Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tânia Sofia Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7178
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Básica
id RCAP_5ebb985ed5d39162368023bf289952c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infânciaPedadogia em participaçãoCriançaEscolhaInteresseValorizaçãoPedagogy in participation; child; choice; interest; appreciationChildChoiceInterestAppreciationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação BásicaEste relatório sobre a Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do ISPA - Instituto Universitário de Ciência Psicológicas, Sociais e da Vida. Neste Relatório, o meu objetivo é conseguir aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia-em-Participação, nomeadamente sobre o papel da criança nesta pedagogia - como é dada voz à criança, se esta é respeitada nas suas ideias e decisões, e como o adulto gere a articulação das ideias das crianças com as aprendizagens e estratégias de ensino que propõe, a partir da sua intencionalidade pedagógica. Realizando o meu estágio numa instituição cuja pedagogia é a Pedagogia-em-Participação, inserida há já alguns anos no seu projeto educativo e pedagógico, pretendo também compreender porque e como foi introduzida na instituição; como decorreu o processo de mudança, qual o impacto que teve na equipa, nas crianças e nas suas famílias. No decorrer deste estágio e através da elaboração do Relatório, a partir da observação e das entrevistas realizadas, consegui perceber como a Pedagogia-em-Participação se centra nas crianças, tendo como foco os seus interesses e necessidades de aprendizagem. Esta Pedagogia permite que as crianças participem na planificação das atividades a realizar, bem como a possibilidade de se manifestarem sobre as mesmas. Consegui ainda compreender o modo como esta pedagogia foi escolhida pela instituição, como foi trabalhada pela equipa docente, como decorreu o processo de mudança e a relevância deste processo ter envolvido supervisão. Encontrei os benefícios desta pedagogia para uma melhor aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar das crianças e para a construção da minha futura ação como Educadora de Infância.This report about the Practise of Supervised Teaching was prepared as part of the Master’s in Pre-School Education, at the Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, and ISPA - Instituto Universitário de Ciência Psicológicas, Sociais e da Vida. My objective in this report is to gain deeper knowledge on the Pedagogy-in-Participation, namely about the role of the child in this pedagogy – how the child is given a voice, if this voice is respected in its ideas and decisions, and how the adult manages the articulation of children’s ideas with the teaching strategies pursued, starting with their pedagogical intentionality. Fulfilling my internship in a pedagogical institution whose pedagogy is Pedagogy-in-Participation, inserted for a few years now in its educational and pedagogical project, I intend as well to comprehend why and how it was introduced in this institution; how the transformation process occurred, what impact it had on the team, the children, and their families. Throughout this internship and through the preparation of the Report, from observation and interviews, I managed to understand how Pedagogy-in-Participation is centred on the children, focussing on their interests and learning needs. This Pedagogy allows children to participate in the planning of activities, as well as to express themselves regarding these activities. I was further able to understand how this pedagogy was chosen by the institution, how it was developed by the teaching team, how the change process occurred, and the relevance of supervision on this process. I found the benefits of this pedagogy for better learning, development, and well-being of the children, and for developing my future role as childhood educator.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPAMartins, Tânia Sofia Marques2019-09-20T15:31:34Z2019-07-092019-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7178TID:202275558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:49Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:00.166270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
title Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
spellingShingle Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
Martins, Tânia Sofia Marques
Pedadogia em participação
Criança
Escolha
Interesse
Valorização
Pedagogy in participation; child; choice; interest; appreciation
Child
Choice
Interest
Appreciation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
title_full Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
title_fullStr Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
title_full_unstemmed Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
title_sort Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância
author Martins, Tânia Sofia Marques
author_facet Martins, Tânia Sofia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tânia Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Pedadogia em participação
Criança
Escolha
Interesse
Valorização
Pedagogy in participation; child; choice; interest; appreciation
Child
Choice
Interest
Appreciation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pedadogia em participação
Criança
Escolha
Interesse
Valorização
Pedagogy in participation; child; choice; interest; appreciation
Child
Choice
Interest
Appreciation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Básica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T15:31:34Z
2019-07-09
2019-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7178
TID:202275558
url http://hdl.handle.net/10400.12/7178
identifier_str_mv TID:202275558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111219335168