistemas CRIS e repositórios institucionais a seu cargo têm vindo a adaptar-se no sentido de responder às necessidades dos seus utilizadores. Passaram a incluir funções de gestão de ciência com benefícios para a comunidade científica e para a instituição. Com a proliferação de plataformas digitais dedicadas à disseminação e comunicação de ciência surgiu a necessidade de apoiar os docentes e investigadores na atualização da sua produção científica e proceder à validação de metadados, ajudando a manter a qualidade e veracidade da informação e contribuir para a simplificação e transparência dos processos de avaliação da instituição. Pretende-se, com este trabalho, descrever a atividade de uma Biblioteca de Ensino Superior com funções de gestão de ciência, enfatizando a interação CRIS-repositório institucional, o processo de validação de metadados e a atualização de perfil de investigador e respetivos currículos dos docentes e investigadores.
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