O employer branding: a importância dos valores do trabalho na atração e retenção de trabalhadores jovens na área das tecnologias de informação por parte da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Alexandre Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81753
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
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spelling O employer branding: a importância dos valores do trabalho na atração e retenção de trabalhadores jovens na área das tecnologias de informação por parte da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.Valores de trabalhoEmployer brandingGeração Y/MillennialsGeração ZTecnologias de InformaçãoBoschEmployer value propositionWork valuesEmployer brandingGeneration Y/MillennialsGeneration ZInformation technologiesEmployer value propositionCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosDepois de alguns anos com notícias menos positivas no que à competitividade do mercado de trabalho diz respeito, muito graças às consequências instaladas pela crise económica mundial, temos atualmente um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Nesse sentido, as empresas procuram novas formas de destaque dentro deste mercado com o intuito de serem consideradas empresas mais atrativas, não só para que a atração de novos colaboradores seja mais fácil, mas também para reterem aqueles ativos valiosos que já se encontram nos seus quadros. Relativamente à atração, considerando que as gerações Y e Z são as que possuem maior representatividade no mercado de trabalho, é essencial entender o que motiva e atrai profissionais destas gerações para que as estratégias de employer branding desenvolvidas pelas organizações sejam adaptadas a estes requisitos. A presente investigação tem como objetivos: i) identificar os valores do trabalho priorizados pelas gerações mais jovens no mercado de trabalho; ii) perceber as diferenças tendo em conta a área de formação académica (tecnologias de informação ou outra); iii) perceber as diferenças na importância atribuída a cada valor considerando se os indivíduos trabalham na Bosch (empresa onde foi realizado o estágio) ou noutras empresas. A metodologia utilizada foi a quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário a 337 profissionais. Os resultados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 24 (Statistical Package for the Social Sciences). Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória da qual resultaram 6 fatores correspondentes aos valores relacionados com o trabalho e com a proposição de valor do empregador, sendo estes: Salário, Desenvolvimento, Flexibilidade, Prestígio, valores Altruístas e valores Sociais. Foram, igualmente, realizados Testes T e concluiu-se que os valores de trabalho mais valorizados por esta geração são os de Desenvolvimento e o Salário. Por outro lado, os valores menos considerados são os de Prestígio. Paralelamente, observou-se que o Salário e a Flexibilidade são os valores que apresentam uma relevância maior nos indivíduos cuja área de estudo é a Engenharia relativamente aos que fazem parte das restantes áreas. Os resultados são discutidos e apresentadas as principais conclusões do estudo tendo em conta as limitações encontradas e pistas para futuras investigações.After a few years with negative news regarding the competitiveness of the labour market due to to the consequences installed by the global economic crisis, we currently have a more competitive labour market. For this reason, companies are looking for new ways of highlighting themselves in this market in order to be considered more attractive companies, not only to make the attraction of new employees easier, but also to retain those valuable assets that are already in their workforce. Considering that generations Y and Z are the most representative in the labour market, it is essential to understand what motivates and attracts professionals from these generations so that the employer branding strategies developed and implemented by organisations are adapted to these requirements. This research aims to: i) identify the work values prioritised by the younger generations; ii) understand the differences taking into account the area of academic degree (information technology or other); iii) understand the importance attributed to each work value considering whether the individuals work at Bosch (the company where the internship took place) or at other companies. The methodology used was the quantitative one through the application of a survey distributed to 337 professionals. The results were analysed using IBM SPSS Statistics 24 sotware (Statistical Package for the Social Sciences). The data have been submitted to an exploratory factor analysis from which resulted 6 factors corresponding to the values related to work and to the employer value proposition, these being: Salary, Development, Flexibility, Prestige, Altruistic values and Social values. T-tests were also carried out and it was concluded that the work values most valued by this generations are Development and Salary. On the other hand, the values least considered are Prestige. At the same time, it was observed that Salary and Flexibility are the values which are more relevant for those individuals whose degree’s area is Engineering than for those who belong to the other professional areas. vii The results were discussed, and the main conclusions of the study were presented, considering the limitations found and clues for future research’s.Simões, CláudiaFreire, C.Universidade do MinhoFernandes, João Alexandre Araújo2022-11-082022-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81753por203114256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:17.206021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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