Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Margarida Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32938
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_5ec50341b8bc8ef0dbf6709d5ceb819e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivoAdaptação académicaBem-estar subjetivoPersonalidadeApoio socialDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA adaptação ao Ensino Superior tem sido alvo de inúmeras investigações nos últimos anos. O facto de esta ser uma transição que acarreta enormes mudanças na vida do estudante, torna imprescindível o estudo deste processo e de todas as alterações que este pode trazer ao jovem. O bem-estar subjetivo também tem sido amplamente estudado e sabe-se que exerce uma influência significativa nas condutas académicas dos indivíduos. Na presente investigação, foi utilizada uma amostra de 133 estudantes, maioritariamente da Universidade de Coimbra. Os resultados demonstram que existem diferenças significativas entre o sexo feminino e masculino no que diz respeito aos fatores da personalidade: amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo e relativamente à adaptação ao Ensino Superior na dimensão adaptação ao estudo. Quanto às análises preditivas realizadas, estas revelaram que as dimensões do bem-estar subjetivo exercem poder preditivo significativo sobre a adaptação ao Ensino Superior. Finalmente, na análise das regressões múltiplas, foi possível concluir que as variáveis psicológicas são melhor preditoras do bem-estar subjetivo do que as variáveis sexo e idade.The college adaptation has been the subject of numerous investigations in recent years. The fact that this is a transition that entails enormous changes in student life, needs the study of this process and all the changes that this can bring to the young. The subjective well-being has also been widely studied and is known that it exert a significant influence on the academic behavior of individuals. In the present investigation, was used a sample of 133 students, mostly from the University of Coimbra. The results show that there are significant differences between women and men with regard to the personality factors: kindness, conscientiousness and neuroticism and adaptation to the study. As for predictive analyzes, they found that the dimensions of subjective well-being have a significant predictive power of college adaptation. Finally, the analysis of multiple regressions concluded that the psychological variables are better predictors of subjective well-being than the gender and age.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32938http://hdl.handle.net/10316/32938porPereira, Joana Margarida Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:52.811643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
title Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
spellingShingle Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
Pereira, Joana Margarida Dias
Adaptação académica
Bem-estar subjetivo
Personalidade
Apoio social
title_short Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
title_full Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
title_fullStr Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
title_full_unstemmed Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
title_sort Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo
author Pereira, Joana Margarida Dias
author_facet Pereira, Joana Margarida Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Margarida Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação académica
Bem-estar subjetivo
Personalidade
Apoio social
topic Adaptação académica
Bem-estar subjetivo
Personalidade
Apoio social
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32938
http://hdl.handle.net/10316/32938
url http://hdl.handle.net/10316/32938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769079193600