Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/4995 |
Resumo: | O desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas. |
id |
RCAP_5ec06d0b5f3ad979e5ad971cca2e392d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internetAbordagem de educação a distânciaAmbientes de aprendizagemConcepções educacionaisModalidade de educação a distânciaNovos média sociaisApproach distance educationLearning environmentEducational conceptsForm of distance educationNew social mediaO desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas.The development of a learning environment for distance education requires careful planning based on clearly defined educational objectives, the trainer will not only be the organizer of the learning process, but above all, the mediator of the actions of learners, encouraging the ability to think, create and reflect critically. However, this process of paradigm shift does not necessarily happen with learner support material before or before a computer screen. It is urgent to promote innovative work, a result of interaction between teacher and learner and between learners themselves, for this building happen. It is therefore essential to consider the specifics of the courses of distance education, especially regarding the degree of teacher-learner. This article focuses on the generations of the mode of distance education and discusses their usual approaches (broadcast, virtualization of the traditional school and be together virtual). It is concluded that the approaches of distance education should be reconsidered, flexible and adapted to different educational purposes, seeking learning outcomes consistent with the educational activities undertaken.Repositório AbertoSilva, Tania TavaresValente, JoséDias, Paulo2016-03-11T12:17:56Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4995porSilva,Tania Tavares; Lamas, David; Dias, Paulo - Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet. "SCITIS, UNIP Interativa, Ensino a Distância" [Em linha]. ISSN 2359-2222. Vol. 1 (set. 2014), 12 p.2359-2222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:49.666717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
title |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
spellingShingle |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet Silva, Tania Tavares Abordagem de educação a distância Ambientes de aprendizagem Concepções educacionais Modalidade de educação a distância Novos média sociais Approach distance education Learning environment Educational concepts Form of distance education New social media |
title_short |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
title_full |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
title_fullStr |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
title_full_unstemmed |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
title_sort |
Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet |
author |
Silva, Tania Tavares |
author_facet |
Silva, Tania Tavares Valente, José Dias, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Valente, José Dias, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tania Tavares Valente, José Dias, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem de educação a distância Ambientes de aprendizagem Concepções educacionais Modalidade de educação a distância Novos média sociais Approach distance education Learning environment Educational concepts Form of distance education New social media |
topic |
Abordagem de educação a distância Ambientes de aprendizagem Concepções educacionais Modalidade de educação a distância Novos média sociais Approach distance education Learning environment Educational concepts Form of distance education New social media |
description |
O desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2014-09-01T00:00:00Z 2016-03-11T12:17:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/4995 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva,Tania Tavares; Lamas, David; Dias, Paulo - Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet. "SCITIS, UNIP Interativa, Ensino a Distância" [Em linha]. ISSN 2359-2222. Vol. 1 (set. 2014), 12 p. 2359-2222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135030627270656 |