Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tania Tavares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Valente, José, Dias, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4995
Resumo: O desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas.
id RCAP_5ec06d0b5f3ad979e5ad971cca2e392d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internetAbordagem de educação a distânciaAmbientes de aprendizagemConcepções educacionaisModalidade de educação a distânciaNovos média sociaisApproach distance educationLearning environmentEducational conceptsForm of distance educationNew social mediaO desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas.The development of a learning environment for distance education requires careful planning based on clearly defined educational objectives, the trainer will not only be the organizer of the learning process, but above all, the mediator of the actions of learners, encouraging the ability to think, create and reflect critically. However, this process of paradigm shift does not necessarily happen with learner support material before or before a computer screen. It is urgent to promote innovative work, a result of interaction between teacher and learner and between learners themselves, for this building happen. It is therefore essential to consider the specifics of the courses of distance education, especially regarding the degree of teacher-learner. This article focuses on the generations of the mode of distance education and discusses their usual approaches (broadcast, virtualization of the traditional school and be together virtual). It is concluded that the approaches of distance education should be reconsidered, flexible and adapted to different educational purposes, seeking learning outcomes consistent with the educational activities undertaken.Repositório AbertoSilva, Tania TavaresValente, JoséDias, Paulo2016-03-11T12:17:56Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4995porSilva,Tania Tavares; Lamas, David; Dias, Paulo - Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet. "SCITIS, UNIP Interativa, Ensino a Distância" [Em linha]. ISSN 2359-2222. Vol. 1 (set. 2014), 12 p.2359-2222info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:49.666717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
title Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
spellingShingle Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
Silva, Tania Tavares
Abordagem de educação a distância
Ambientes de aprendizagem
Concepções educacionais
Modalidade de educação a distância
Novos média sociais
Approach distance education
Learning environment
Educational concepts
Form of distance education
New social media
title_short Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
title_full Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
title_fullStr Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
title_full_unstemmed Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
title_sort Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet
author Silva, Tania Tavares
author_facet Silva, Tania Tavares
Valente, José
Dias, Paulo
author_role author
author2 Valente, José
Dias, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tania Tavares
Valente, José
Dias, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem de educação a distância
Ambientes de aprendizagem
Concepções educacionais
Modalidade de educação a distância
Novos média sociais
Approach distance education
Learning environment
Educational concepts
Form of distance education
New social media
topic Abordagem de educação a distância
Ambientes de aprendizagem
Concepções educacionais
Modalidade de educação a distância
Novos média sociais
Approach distance education
Learning environment
Educational concepts
Form of distance education
New social media
description O desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem de educação a distância pressupõe planejamento cuidadoso, baseado em objetivos pedagógicos claramente definidos, em que o formador será não apenas o organizador do processo de aprendizagem, mas, sobretudo, o mediador das ações dos aprendizes, favorecendo a capacidade de pensar, criar e refletir criticamente. Porém, esse processo de mudança de paradigma não acontece necessariamente com o aprendiz diante do material de apoio ou perante uma tela de computador. É premente promover um trabalho inovador, resultado da interação entre o aprendiz e o professor e entre os próprios aprendizes, para que essa construção aconteça. Assim, é fundamental considerar as especificidades dos cursos de educação a distância, principalmente quanto ao grau de interação professor-aprendiz. Este artigo contempla as gerações da modalidade de educação a distância e discute suas abordagens usuais (broadcast, virtualização da escola tradicional e estar junto virtual). Conclui-se que as abordagens de educação a distância devem ser repensadas, flexibilizadas e adaptadas aos diferentes propósitos educacionais, buscando resultados de aprendizagem condizentes com as atividades educacionais realizadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
2016-03-11T12:17:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4995
url http://hdl.handle.net/10400.2/4995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva,Tania Tavares; Lamas, David; Dias, Paulo - Diferentes abordagens da educação a distância mediada por computador e via internet. "SCITIS, UNIP Interativa, Ensino a Distância" [Em linha]. ISSN 2359-2222. Vol. 1 (set. 2014), 12 p.
2359-2222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135030627270656