The importance of employer branding on the millennials' generation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14132 |
Resumo: | Num mundo empresarial cada vez mais global e competitivo, as empresas têm de implementar estratégias que lhes tragam valor acrescentado permitindo assim que se posicionem como “empregador de escolha”. No entanto, devido às especificidades da geração que está atualmente no mercado de trabalho, a Geração dos Millennials, esta tarefa torna-se mais difícil pelo que se torna fulcral que as organizações desenvolvam boas estratégias de Employer Branding com o intuito de adquirir e reter talento que lhes traga vantagens competitivas. Este estudo aborda as várias fases do desenvolvimento da Marca do Empregador, assim como as caracteristicas que definem os Millennials e respetivos comportamentos aquando da escolha de novas oportunidades profissionais. Analisámos a realidade de diferentes empresas através de entrevistas ao responsáveis de Employer Branding com o intuito de perceber quais as práticas e estratégias utilizadas nas empresas em Portugal para atrair e reter talento. Relativamente aos Millennials, desenvolvemos um inquérito de forma a perceber de que forma esta geração escolhe um novo emprego, quais as suas reais motivações e principais aspetos valorizados no contexto empresarial. Concluímos que existem diferenças evidentes entre a Geração Y e as suas Gerações passadas, nomeadamente no que concerne ao mercado laboral. Descobrimos ainda que o Employer Branding é cada vez mais um tema que faz parte do quotidiano empresarial e que apesar de ainda estar numa fase embrionária em Portugal, as empresas já lhe dão a devida importância e percebem que esta é uma tendência real que existe quer elas a desenvolvam voluntariamente ou não. |
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The importance of employer branding on the millennials' generationEmployer BrandingEmployer Value PropositionGeneration YMillennials Top EmployerAttractivenessLabour MarketGestão de empresasMercado de trabalhoEstratégia organizacionalMotivação no trabalhoVantagem competitivaNum mundo empresarial cada vez mais global e competitivo, as empresas têm de implementar estratégias que lhes tragam valor acrescentado permitindo assim que se posicionem como “empregador de escolha”. No entanto, devido às especificidades da geração que está atualmente no mercado de trabalho, a Geração dos Millennials, esta tarefa torna-se mais difícil pelo que se torna fulcral que as organizações desenvolvam boas estratégias de Employer Branding com o intuito de adquirir e reter talento que lhes traga vantagens competitivas. Este estudo aborda as várias fases do desenvolvimento da Marca do Empregador, assim como as caracteristicas que definem os Millennials e respetivos comportamentos aquando da escolha de novas oportunidades profissionais. Analisámos a realidade de diferentes empresas através de entrevistas ao responsáveis de Employer Branding com o intuito de perceber quais as práticas e estratégias utilizadas nas empresas em Portugal para atrair e reter talento. Relativamente aos Millennials, desenvolvemos um inquérito de forma a perceber de que forma esta geração escolhe um novo emprego, quais as suas reais motivações e principais aspetos valorizados no contexto empresarial. Concluímos que existem diferenças evidentes entre a Geração Y e as suas Gerações passadas, nomeadamente no que concerne ao mercado laboral. Descobrimos ainda que o Employer Branding é cada vez mais um tema que faz parte do quotidiano empresarial e que apesar de ainda estar numa fase embrionária em Portugal, as empresas já lhe dão a devida importância e percebem que esta é uma tendência real que existe quer elas a desenvolvam voluntariamente ou não.In today’s global and competitive business world, organizations need to implement strategies that can give them added value, so they can become “top employers”. However, thinking about the specific characteristics of a new generation in the labour market - the Millennials - this task is increasingly difficult, making it vital for the organizations to develop good strategies of Employer Branding in order to attract and retain talent, giving the organization a competitive advantage. This study addresses the several stages for developing an Employer Brand and also the characteristics that define Millennials and their behaviours when evaluating a new professional opportunity. We have analysed the reality of the business environment in several companies, doing interviews to the managers of Employer Branding Departments in order to understand the main practices and strategies used in Portugal to attract and retain talent. Regarding Millennials, a survey was conducted to understand their decision-making process when evaluating a new professional opportunity and their real motivations and valued aspects in the workplace. The results have proven that there are differences between Generation Y and the previous generations as far as labour market is concerned. It was also proven that Employer Branding is a growing topic on day-to-day business activities - despite it is still is in a very premature stage in Portugal, companies are paying more attention to it and starting to realize that this is a real trend, whether these organizations decide to invest on it voluntarily or not.2017-07-24T09:48:27Z2016-01-09T00:00:00Z2016-01-092016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/14132TID:201541734engSanto, Mariana Carlota Costa Espíritoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:54.207359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Num mundo empresarial cada vez mais global e competitivo, as empresas têm de implementar estratégias que lhes tragam valor acrescentado permitindo assim que se posicionem como “empregador de escolha”. No entanto, devido às especificidades da geração que está atualmente no mercado de trabalho, a Geração dos Millennials, esta tarefa torna-se mais difícil pelo que se torna fulcral que as organizações desenvolvam boas estratégias de Employer Branding com o intuito de adquirir e reter talento que lhes traga vantagens competitivas. Este estudo aborda as várias fases do desenvolvimento da Marca do Empregador, assim como as caracteristicas que definem os Millennials e respetivos comportamentos aquando da escolha de novas oportunidades profissionais. Analisámos a realidade de diferentes empresas através de entrevistas ao responsáveis de Employer Branding com o intuito de perceber quais as práticas e estratégias utilizadas nas empresas em Portugal para atrair e reter talento. Relativamente aos Millennials, desenvolvemos um inquérito de forma a perceber de que forma esta geração escolhe um novo emprego, quais as suas reais motivações e principais aspetos valorizados no contexto empresarial. Concluímos que existem diferenças evidentes entre a Geração Y e as suas Gerações passadas, nomeadamente no que concerne ao mercado laboral. Descobrimos ainda que o Employer Branding é cada vez mais um tema que faz parte do quotidiano empresarial e que apesar de ainda estar numa fase embrionária em Portugal, as empresas já lhe dão a devida importância e percebem que esta é uma tendência real que existe quer elas a desenvolvam voluntariamente ou não. |
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