Integração do serviço de Biblioteca com o Sistema de Gestão da Qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/318
Resumo: A implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) nas organizações é, cada vez mais, um fator de diferenciação e, em princípio, de garantia de fornecimentos de serviços mais eficazes, eficientes e adequados aos objetivos da organização. As Instituições de Ensino Superior (IES), de há algum tempo a esta parte, vêm aderindo à implementação destes sistemas, procurando promover culturas de qualidade que as distingam entre os pares. O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) não é exceção e, desde o ano de 2009 que, com a publicação da primeira Política de Qualidade e respetivos documentos conexos, deu corpo à implementação do seu sistema de gestão da qualidade. Este foi, paulatinamente, estendendo-se a todos os serviços da organização e, por consequência, estendeu-se também às Bibliotecas do IPCB. O IPCB é constituído por seis escolas superiores com cinco bibliotecas em funcionamento. A integração do Serviço de Biblioteca no Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB, está suportada nos princípios da Norma ISO 9001-2008 e teve início no ano de 2010. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma estruturada e sistematizada, o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Bibliotecas do Instituto Politécnico de castelo Branco. Do ponto de vista das Bibliotecas do IPCB pretendia-se com a aplicação do SGQ melhorar o funcionamento do serviço de Biblioteca do ponto de vista da gestão dos utilizadores, dos documentos e da informação e, dessa forma, otimizar os procedimentos de trabalho em vigor, criar novos procedimentos onde se evidenciasse essa necessidade, adequar os modelos de trabalho existentes em cada biblioteca aproveitando o que de melhor se faz em cada uma para benefício de todas, procurando melhorar, de forma sistemática, o serviço prestado aos seus utilizadores. Assim a implementação do SGQ às Bibliotecas do IPCB foi delineada por fases, sendo que a cada fase corresponde um conjunto de operações. 1.ª Fase – A primeira fase dos trabalhos decorreu em três momentos consequentes: 1.º Momento – Sessão de informação e brainstorming, que reuniu elementos de todas as bibliotecas, para sensibilização sobre o processo de gestão da qualidade, definição das áreas de intervenção, escalonamento dos trabalhos em função das necessidades e verificação de metodologias, procedimentos e documentos de trabalho. 2.º Momento – Elaboração de novos instrumentos de trabalho, de acordo com as metodologias definidas e a estrutura documental aprovada pelo SGQ do IPCB (PT, IT, Mod. Reg). 3.º Momento – Integração de instrumentos antigos no novo sistema, com a consequente reformulação. A integração dos instrumentos de trabalho produzidos obedeceu a um esquema previamente definido pela organização, estruturado da seguinte forma: Elaboração/Revisão (Bibliotecas) – Validação da Estrutura e Codificação (Gabinete da Qualidade) – Aprovação (Dirigente) – Colocação dos Documentos no SGQ (Responsável do SGQ para as Bibliotecas) – Divulgação à Comunidade IPCB (Dirigente) – Aplicação (Bibliotecas) __/__ 2.ª Fase – A segunda fase dos trabalhos encontra-se em curso e concretiza-se em três momentos distintos e complementares. 1.º Momento – Integração no funcionamento das bibliotecas dos princípios subjacentes ao SGQ e dos instrumentos de trabalho entretanto criados, considerando a cadeia documental, previamente estabelecida. 2.º Momento - A avaliação do sistema por intermédio da avaliação da aplicação dos instrumentos de trabalho. 3.º Momento – Eliminação, substituição e/ou reformulação dos instrumentos de trabalho, considerando a experiência entretanto adquirida com a aplicação dos mesmos. 3.ª Fase – Avaliação da aplicação do SGQ às Bibliotecas. Esta fase é transversal a todo o SGQ e efetua-se num modelo de avaliação contínua do sistema. Considerando o que atrás foi dito, a implementação do SGQ nas Bibliotecas está completa, tendo sido incorporada no sistema de funcionamento das Bibliotecas de forma natural, sem turbulência. Tal significa apenas que o sistema já foi assimilado e integrado no funcionamento normal das Bibliotecas e que estas continuam, sempre que necessário, a elaborar novos instrumentos de trabalho e, de forma permanente, a avaliar os que estão em vigor em prol de um princípio fundamental que é o da melhoria contínua dos serviços. Como conclusões apresentam-se as seguintes: boa assimilação, pelos elementos das Bibliotecas, dos princípios subjacentes ao SGQ, o que contribuiu para a clarificação e melhoria dos métodos de trabalho; reconhecimento das vantagens decorrentes da partilha de experiência e conhecimento; diminuição das assimetrias no tratamento dos utilizadores evidenciada no desenvolvimento das tarefas; otimização dos procedimentos relativamente ao circuito documental; normalização dos modelos em uso; melhoria do circuito informacional da biblioteca.
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O IPCB é constituído por seis escolas superiores com cinco bibliotecas em funcionamento. A integração do Serviço de Biblioteca no Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB, está suportada nos princípios da Norma ISO 9001-2008 e teve início no ano de 2010. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma estruturada e sistematizada, o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Bibliotecas do Instituto Politécnico de castelo Branco. Do ponto de vista das Bibliotecas do IPCB pretendia-se com a aplicação do SGQ melhorar o funcionamento do serviço de Biblioteca do ponto de vista da gestão dos utilizadores, dos documentos e da informação e, dessa forma, otimizar os procedimentos de trabalho em vigor, criar novos procedimentos onde se evidenciasse essa necessidade, adequar os modelos de trabalho existentes em cada biblioteca aproveitando o que de melhor se faz em cada uma para benefício de todas, procurando melhorar, de forma sistemática, o serviço prestado aos seus utilizadores. Assim a implementação do SGQ às Bibliotecas do IPCB foi delineada por fases, sendo que a cada fase corresponde um conjunto de operações. 1.ª Fase – A primeira fase dos trabalhos decorreu em três momentos consequentes: 1.º Momento – Sessão de informação e brainstorming, que reuniu elementos de todas as bibliotecas, para sensibilização sobre o processo de gestão da qualidade, definição das áreas de intervenção, escalonamento dos trabalhos em função das necessidades e verificação de metodologias, procedimentos e documentos de trabalho. 2.º Momento – Elaboração de novos instrumentos de trabalho, de acordo com as metodologias definidas e a estrutura documental aprovada pelo SGQ do IPCB (PT, IT, Mod. Reg). 3.º Momento – Integração de instrumentos antigos no novo sistema, com a consequente reformulação. A integração dos instrumentos de trabalho produzidos obedeceu a um esquema previamente definido pela organização, estruturado da seguinte forma: Elaboração/Revisão (Bibliotecas) – Validação da Estrutura e Codificação (Gabinete da Qualidade) – Aprovação (Dirigente) – Colocação dos Documentos no SGQ (Responsável do SGQ para as Bibliotecas) – Divulgação à Comunidade IPCB (Dirigente) – Aplicação (Bibliotecas) __/__ 2.ª Fase – A segunda fase dos trabalhos encontra-se em curso e concretiza-se em três momentos distintos e complementares. 1.º Momento – Integração no funcionamento das bibliotecas dos princípios subjacentes ao SGQ e dos instrumentos de trabalho entretanto criados, considerando a cadeia documental, previamente estabelecida. 2.º Momento - A avaliação do sistema por intermédio da avaliação da aplicação dos instrumentos de trabalho. 3.º Momento – Eliminação, substituição e/ou reformulação dos instrumentos de trabalho, considerando a experiência entretanto adquirida com a aplicação dos mesmos. 3.ª Fase – Avaliação da aplicação do SGQ às Bibliotecas. Esta fase é transversal a todo o SGQ e efetua-se num modelo de avaliação contínua do sistema. Considerando o que atrás foi dito, a implementação do SGQ nas Bibliotecas está completa, tendo sido incorporada no sistema de funcionamento das Bibliotecas de forma natural, sem turbulência. Tal significa apenas que o sistema já foi assimilado e integrado no funcionamento normal das Bibliotecas e que estas continuam, sempre que necessário, a elaborar novos instrumentos de trabalho e, de forma permanente, a avaliar os que estão em vigor em prol de um princípio fundamental que é o da melhoria contínua dos serviços. Como conclusões apresentam-se as seguintes: boa assimilação, pelos elementos das Bibliotecas, dos princípios subjacentes ao SGQ, o que contribuiu para a clarificação e melhoria dos métodos de trabalho; reconhecimento das vantagens decorrentes da partilha de experiência e conhecimento; diminuição das assimetrias no tratamento dos utilizadores evidenciada no desenvolvimento das tarefas; otimização dos procedimentos relativamente ao circuito documental; normalização dos modelos em uso; melhoria do circuito informacional da biblioteca.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2012-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/318Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Socialreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/318https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/318/pdfRodrigues, Maria Eduardainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:35Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:46.479344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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