Modos de ler Camões lírico no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria da Conceição Mateus
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8611
Resumo: Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
id RCAP_5eda9cd13e300029cbdcde12450058e0
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modos de ler Camões lírico no ensino secundárioLíricaCamõesDidácticaLeituraTextoLeitorDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003A pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes. O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001). Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios pedagógicos que configuram os modos de ler os textos. O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial (Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos.Carvalho, João Carlos Firmino Andrade deSapientiaPires, Maria da Conceição Mateus2016-07-19T17:35:36Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:44.668625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
title Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
spellingShingle Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
Pires, Maria da Conceição Mateus
Lírica
Camões
Didáctica
Leitura
Texto
Leitor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
title_full Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
title_fullStr Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
title_full_unstemmed Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
title_sort Modos de ler Camões lírico no ensino secundário
author Pires, Maria da Conceição Mateus
author_facet Pires, Maria da Conceição Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria da Conceição Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Lírica
Camões
Didáctica
Leitura
Texto
Leitor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Lírica
Camões
Didáctica
Leitura
Texto
Leitor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2003-01-01T00:00:00Z
2016-07-19T17:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8611
url http://hdl.handle.net/10400.1/8611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133232540680192