As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caria, Laura Maria Bretes Menezes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49706
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de aprofundar e sistematizar o conhecimento acerca das contribuições da ilustração no processo de comunicação publicitária. Tendo em conta que a ilustração é uma prática do universo das belas-artes, é-lhe inerente uma parte de subjetividade. Apesar do seu aspeto técnico poder aliar-se ao universo artístico, ela nunca foi realmente aceite nos estabelecimentos artísticos, nem pela indústria do Design No entanto, esta técnica é bastante usada no universo da publicidade, em que as técnicas escolhidas, ainda assim, têm de ser objetivas o suficiente para transmitir uma mensagem de forma eficaz. O estudo aborda a publicidade como uma união entre a ciência e a arte, que se apresenta estruturada e racional e que atinge não só a vida económica como também social, cultural, religiosa e política. A metodologia utilizada será um encontro entre pesquisa bibliográfica e de campo, dado que o presente trabalho se trata de um relatório de estágio na agência de publicidade Corkbrand, em que a ilustração foi usada; o estudo tem objetivo exploratório, enquadrando-se na área Research for Design. A conclusão deste trabalho será um conjunto sistematizado de conhecimento, culminando numa lista de formas através das quais a ilustração contribui para o processo de comunicação publicitária e como o faz.
id RCAP_5ebff7f931bca1def0a1a5e5aef14f35
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência CorkbrandPublicidadeBrandingDesign de comunicaçãoProcesso de comunicaçãoIlustraçãoEsta pesquisa tem o intuito de aprofundar e sistematizar o conhecimento acerca das contribuições da ilustração no processo de comunicação publicitária. Tendo em conta que a ilustração é uma prática do universo das belas-artes, é-lhe inerente uma parte de subjetividade. Apesar do seu aspeto técnico poder aliar-se ao universo artístico, ela nunca foi realmente aceite nos estabelecimentos artísticos, nem pela indústria do Design No entanto, esta técnica é bastante usada no universo da publicidade, em que as técnicas escolhidas, ainda assim, têm de ser objetivas o suficiente para transmitir uma mensagem de forma eficaz. O estudo aborda a publicidade como uma união entre a ciência e a arte, que se apresenta estruturada e racional e que atinge não só a vida económica como também social, cultural, religiosa e política. A metodologia utilizada será um encontro entre pesquisa bibliográfica e de campo, dado que o presente trabalho se trata de um relatório de estágio na agência de publicidade Corkbrand, em que a ilustração foi usada; o estudo tem objetivo exploratório, enquadrando-se na área Research for Design. A conclusão deste trabalho será um conjunto sistematizado de conhecimento, culminando numa lista de formas através das quais a ilustração contribui para o processo de comunicação publicitária e como o faz.This research aims to deepen and systematize knowledge about the contributions of illustration in the advertising communication process. Bearing in mind that illustration is a practice in the world of fine arts, a certain amount of subjectivity is inherent to it. Despite its technical aspect being able to ally itself with the artistic universe, it was never really accepted in artistic establishments, nor by the Design industry. to be objective enough to convey a message effectively. The study then addresses advertising as a union between science and art, which is structured and rational and which affects not only economic life but also social, cultural, religious and political life. The methodology used will be a meeting between bibliographical and field research, given that the present work is an internship report in an advertising agency, in which the illustration was used; the study has an exploratory objective, falling within the Research for Design area. The conclusion of this work will be a systematized set of knowledge, culminating in a list of ways in which illustration contributes to the advertising communication process and how it is done.Cunha, AdelinoManeira, António CarvalhoRepositório ComumCaria, Laura Maria Bretes Menezes2024-02-07T17:10:01Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49706TID:203525477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T17:49:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:50.841776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
title As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
spellingShingle As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
Caria, Laura Maria Bretes Menezes
Publicidade
Branding
Design de comunicação
Processo de comunicação
Ilustração
title_short As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
title_full As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
title_fullStr As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
title_full_unstemmed As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
title_sort As contribuições da ilustração no processo de comunicação em publicidade - Relatório de estágio na agência Corkbrand
author Caria, Laura Maria Bretes Menezes
author_facet Caria, Laura Maria Bretes Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Adelino
Maneira, António Carvalho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Caria, Laura Maria Bretes Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Branding
Design de comunicação
Processo de comunicação
Ilustração
topic Publicidade
Branding
Design de comunicação
Processo de comunicação
Ilustração
description Esta pesquisa tem o intuito de aprofundar e sistematizar o conhecimento acerca das contribuições da ilustração no processo de comunicação publicitária. Tendo em conta que a ilustração é uma prática do universo das belas-artes, é-lhe inerente uma parte de subjetividade. Apesar do seu aspeto técnico poder aliar-se ao universo artístico, ela nunca foi realmente aceite nos estabelecimentos artísticos, nem pela indústria do Design No entanto, esta técnica é bastante usada no universo da publicidade, em que as técnicas escolhidas, ainda assim, têm de ser objetivas o suficiente para transmitir uma mensagem de forma eficaz. O estudo aborda a publicidade como uma união entre a ciência e a arte, que se apresenta estruturada e racional e que atinge não só a vida económica como também social, cultural, religiosa e política. A metodologia utilizada será um encontro entre pesquisa bibliográfica e de campo, dado que o presente trabalho se trata de um relatório de estágio na agência de publicidade Corkbrand, em que a ilustração foi usada; o estudo tem objetivo exploratório, enquadrando-se na área Research for Design. A conclusão deste trabalho será um conjunto sistematizado de conhecimento, culminando numa lista de formas através das quais a ilustração contribui para o processo de comunicação publicitária e como o faz.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
2024-02-07T17:10:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49706
TID:203525477
url http://hdl.handle.net/10400.26/49706
identifier_str_mv TID:203525477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137419851726848