Arte na educação: práticas e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2678
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_5f0238f067c55779cdce6812678942c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte na educação: práticas e reflexõesartearte na educaçãoexpressões artísticas e físico-motorasaprendizagempapel do(a) educador(a) e professor(a)linguagens Artísticasartart in educationartistic and physical-motor expressionslearningrole of the educator and teacherartistic languagesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.This research report was carried out within the scope of the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School in the Instituto Politécnico de Santarém. This study is divided in two chapters, the first chapter contemplates the analysis, and the reflection on the learning of the pedagogical practices developed in the scope of the practices of the Supervised Teaching Practice. The second chapter covers the investigative component, and the instruments used: observation, daily records, informal conversations, questionnaires and interviews. Two studies were presented: the first of a quantitative nature, carried out through a questionnaire, submitted to 10 childhood educators and 10 teachers of the 1st Cycle of Basic Education of a grouping of schools in the city of Santarém; The second, exploratory, of a qualitative nature, carried out through interviews with a Childhood Educator, a Teacher of the 1st Cycle of Basic Education and an educational psychologist and storyteller for children. The aim of these two studies is to assess the importance given to artistic expressions in the educational practice in the context of Pre-School and teaching of the 1st CEB.Barroca, CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes2019-08-21T15:02:30Z2019-07-032019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2678TID:202272745por202272745info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:55Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.646306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte na educação: práticas e reflexões
title Arte na educação: práticas e reflexões
spellingShingle Arte na educação: práticas e reflexões
Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
arte
arte na educação
expressões artísticas e físico-motoras
aprendizagem
papel do(a) educador(a) e professor(a)
linguagens Artísticas
art
art in education
artistic and physical-motor expressions
learning
role of the educator and teacher
artistic languages
title_short Arte na educação: práticas e reflexões
title_full Arte na educação: práticas e reflexões
title_fullStr Arte na educação: práticas e reflexões
title_full_unstemmed Arte na educação: práticas e reflexões
title_sort Arte na educação: práticas e reflexões
author Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
author_facet Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroca, Célia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv arte
arte na educação
expressões artísticas e físico-motoras
aprendizagem
papel do(a) educador(a) e professor(a)
linguagens Artísticas
art
art in education
artistic and physical-motor expressions
learning
role of the educator and teacher
artistic languages
topic arte
arte na educação
expressões artísticas e físico-motoras
aprendizagem
papel do(a) educador(a) e professor(a)
linguagens Artísticas
art
art in education
artistic and physical-motor expressions
learning
role of the educator and teacher
artistic languages
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T15:02:30Z
2019-07-03
2019-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2678
TID:202272745
url http://hdl.handle.net/10400.15/2678
identifier_str_mv TID:202272745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202272745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036113805312