Análise do modo de falha de um motor diesel 1.9 TDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, João Miguel Ribeiro Restolho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10195
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica
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spelling Análise do modo de falha de um motor diesel 1.9 TDICambotaCrankshaftFraturaFractureFadigaFatigueMotorEngineModo de falhaFailure modeDieselTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia MecânicaO estudo do modo de falha de componentes mecânicos tem particular interesse para as seguradoras e peritos em acidentes de viação. Na maior parte dos casos, são requisitados peritos por forma a identificar a origem de falhas mecânicas, explicar os seus mecanismos, de modo a estipular e a apurar responsabilidades, tentando evitar ou diminuir a taxa de ocorrência de falha nestes componentes altamente solicitados. As falhas de componentes mecânicos podem ter diferentes origens desde um projeto mecânico deficiente, defeito de fabrico ou material, má montagem de componentes ou mesmo má utilização e manutenção por parte do utilizador. Neste trabalho pretende-se estudar o modo de falha da cambota de um motor diesel 1.9 TDI. O estudo deste tipo de falhas tem suscitado interesse tanto por parte dos consumidores do ramo automóvel como parte das seguradoras e entidades de peritagem dos meios de transporte movidos a motores de combustão interna. As falhas na cambota geralmente têm custos de reparação bastante acrescidos, não esquecendo que o condutor pode facilmente ser induzido em despiste, podendo comprometer a perda total do mesmo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da dissertação consistirá numa revisão bibliográfica e estudo dos modos de falha nas cambotas em motores diesel, modelagem sólida da cambota proveniente do motor 1.9 TDI em software dedicado, simulação em elementos finitos de modo a poder identificar os locais da cambota com o coeficientes de segurança mais baixos, identificação do material constituinte da cambota e respetiva análise fractográfica de modo a poder identificar os locais de origem da fissura e suas respetivas orientações às quais depois serão correlacionadas às previsões dos modelos do plano critico. Devido ao interesse pessoal e à necessidade de evitar falhas semelhantes no futuro, está justificada a oportunidade de desenvolver a dissertação neste assunto a fim de apurar conclusões sobre o modo de falha da cambota estudada. Os resultados alcançados são claros sendo nítido que a cambota entrou em modo de falha devido à fadiga.The study of failure mode of mechanical components is of particular interest to insurers and road accident experts. In most cases, experts are required to identify the source of mechanical failures, to explain their mechanisms, in order to stipulate and clarify responsibilities, trying to avoid or decrease the rate of occurrence of failure in these highly requested components. Failures of mechanical components can have different origins from a poor mechanical design, manufacturing or material defect, bad assembly of components or even bad use and maintenance by the user. In this work we intend to study the possible failure mode of the crankshaft of a 1.9 TDI diesel engine. The study of this type of failure has raised the interest as much as the consumers of the automotive branch, as part of the insurers and entities of expert in the means of transport moved in motors of combustion. The crankshaft failures usually have high repair costs, not forgetting that the driver can easily be misled and it can lead to a total loss. The methodology used for the development of the dissertation will consist of a literature review and study of the failure modes in the crankshafts in diesel engines, solid modeling of a crankshaft from a 1.9 TDI engine in computer aided software, simulation in finite elements in order to identify the crankshaft locations with the lowest safety coefficients, identification of the material of the crankshaft and its fractographic analysis in order to identify the locations of origin of the fissure and its respective orientations, which will then be related to the predictions of the critical plane models. Due to the personal interest and need to avoid similar failures in the future, the opportunity to develop the dissertation on this subject is justified in order to obtain conclusions about the failure mode of the studied crankshaft. The achieved results are clear and also expected to conclude the failure mode of this crankshaft was by fatigue.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAnes, Vítor Manuel RodriguesGalvão, Ivan Rodolfo Pereira Garcia deRCIPLMateus, João Miguel Ribeiro Restolho2019-06-25T19:47:10Z2019-03-142019-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10195TID:202257126porMATEUS, João Miguel Ribeiro Restolho - Análise do modo de falha de um motor diesel 1.9 TDI. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:39.909797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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