Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fátima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22801
Resumo: Neste artigo elabora-se sobre a conceptualização que a investigação tem apresentado sobre o desenvolvimento do professor. Após um breve apreciação sobre a evolução do conceito, ao longo dos tempos, salientam-se as suas perspectivas actuais. Evidenciam-se e discutem-se as três tendências (tropismos) recentes na conceptualização do desenvolvimento do professor que são indiciadoras de visão mais holística e complexa do conceito: uma deslocação do foco do estudo do objecto do desenvolvimento para o sujeito do desenvolvimento; a consideração não só do desenvolvimento do sujeito epistémico mas também ontológico; a assunção não só do desenvolvimento do sujeito individual mas também do sujeito social, passando o contexto (espacial e temporal) a ser entendido como parte integrante do desenvolvimento do professor.
id RCAP_e8ba207f42d4e0ff962d398560b893a2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?ArtigosNeste artigo elabora-se sobre a conceptualização que a investigação tem apresentado sobre o desenvolvimento do professor. Após um breve apreciação sobre a evolução do conceito, ao longo dos tempos, salientam-se as suas perspectivas actuais. Evidenciam-se e discutem-se as três tendências (tropismos) recentes na conceptualização do desenvolvimento do professor que são indiciadoras de visão mais holística e complexa do conceito: uma deslocação do foco do estudo do objecto do desenvolvimento para o sujeito do desenvolvimento; a consideração não só do desenvolvimento do sujeito epistémico mas também ontológico; a assunção não só do desenvolvimento do sujeito individual mas também do sujeito social, passando o contexto (espacial e temporal) a ser entendido como parte integrante do desenvolvimento do professor.This paper proposes a conceptualization of how the professional development of teachers has been addressed by research studies. It begins with a general overview of the evolution of the concept and then presents its current perspectives. It stresses and discusses three recent tendencies (tropisms) in the conceptualization of the professional development of teachers that indicate a more holistic and complex perspective of the concept: the move of the focus of study from the object of development towards the subject of development; the consideration not only of the epistemic subject but also of the ontological subject; the assumption not only of individual subject but also of the social subject, with the context (spatial and temporal) been regarded as an integral part of the development of the teacher.APM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22801por2183-28380872-3915Guimarães, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.022326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
title Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
spellingShingle Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
Guimarães, Fátima
Artigos
title_short Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
title_full Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
title_fullStr Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
title_full_unstemmed Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
title_sort Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?
author Guimarães, Fátima
author_facet Guimarães, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo elabora-se sobre a conceptualização que a investigação tem apresentado sobre o desenvolvimento do professor. Após um breve apreciação sobre a evolução do conceito, ao longo dos tempos, salientam-se as suas perspectivas actuais. Evidenciam-se e discutem-se as três tendências (tropismos) recentes na conceptualização do desenvolvimento do professor que são indiciadoras de visão mais holística e complexa do conceito: uma deslocação do foco do estudo do objecto do desenvolvimento para o sujeito do desenvolvimento; a consideração não só do desenvolvimento do sujeito epistémico mas também ontológico; a assunção não só do desenvolvimento do sujeito individual mas também do sujeito social, passando o contexto (espacial e temporal) a ser entendido como parte integrante do desenvolvimento do professor.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22801
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478027997184