Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, José dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13821
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
id RCAP_42b2121bc35197921199f5065d52cfe5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório806.90:372.88372.88:806.90Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)A presente dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português da Universidade do Minho. O estudo faz a análise de estratégias relacionadas com a gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de Português nas escolas secundárias; reflecte sobre os procedimentos de gestão das interferências, empréstimos e desvios tendo em conta o desenvolvimento da competência comunicativa na língua de escolarização; a reconstituição de práticas dos professores de Português; por fim, o estudo pretende partilhar experiências pedagógicas na gestão da variação linguística na área do ensino do Português para promover mudanças de atitude nos professores de Língua Portuguesa. O presente estudo vem confirmar não só a frágil preparação psicopedagógica dos docentes de Português em relação a gestão das situações de interferências das línguas maternas, mas também fornecer alguns subsídios para melhorar as práticas de supervisão no ensino do Português. Para a concretização dos objectivos referenciados, privilegiámos a utilização de dois questionários escritos como instrumentos de recolha, confrontando respostas recolhidas de professores do curso de Português da Universidade Pedagógica e de professores de Português das escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique). A confrontação dos resultados num quadro em que nos permitiu perceber que o professor deve desenvolver a sua capacidade introspectiva para (re)descobrir-se, perceber as suas limitações de actuação, superar as barreiras, reconhecer as fragilidades, assumir os riscos, experimentar novos percursos. E a principal conclusão a que chegamos é que a gestão da variação linguística nas escolas secundárias é pouco consistente.This thesis was written within the framework of the Master Course on Pedagogic Supervision in the Teaching of Portuguese at the University of Minho. The study relates to the analysis of pedagogic strategic procedures in the context of linguistic variation in Portuguese classes in secondary schools. The author reflects about teachers’ management procedures to deal with different phenomena associated with linguistic variation, taking into account the development of the students’ communicative competence in the language of instruction, i. e. Portuguese, as main aim of Portuguese language teaching. The study focus on the procedures that need to be adopted by the teachers in what concerns pedagogic practices in relation to the management of mother tongue interference situations. It also provides some suggestions which would enable improvements in supervision practices in the teaching of Portuguese. In order to achieve the objectives of the study, two questionnaires were administered as research techniques for data collection. A comparison was made between the answers provided by teacher trainers of the Pedagogic University (Mozambique) who teach Portuguese, and teachers of Portuguese from Nampula City (Mozambique) secondary schools. The outcome of this comparison made visible that the current pedagogic strategies used by the teachers to deal with linguistic variation are nor consistent enough; the author comes to the conclusion that the teachers need to develop their own introspective ability for self-discovery, in order to understand their own performance limitations, to take on risks and to try new approaches.Castro, Rui Vieira deUniversidade do MinhoBaptista, José dos Santos20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:23.031808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
title Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
spellingShingle Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
Baptista, José dos Santos
806.90:372.88
372.88:806.90
title_short Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
title_full Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
title_fullStr Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
title_sort Estratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
author Baptista, José dos Santos
author_facet Baptista, José dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Rui Vieira de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, José dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv 806.90:372.88
372.88:806.90
topic 806.90:372.88
372.88:806.90
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13821
url http://hdl.handle.net/1822/13821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132286318280704