A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revez, Jorge
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041
Resumo: Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.  
id RCAP_5ef4251be8663d0c4e1bd336c99e5deb
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma propostaEnsaios, estudos e projetosPerante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.  BAD2014-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041por1645-28950007-9421Revez, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:10:57Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:32.177817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
title A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
spellingShingle A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
Revez, Jorge
Ensaios, estudos e projetos
title_short A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
title_full A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
title_fullStr A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
title_full_unstemmed A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
title_sort A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: um desafio e uma proposta
author Revez, Jorge
author_facet Revez, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Revez, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios, estudos e projetos
topic Ensaios, estudos e projetos
description Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130369599995904