O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25087 |
Resumo: | Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação. |
id |
RCAP_5ebcf76f4f9b4d40d6da7311edcb0a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemasCurrent Artistic Higher Education: perspectives and dilemmasEnsino superior de belas artesEnsino-aprendizagemIdentidade profissional docentePerspetivasDilemasHigher education of fine artsTeaching and learningProfessional teacher identityPerspectivesDilemmasPensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.Think of artistic higher education in fine arts today is to think about the circumstances of the ecological context of student training and also about the way teachers work, taking into account the evidence resulting from both the artistic environment and current society and from the assumptions enumerated by educational policy. Thus this article intends to reflect on the perspectives of teaching-learning in the artistic higher education of fine arts, through the perception of the teachers, prospecting the future. This work focuses on a mixed methodological approach whose objectives are: understand how teachers perceive themselves as professionals; what dilemmas they live in nowadays and how they prospect the formation in the artistic higher education of fine arts. The emerging conclusions of the study highlight the need for curricular reform in higher artistic education, aiming at the innovation of training processes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Sandra Mónica Figueiredo2018-06-25T14:48:04Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25087porOliveira, M. (2017). O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas. Revista Palíndromo, 9 (19) 67-86.2175-234610.5965/2175234609192017067info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:00.684586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas Current Artistic Higher Education: perspectives and dilemmas |
title |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
spellingShingle |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo Ensino superior de belas artes Ensino-aprendizagem Identidade profissional docente Perspetivas Dilemas Higher education of fine arts Teaching and learning Professional teacher identity Perspectives Dilemmas |
title_short |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
title_full |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
title_fullStr |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
title_full_unstemmed |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
title_sort |
O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas |
author |
Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo |
author_facet |
Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior de belas artes Ensino-aprendizagem Identidade profissional docente Perspetivas Dilemas Higher education of fine arts Teaching and learning Professional teacher identity Perspectives Dilemmas |
topic |
Ensino superior de belas artes Ensino-aprendizagem Identidade profissional docente Perspetivas Dilemas Higher education of fine arts Teaching and learning Professional teacher identity Perspectives Dilemmas |
description |
Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-06-25T14:48:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25087 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M. (2017). O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas. Revista Palíndromo, 9 (19) 67-86. 2175-2346 10.5965/2175234609192017067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131896681070592 |