Arte na educação: práticas e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2678 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_5f0238f067c55779cdce6812678942c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arte na educação: práticas e reflexõesartearte na educaçãoexpressões artísticas e físico-motorasaprendizagempapel do(a) educador(a) e professor(a)linguagens Artísticasartart in educationartistic and physical-motor expressionslearningrole of the educator and teacherartistic languagesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.This research report was carried out within the scope of the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School in the Instituto Politécnico de Santarém. This study is divided in two chapters, the first chapter contemplates the analysis, and the reflection on the learning of the pedagogical practices developed in the scope of the practices of the Supervised Teaching Practice. The second chapter covers the investigative component, and the instruments used: observation, daily records, informal conversations, questionnaires and interviews. Two studies were presented: the first of a quantitative nature, carried out through a questionnaire, submitted to 10 childhood educators and 10 teachers of the 1st Cycle of Basic Education of a grouping of schools in the city of Santarém; The second, exploratory, of a qualitative nature, carried out through interviews with a Childhood Educator, a Teacher of the 1st Cycle of Basic Education and an educational psychologist and storyteller for children. The aim of these two studies is to assess the importance given to artistic expressions in the educational practice in the context of Pre-School and teaching of the 1st CEB.Barroca, CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes2019-08-21T15:02:30Z2019-07-032019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2678TID:202272745por202272745info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:55Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.646306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte na educação: práticas e reflexões |
title |
Arte na educação: práticas e reflexões |
spellingShingle |
Arte na educação: práticas e reflexões Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes arte arte na educação expressões artísticas e físico-motoras aprendizagem papel do(a) educador(a) e professor(a) linguagens Artísticas art art in education artistic and physical-motor expressions learning role of the educator and teacher artistic languages |
title_short |
Arte na educação: práticas e reflexões |
title_full |
Arte na educação: práticas e reflexões |
title_fullStr |
Arte na educação: práticas e reflexões |
title_full_unstemmed |
Arte na educação: práticas e reflexões |
title_sort |
Arte na educação: práticas e reflexões |
author |
Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes |
author_facet |
Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barroca, Célia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte arte na educação expressões artísticas e físico-motoras aprendizagem papel do(a) educador(a) e professor(a) linguagens Artísticas art art in education artistic and physical-motor expressions learning role of the educator and teacher artistic languages |
topic |
arte arte na educação expressões artísticas e físico-motoras aprendizagem papel do(a) educador(a) e professor(a) linguagens Artísticas art art in education artistic and physical-motor expressions learning role of the educator and teacher artistic languages |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21T15:02:30Z 2019-07-03 2019-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2678 TID:202272745 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2678 |
identifier_str_mv |
TID:202272745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202272745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036113805312 |