A indústria fonográfica e o mercado da música gravada – histórias de um longo desentendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Paula
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32004
https://doi.org/10.4000/rccs.356
Resumo: Com base numa pesquisa sobre a indústria fonográfica portuguesa, o artigo aborda a situação de crise que esta indústria actualmente atravessa com o objectivo de mostrar como a história do campo fonográfico foi, desde o início, marcada por dúvidas e incertezas várias, decorrentes de disputas sobre múltiplos objectos, e de como essas dúvidas sempre conduziram à reinvenção das convenções que têm plasmado a actividade deste campo organizacional e mercantil. A partir de uma perspectiva analítica que mobiliza contributos das correntes teóricas da sociologia económica de inspiração institucionalista (Powell e DiMaggio, 1991; Fligstein, 1996 e 2001) e da economia das convenções (Boltanski e Thévenot, 1991 e 1999; Thévenot, 2002), propõe-se uma discussão acerca dos dilemas vividos por esta indústria, explorando a hipótese de os mesmos decorrerem da diversidade de ordens de grandeza mobilizadas na coordenação das actividades do campo fonográfico.
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