A escola a tempo inteiro em Portugal - um olhar sobre as diferentes conceções na Madeira, Açores e Continente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Paulo da Cruz e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10329
Resumo: O conceito de Escola a Tempo Inteiro começou na Região Autónoma da Madeira na década de 90 do século passado e tinha como objetivo o prolongamento do horário das escolas do 1º CEB, ocupando os alunos com Atividades de Complemento Curricular/Extra Curricular, de modo a dar aos pais e encarregados de educação uma verdadeira opção para a ocupação plena do horário extra curricular com atividades lúdicas, físicas e recreativas. Este conceito evolui para Atividades de Enriquecimento Curricular e foi implementado no restante território nacional (Continente e Açores) em fases e abordagens diferentes. No entanto, a implementação do programa no continente, não é consensual dado o risco de “hiperescolarização”. O objetivo do autor é recolher e analisar a literatura e os normativos produzidos sobre o tema. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo comparando a legislação em vigor nas regiões autónomas da Madeira, Açores e no Continente de modo a verificar as semelhanças e diferenças ao nível da conceção e aplicação da ETI.
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