Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8611 |
Resumo: | Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003 |
id |
RCAP_5eda9cd13e300029cbdcde12450058e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundárioLíricaCamõesDidácticaLeituraTextoLeitorDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003A pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes. O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001). Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios pedagógicos que configuram os modos de ler os textos. O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial (Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos.Carvalho, João Carlos Firmino Andrade deSapientiaPires, Maria da Conceição Mateus2016-07-19T17:35:36Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:44.668625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
title |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
spellingShingle |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário Pires, Maria da Conceição Mateus Lírica Camões Didáctica Leitura Texto Leitor Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
title_full |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
title_fullStr |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
title_sort |
Modos de ler Camões lírico no ensino secundário |
author |
Pires, Maria da Conceição Mateus |
author_facet |
Pires, Maria da Conceição Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria da Conceição Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lírica Camões Didáctica Leitura Texto Leitor Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Lírica Camões Didáctica Leitura Texto Leitor Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003 |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2003-01-01T00:00:00Z 2016-07-19T17:35:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8611 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133232540680192 |