O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25087
Resumo: Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.
id RCAP_5ebcf76f4f9b4d40d6da7311edcb0a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemasCurrent Artistic Higher Education: perspectives and dilemmasEnsino superior de belas artesEnsino-aprendizagemIdentidade profissional docentePerspetivasDilemasHigher education of fine artsTeaching and learningProfessional teacher identityPerspectivesDilemmasPensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.Think of artistic higher education in fine arts today is to think about the circumstances of the ecological context of student training and also about the way teachers work, taking into account the evidence resulting from both the artistic environment and current society and from the assumptions enumerated by educational policy. Thus this article intends to reflect on the perspectives of teaching-learning in the artistic higher education of fine arts, through the perception of the teachers, prospecting the future. This work focuses on a mixed methodological approach whose objectives are: understand how teachers perceive themselves as professionals; what dilemmas they live in nowadays and how they prospect the formation in the artistic higher education of fine arts. The emerging conclusions of the study highlight the need for curricular reform in higher artistic education, aiming at the innovation of training processes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Sandra Mónica Figueiredo2018-06-25T14:48:04Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25087porOliveira, M. (2017). O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas. Revista Palíndromo, 9 (19) 67-86.2175-234610.5965/2175234609192017067info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:00.684586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
Current Artistic Higher Education: perspectives and dilemmas
title O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
spellingShingle O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo
Ensino superior de belas artes
Ensino-aprendizagem
Identidade profissional docente
Perspetivas
Dilemas
Higher education of fine arts
Teaching and learning
Professional teacher identity
Perspectives
Dilemmas
title_short O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_full O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_fullStr O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_full_unstemmed O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_sort O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
author Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo
author_facet Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Mónica Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior de belas artes
Ensino-aprendizagem
Identidade profissional docente
Perspetivas
Dilemas
Higher education of fine arts
Teaching and learning
Professional teacher identity
Perspectives
Dilemmas
topic Ensino superior de belas artes
Ensino-aprendizagem
Identidade profissional docente
Perspetivas
Dilemas
Higher education of fine arts
Teaching and learning
Professional teacher identity
Perspectives
Dilemmas
description Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-06-25T14:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25087
url http://hdl.handle.net/10400.14/25087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2017). O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas. Revista Palíndromo, 9 (19) 67-86.
2175-2346
10.5965/2175234609192017067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131896681070592