Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28848 |
Resumo: | O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influência os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores recolhessem ter sobre eles. |
id |
RCAP_5f4967a99fe7f6506e3d74ceb888a4d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadoresComunicaçãoFutebolInfluênciaPúblicoPercepçãoStakholderO futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influência os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores recolhessem ter sobre eles.Football is more than a game where communication plays a very central role. In order to understand the influence of the communication from the clubs and the different stakeholders on referees, players and coaches versus the perception of the fans, we used a qualitative and quantitative approach, starting with a literature review, followed by a documental analysis and the application of four online questionnaires to fans, referees, players and coaches, as data collection tools. Data were processed and analysed through floating readings of press articles and statistical analysis of the questionnaires. It is concluded that communication influences the protagonists of the football phenomenon, and it is not possible, however, to determine in what sense this influence manifests itself. It is also verified that the perceptions of the supporters differ in terms of the influence they attribute to communication compared to the one that the referees, players and coaches themselves have on them.Sílabas Didáticas2023-06-30T15:34:31Z2022-01-01T00:00:00Z20222023-06-30T16:33:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28848por1646-107X10.6063/motricidade.28315Quintela, J. L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:34.492051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
title |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
spellingShingle |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores Quintela, J. L. Comunicação Futebol Influência Público Percepção Stakholder |
title_short |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
title_full |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
title_fullStr |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
title_full_unstemmed |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
title_sort |
Futebol e Comunicação: Influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores |
author |
Quintela, J. L. |
author_facet |
Quintela, J. L. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintela, J. L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Futebol Influência Público Percepção Stakholder |
topic |
Comunicação Futebol Influência Público Percepção Stakholder |
description |
O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influência os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores recolhessem ter sobre eles. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2022 2023-06-30T15:34:31Z 2023-06-30T16:33:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/28848 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/28848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-107X 10.6063/motricidade.28315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134755919233024 |