O impacto da Covid-19 nos processos de transformação digital nos centros comerciais : o caso da Sonae Sierra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Maria Eduarda Anunciação
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40523
Resumo: A era digital impôs um novo planeamento estratégico nas organizações, congruente com as necessidades que a internet veio irrogar, assim como com uma visão otimista sobre as possibilidades que as novas tecnologias permitem (Porter, 2001). Como refere Michael E. Porter, a transformação digital não foi nem é fundamentalmente sobre tecnologia, mas sobre pensamento estratégico, exigindo à Liderança a capacidade de reinventar e adaptar determinado negócio de forma a ultrapassar os desafios. Com o avanço tecnológico, a Indústria do Retalho, materializada neste estudo na figura dos centros comerciais, encontrou uma nova forma de se relacionar com os seus clientes. Através das várias ferramentas e plataformas digitais, criou oportunidades para simplificar e acelerar processos, assim como para analisar detalhadamente as novas necessidades do consumidor, promovendo, simultaneamente, um serviço mais personalizado e atento, e a capacidade de tomar decisões perante vários cenários de forma fundamentada. No fundo, a transformação digital tornou a indústria do retalho mais responsiva e sensível à mudança que se verifica constante. De forma transversal e profunda, a COVID-19 representa um desafio para as Organizações. Os centros comerciais verificaram, numa fase inicial, uma nítida diminuição do fluxo de consumidores e, em consequência, de vendas, obrigando a uma transformação mais acentuada do seu modelo de negócios no digital. Esta investigação centrou-se no contexto específico dos centros comerciais da Sonae Sierra. Através da aplicação de entrevistas semiestruturadas foi possível perceber que a COVID-19 acelerou os processos de transformação digital no setor, forçando a adoção de medidas digitais e uma reestruturação do modelo de negócio. No futuro, os centros comerciais deverão aproveitar as possibilidades que a complementaridade entre o espaço físico e digital oferece. Não só a estratégia omnicanal deve ser privilegiada, como o novo modelo de negócio deve assentar nos novos hábitos de consumo emergentes. Os espaços físicos devem, agora, proporcionar uma experiência de visita única, com espaço para o lazer, entretenimento e trabalho remoto. Adicionalmente, deverão ser mantidas, num cenário póspandémico, todas as medidas que favoreçam a segurança dos consumidores.
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Através das várias ferramentas e plataformas digitais, criou oportunidades para simplificar e acelerar processos, assim como para analisar detalhadamente as novas necessidades do consumidor, promovendo, simultaneamente, um serviço mais personalizado e atento, e a capacidade de tomar decisões perante vários cenários de forma fundamentada. No fundo, a transformação digital tornou a indústria do retalho mais responsiva e sensível à mudança que se verifica constante. De forma transversal e profunda, a COVID-19 representa um desafio para as Organizações. Os centros comerciais verificaram, numa fase inicial, uma nítida diminuição do fluxo de consumidores e, em consequência, de vendas, obrigando a uma transformação mais acentuada do seu modelo de negócios no digital. Esta investigação centrou-se no contexto específico dos centros comerciais da Sonae Sierra. Através da aplicação de entrevistas semiestruturadas foi possível perceber que a COVID-19 acelerou os processos de transformação digital no setor, forçando a adoção de medidas digitais e uma reestruturação do modelo de negócio. No futuro, os centros comerciais deverão aproveitar as possibilidades que a complementaridade entre o espaço físico e digital oferece. Não só a estratégia omnicanal deve ser privilegiada, como o novo modelo de negócio deve assentar nos novos hábitos de consumo emergentes. Os espaços físicos devem, agora, proporcionar uma experiência de visita única, com espaço para o lazer, entretenimento e trabalho remoto. Adicionalmente, deverão ser mantidas, num cenário póspandémico, todas as medidas que favoreçam a segurança dos consumidores.The digital age has imposed a new strategic planning in organizations, congruent with the needs that the internet has brought, as well as with an optimistic vision about the possibilities that new technologies allow (Porter, 2001). As Michael E. Porter states, digital transformation was not and is not fundamentally about technology, but about strategic thinking, demanding from Leadership the ability to reinvent and adapt a given business to overcome the challenges. With technological advances, the Retail Industry, materialized in this study in the figure of shopping centers, has found a new way to relate with its customers. Through various digital tools and platforms, it has created opportunities to simplify and speed up processes, as well as to analyze in detail the new needs of the consumer, promoting, at the same time, a more personalized and attentive service, and the ability to make decisions based on several scenarios. In essence, digital transformation has made the Retail Industry more responsive and sensitive to constant change. In a transversal and profound way, COVID-19 represents a challenge to Organizations. Shopping Centers have seen, in an initial phase, a clear decrease in the flow of consumers and, consequently, in sales, forcing a more accentuated transformation of their business model in digital. This research therefore focused on the specific context of Sonae Sierra's Shopping Centers. Through the application of semi-structured interviews, it was possible to understand that COVID-19 accelerated the digital transformation processes in the setor, forcing the adoption of digital measures and a restructuring of the business model. In the future, Shopping Centers should take advantage of the possibilities that the complementarity between physical and digital space offers. Not only should the omni-channel strategy be privileged, but the new business model should be based on the new emerging consumer habits. Physical spaces should now provide a unique visiting experience, with room for leisure, entertainment, and remote working. Additionally, all measures that favor consumer safety should be maintained in a post-pandemic scenario.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRebelo, Maria Eduarda Anunciação2023-03-10T08:58:17Z2023-01-232022-092023-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40523TID:203227972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:15.000987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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