A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revez, Jorge, 1980-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11598
Resumo: Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.
id RCAP_748a1f31e4c69f7dd65eb5376ab91cf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma propostaBibliotecas académicasInvestigação científicaFormação de docentesFormação de investigadoresLiteracia da informaçãoAcademic librariesScientific researchFaculty trainingResearchers’ trainingInformation literacyPerante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.Given the growing economic and social importance of scientific research produced within higher education institutions, this paper discuss the relationship between academic libraries and faculty and researchers, focusing on support and training mechanisms offered to these users’ profiles. The national and international good practices analyzed (through a direct non-participant observation) reveal a trend to strengthen the research support. It is proposed the development of researchers’ training and presented a project implemented in a Portuguese university library.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e DocumentalistasRepositório da Universidade de LisboaRevez, Jorge, 1980-2014-08-01T14:03:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11598porREVEZ, Jorge - A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1 (2014) 155-171.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:57:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:15.232022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
title A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
spellingShingle A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
Revez, Jorge, 1980-
Bibliotecas académicas
Investigação científica
Formação de docentes
Formação de investigadores
Literacia da informação
Academic libraries
Scientific research
Faculty training
Researchers’ training
Information literacy
title_short A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
title_full A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
title_fullStr A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
title_full_unstemmed A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
title_sort A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
author Revez, Jorge, 1980-
author_facet Revez, Jorge, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Revez, Jorge, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas académicas
Investigação científica
Formação de docentes
Formação de investigadores
Literacia da informação
Academic libraries
Scientific research
Faculty training
Researchers’ training
Information literacy
topic Bibliotecas académicas
Investigação científica
Formação de docentes
Formação de investigadores
Literacia da informação
Academic libraries
Scientific research
Faculty training
Researchers’ training
Information literacy
description Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01T14:03:54Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11598
url http://hdl.handle.net/10451/11598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REVEZ, Jorge - A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1 (2014) 155-171.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134249604874240