O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46839 |
Resumo: | O currículo português de Ciências Físicas e Naturais esteve organizado em competências gerais e específicas a desenvolver pelos alunos, sendo entendido competência como “saber em uso”, em que o indivíduo ativa conhecimentos, capacidades e atitudes face a determinada situação. O professor enquanto construtor do currículo é parte integrante e ativa do processo curricular, estando em permanente interação com os seus pares, alunos, assuntos e meio social. A autonomia das escolas e dos professores preconizada pelo currículo visa a interdisciplinaridade, em particular entre as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, bem como uma contextualização do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo de caso teve como principal objetivo compreender de que forma os professores de Ciências Físicas e Naturais de uma escola de Lisboa se apropriaram do currículo, a forma como o implementam e as dificuldades que enfrentam. O estudo foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos diferentes intervenientes (docentes e alunos) e análise dos documentos oficiais da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo. Verificou-se que a implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais na escola em análise decorreu numa perspetiva de adaptação. Observa-se na prática docente um esforço de adaptação do currículo ao contexto e aos seus alunos, mas sem que estes tenham uma participação ativa, observando-se no entanto alguma inovação e interdisciplinaridade. |
id |
RCAP_5f08893492138c5d648a970f21219241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/46839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professoresEnsino das ciênciasCurrículo de ciênciasProfessor como construtor do currículoO currículo português de Ciências Físicas e Naturais esteve organizado em competências gerais e específicas a desenvolver pelos alunos, sendo entendido competência como “saber em uso”, em que o indivíduo ativa conhecimentos, capacidades e atitudes face a determinada situação. O professor enquanto construtor do currículo é parte integrante e ativa do processo curricular, estando em permanente interação com os seus pares, alunos, assuntos e meio social. A autonomia das escolas e dos professores preconizada pelo currículo visa a interdisciplinaridade, em particular entre as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, bem como uma contextualização do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo de caso teve como principal objetivo compreender de que forma os professores de Ciências Físicas e Naturais de uma escola de Lisboa se apropriaram do currículo, a forma como o implementam e as dificuldades que enfrentam. O estudo foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos diferentes intervenientes (docentes e alunos) e análise dos documentos oficiais da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo. Verificou-se que a implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais na escola em análise decorreu numa perspetiva de adaptação. Observa-se na prática docente um esforço de adaptação do currículo ao contexto e aos seus alunos, mas sem que estes tenham uma participação ativa, observando-se no entanto alguma inovação e interdisciplinaridade.Escola Superior de Educação de SantarémRepositório da Universidade de LisboaCoelho, AnaFaria, CláudiaGalvão, Cecília2021-03-16T08:50:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46839porCoelho, A., Faria, C., & Galvão, C. (2015). O processo de implementação do currículo de ciências físicas e naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores. Interacções, 11(39), 175-191. https://doi.org/10.25755/int.8730https://doi.org/10.25755/int.87301646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:52.755662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
title |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
spellingShingle |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores Coelho, Ana Ensino das ciências Currículo de ciências Professor como construtor do currículo |
title_short |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
title_full |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
title_fullStr |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
title_full_unstemmed |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
title_sort |
O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores |
author |
Coelho, Ana |
author_facet |
Coelho, Ana Faria, Cláudia Galvão, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Cláudia Galvão, Cecília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Ana Faria, Cláudia Galvão, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Currículo de ciências Professor como construtor do currículo |
topic |
Ensino das ciências Currículo de ciências Professor como construtor do currículo |
description |
O currículo português de Ciências Físicas e Naturais esteve organizado em competências gerais e específicas a desenvolver pelos alunos, sendo entendido competência como “saber em uso”, em que o indivíduo ativa conhecimentos, capacidades e atitudes face a determinada situação. O professor enquanto construtor do currículo é parte integrante e ativa do processo curricular, estando em permanente interação com os seus pares, alunos, assuntos e meio social. A autonomia das escolas e dos professores preconizada pelo currículo visa a interdisciplinaridade, em particular entre as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, bem como uma contextualização do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo de caso teve como principal objetivo compreender de que forma os professores de Ciências Físicas e Naturais de uma escola de Lisboa se apropriaram do currículo, a forma como o implementam e as dificuldades que enfrentam. O estudo foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos diferentes intervenientes (docentes e alunos) e análise dos documentos oficiais da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo. Verificou-se que a implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais na escola em análise decorreu numa perspetiva de adaptação. Observa-se na prática docente um esforço de adaptação do currículo ao contexto e aos seus alunos, mas sem que estes tenham uma participação ativa, observando-se no entanto alguma inovação e interdisciplinaridade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2021-03-16T08:50:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/46839 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/46839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coelho, A., Faria, C., & Galvão, C. (2015). O processo de implementação do currículo de ciências físicas e naturais numa escola de Lisboa: Perspetiva dos professores. Interacções, 11(39), 175-191. https://doi.org/10.25755/int.8730 https://doi.org/10.25755/int.8730 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134534849003520 |