Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ricardo Miguel de Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34647
Resumo: Atualmente, a segurança rodoviária desempenha um papel preponderante ao nível dos objetivos estratégicos na União Europeia, sintetizado na “Visão 0”, que considera que a morte ou o ferimento grave não é aceitável ou sequer admitido. Apesar de todas as estratégias implementadas e das melhorias no ambiente rodoviário, nomeadamente na segurança dos veículos e nas infraestruturas, a sinistralidade rodoviária em Portugal mantém-se em valores comparativamente elevados. Assim, o policiamento rodoviário apresenta-se como um dos elementos essenciais ao reforço de comportamentos seguros. Nesta medida, é importante refletir, de que forma a fiscalização rodoviária pode contribuir para uma efetiva melhoria da segurança rodoviária e em que medida a sua ação é desenvolvida através da priorização de áreas de intervenção, afigurando-se pertinente tecer contributos que permitam relançar o paradigma atual do policiamento rodoviário. Esta investigação foi desenvolvida no Comando Metropolitano da Policia de Segurança Pública do Porto, recorrendo análise documental e estatística dos ilícitos criminais e das contraordenações detetadas no âmbito rodoviário, entre 2011 e 2013, na Cidade do Porto. Foi possível concluir que urge obter uma real mudança das linhas orientadoras da fiscalização rodoviária, na medida em que não se verificou uma efetiva priorização e hierarquização do policiamento rodoviário, especialmente nas localidades e relativamente a manobras rodoviárias mais gravosas. Por outro lado, denotou-se a necessidade de incrementar a diminuição temporal entre o cometimento da infração e a notificação do infrator. Pelo que se torna essencial implementar melhorias na estratégia de fiscalização, nomeadamente no controlo de velocidade, condução sob a influência de álcool e sistemas de retenção, através da implementação de um Protocolo de Policiamento Rodoviário que contribua para a padronização, eficiência e legitimidade da atividade Policial.
id RCAP_5eec629b2814ca26ff653b5b60e8f63d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviárioSegurança RodoviáriaSinistralidade RodoviáriaPoliciamento RodoviárioAtualmente, a segurança rodoviária desempenha um papel preponderante ao nível dos objetivos estratégicos na União Europeia, sintetizado na “Visão 0”, que considera que a morte ou o ferimento grave não é aceitável ou sequer admitido. Apesar de todas as estratégias implementadas e das melhorias no ambiente rodoviário, nomeadamente na segurança dos veículos e nas infraestruturas, a sinistralidade rodoviária em Portugal mantém-se em valores comparativamente elevados. Assim, o policiamento rodoviário apresenta-se como um dos elementos essenciais ao reforço de comportamentos seguros. Nesta medida, é importante refletir, de que forma a fiscalização rodoviária pode contribuir para uma efetiva melhoria da segurança rodoviária e em que medida a sua ação é desenvolvida através da priorização de áreas de intervenção, afigurando-se pertinente tecer contributos que permitam relançar o paradigma atual do policiamento rodoviário. Esta investigação foi desenvolvida no Comando Metropolitano da Policia de Segurança Pública do Porto, recorrendo análise documental e estatística dos ilícitos criminais e das contraordenações detetadas no âmbito rodoviário, entre 2011 e 2013, na Cidade do Porto. Foi possível concluir que urge obter uma real mudança das linhas orientadoras da fiscalização rodoviária, na medida em que não se verificou uma efetiva priorização e hierarquização do policiamento rodoviário, especialmente nas localidades e relativamente a manobras rodoviárias mais gravosas. Por outro lado, denotou-se a necessidade de incrementar a diminuição temporal entre o cometimento da infração e a notificação do infrator. Pelo que se torna essencial implementar melhorias na estratégia de fiscalização, nomeadamente no controlo de velocidade, condução sob a influência de álcool e sistemas de retenção, através da implementação de um Protocolo de Policiamento Rodoviário que contribua para a padronização, eficiência e legitimidade da atividade Policial.Road safety plays a preponderant role in the achievement of the strategic objectives of the European Union. Vision Zero, a multi-national road safety project in the European context, considers that death or serious injury due to factors related to the transportation system are not admissible. Despite the advances in the Portuguese road system, such as better infrastructures and safer vehicles, road accidents still present unacceptable values. Therefore, police surveillance is a necessary and essential element to enforce safe behaviour. Consequently, it is important to analyse whether the actual police enforcement is in concordance with the best practices, prioritizing areas of intervention according to their proneness to hamper road safety. The primary objective must be to increase legal compliance of citizens’ behaviour. This study was developed at Oporto Police Metropolitan Command and it is based in real-world data describing malpractices detected under road environments. The data sample was collected between the years of 2011 and 2013 in the city of Porto. The data confirm a lack of prioritization of the police enforcement, especially in small locations and when considering risky road manoeuvres. Moreover, it is necessary to reduce the time elapsed between the infringement event and the notification of the lawbreaker. As a conclusion, it is essential to enhance both the strategy and the methodologies adopted by the current police enforcement. Action protocols to control vehicle speed and alcohol levels, as well as retention systems should be implemented in order to increase standardization, efficiency and legitimacy of police activity.Gouveia, Pedro Manuel NetoRepositório ComumMatos, Ricardo Miguel de Castro2021-01-11T11:18:15Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:29:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:40.297050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
title Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
spellingShingle Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
Matos, Ricardo Miguel de Castro
Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Policiamento Rodoviário
title_short Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
title_full Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
title_fullStr Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
title_full_unstemmed Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
title_sort Segurança rodoviária: contributos para a cientificidade e legitimidade do policiamento rodoviário
author Matos, Ricardo Miguel de Castro
author_facet Matos, Ricardo Miguel de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Pedro Manuel Neto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ricardo Miguel de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Policiamento Rodoviário
topic Segurança Rodoviária
Sinistralidade Rodoviária
Policiamento Rodoviário
description Atualmente, a segurança rodoviária desempenha um papel preponderante ao nível dos objetivos estratégicos na União Europeia, sintetizado na “Visão 0”, que considera que a morte ou o ferimento grave não é aceitável ou sequer admitido. Apesar de todas as estratégias implementadas e das melhorias no ambiente rodoviário, nomeadamente na segurança dos veículos e nas infraestruturas, a sinistralidade rodoviária em Portugal mantém-se em valores comparativamente elevados. Assim, o policiamento rodoviário apresenta-se como um dos elementos essenciais ao reforço de comportamentos seguros. Nesta medida, é importante refletir, de que forma a fiscalização rodoviária pode contribuir para uma efetiva melhoria da segurança rodoviária e em que medida a sua ação é desenvolvida através da priorização de áreas de intervenção, afigurando-se pertinente tecer contributos que permitam relançar o paradigma atual do policiamento rodoviário. Esta investigação foi desenvolvida no Comando Metropolitano da Policia de Segurança Pública do Porto, recorrendo análise documental e estatística dos ilícitos criminais e das contraordenações detetadas no âmbito rodoviário, entre 2011 e 2013, na Cidade do Porto. Foi possível concluir que urge obter uma real mudança das linhas orientadoras da fiscalização rodoviária, na medida em que não se verificou uma efetiva priorização e hierarquização do policiamento rodoviário, especialmente nas localidades e relativamente a manobras rodoviárias mais gravosas. Por outro lado, denotou-se a necessidade de incrementar a diminuição temporal entre o cometimento da infração e a notificação do infrator. Pelo que se torna essencial implementar melhorias na estratégia de fiscalização, nomeadamente no controlo de velocidade, condução sob a influência de álcool e sistemas de retenção, através da implementação de um Protocolo de Policiamento Rodoviário que contribua para a padronização, eficiência e legitimidade da atividade Policial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2021-01-11T11:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34647
url http://hdl.handle.net/10400.26/34647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131559832322048