A AVALIAÇÃO HOJE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.16163 |
Resumo: | Ao tomar em consideração o atual cenário da formação inicial do futuro docente brasileiro da educação básica, o estudo apresentado integra as discussões envolvendo três projetos de pesquisas com temáticas que destacam a avaliação educacional, a formação e as práticas dos docentes na Educação Básica. Ao ter como objetivo central analisar quais são, ou deveriam ser, os principais suportes para que haja uma atualização dos processos avaliativos tendo como foco a formação inicial do docente para a educação básica, o que aqui se apresenta é uma análise comparativa de materiais didáticos utilizados na disciplina de avaliação educacional do curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de educação superior, localizada em Curitiba, Brasil, aplicados nas atividades entre os anos 2014 e 2018. Assim, por meio da questão chave: o que um professor tem que saber para avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos na educação básica, foi possível verificar, entre as perspectivas que foram alteradas na disciplina neste período, que os futuros docentes devem saber que a avaliação dos seus alunos não ocorre apenas presencialmente em sala de aula, que a aprendizagem dos seus alunos pode ser um processo democrático, o que é inclusão e cidadania e a reconhecer os recursos mais adequados para prática na educação básica. Já, entre as perspectivas que continuam iguais, saber que a avaliação é um processo contínuo, que o professor é um mediador do processo de avaliação e que os alunos podem reconhecer seu processo avaliativo. |
id |
RCAP_5eefe289c9cab3509d186723b5b85779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16163 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A AVALIAÇÃO HOJEArtigosAo tomar em consideração o atual cenário da formação inicial do futuro docente brasileiro da educação básica, o estudo apresentado integra as discussões envolvendo três projetos de pesquisas com temáticas que destacam a avaliação educacional, a formação e as práticas dos docentes na Educação Básica. Ao ter como objetivo central analisar quais são, ou deveriam ser, os principais suportes para que haja uma atualização dos processos avaliativos tendo como foco a formação inicial do docente para a educação básica, o que aqui se apresenta é uma análise comparativa de materiais didáticos utilizados na disciplina de avaliação educacional do curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de educação superior, localizada em Curitiba, Brasil, aplicados nas atividades entre os anos 2014 e 2018. Assim, por meio da questão chave: o que um professor tem que saber para avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos na educação básica, foi possível verificar, entre as perspectivas que foram alteradas na disciplina neste período, que os futuros docentes devem saber que a avaliação dos seus alunos não ocorre apenas presencialmente em sala de aula, que a aprendizagem dos seus alunos pode ser um processo democrático, o que é inclusão e cidadania e a reconhecer os recursos mais adequados para prática na educação básica. Já, entre as perspectivas que continuam iguais, saber que a avaliação é um processo contínuo, que o professor é um mediador do processo de avaliação e que os alunos podem reconhecer seu processo avaliativo.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.16163por1646-2335Both, Ivo JoséWunsch, Luana PriscilaAlmeida, Siderly do Carmo Dahle deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.501859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO HOJE |
title |
A AVALIAÇÃO HOJE |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO HOJE Both, Ivo José Artigos |
title_short |
A AVALIAÇÃO HOJE |
title_full |
A AVALIAÇÃO HOJE |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO HOJE |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO HOJE |
title_sort |
A AVALIAÇÃO HOJE |
author |
Both, Ivo José |
author_facet |
Both, Ivo José Wunsch, Luana Priscila Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
author_role |
author |
author2 |
Wunsch, Luana Priscila Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Ivo José Wunsch, Luana Priscila Almeida, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Ao tomar em consideração o atual cenário da formação inicial do futuro docente brasileiro da educação básica, o estudo apresentado integra as discussões envolvendo três projetos de pesquisas com temáticas que destacam a avaliação educacional, a formação e as práticas dos docentes na Educação Básica. Ao ter como objetivo central analisar quais são, ou deveriam ser, os principais suportes para que haja uma atualização dos processos avaliativos tendo como foco a formação inicial do docente para a educação básica, o que aqui se apresenta é uma análise comparativa de materiais didáticos utilizados na disciplina de avaliação educacional do curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de educação superior, localizada em Curitiba, Brasil, aplicados nas atividades entre os anos 2014 e 2018. Assim, por meio da questão chave: o que um professor tem que saber para avaliar o processo de aprendizagem de seus alunos na educação básica, foi possível verificar, entre as perspectivas que foram alteradas na disciplina neste período, que os futuros docentes devem saber que a avaliação dos seus alunos não ocorre apenas presencialmente em sala de aula, que a aprendizagem dos seus alunos pode ser um processo democrático, o que é inclusão e cidadania e a reconhecer os recursos mais adequados para prática na educação básica. Já, entre as perspectivas que continuam iguais, saber que a avaliação é um processo contínuo, que o professor é um mediador do processo de avaliação e que os alunos podem reconhecer seu processo avaliativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.16163 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.16163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950732349440 |