O Projeto político pedagógico: instrumento de reflexão e participação democrática numa escola do município de Santana do Araguaia/PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Angela Maria de Sousa Brito dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9509
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo conhecer o grau de participação da comunidade educativa na elaboração, implementação e monitorização do Projeto Político Pedagógico (PPP), e suas repercussões na formação integral dos estudantes, numa escola do Município de Santana do Araguaia – Estado do Pará, visando a formação de cidadãos atuantes numa sociedade em permanente mudança. Para concretizar tal objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas, aplicadas a diversos atores do contexto escolar (gestores, coordenadores pedagógicos e professores). Os resultados encontrados apontam para o facto dos diferentes atores entrevistados participarem nas diversas fases do desenvolvimento do PPP, refletirem em conjunto acerca das dificuldades encontradas e proporem mudanças com vista à melhoria da qualidade educativa. No entanto, foi reconhecido que a participação dos pais e dos estudantes é bastante reduzida, não obstante as tentativas conduzidas pela equipa de gestão para a promoção de um maior envolvimento por parte desses atores, para que se comprometam a acompanhar a vida escolar dos seus educandos. Uma outra dificuldade encontrada foi a falta de recursos, que tem sido superada com estratégias a nível de escola. Ao assumir o compromisso pela implicação de todos os intervenientes no processo educativo, a equipa de gestão revela estar consciente da responsabilidade em promover um trabalho colaborativo, que permita a transformação das práticas no sentido de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, num ambiente positivo, de reflexão conjunta, e onde as tomadas de decisão tenham em conta diferentes pontos de vista.
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