Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33810 |
Resumo: | O presente estudo tem como finalidade analisar a ascensão dos jogadores de futebol, brasileiros, à posição de influenciadores e de que formas as marcas se apropriam da imagem destes atletas nas campanhas publicitárias. Para isso, serão discutidos os principais conceitos relacionados à temática, tais como marketing de influência e marketing esportivo, mapeados alguns fatores que credenciam os jogadores a assumirem o papel de influenciadores e analisar os casos dos brasileiros Richarlison, entendendo a sua jornada até as marcas, e Vinícius Júnior que estrelou a campanha “The Zé Theory” no período da Copa do Mundo de 2022. Analisamos algumas formas de projeção da imagem dos atletas, como nascem a parceria com as marcas, e constatamos a importância de escolher um influenciador que se adeque ao posicionamento da empresa para atingir os objetivos de marketing. |
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Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcasMarketing esportivoMarketing de influênciaFutebolJogadores de futebolInfluenciadoresJogador de futebolMarketing esportivoSports marketingInfluencer marketingFootballFootball playersInfluencersO presente estudo tem como finalidade analisar a ascensão dos jogadores de futebol, brasileiros, à posição de influenciadores e de que formas as marcas se apropriam da imagem destes atletas nas campanhas publicitárias. Para isso, serão discutidos os principais conceitos relacionados à temática, tais como marketing de influência e marketing esportivo, mapeados alguns fatores que credenciam os jogadores a assumirem o papel de influenciadores e analisar os casos dos brasileiros Richarlison, entendendo a sua jornada até as marcas, e Vinícius Júnior que estrelou a campanha “The Zé Theory” no período da Copa do Mundo de 2022. Analisamos algumas formas de projeção da imagem dos atletas, como nascem a parceria com as marcas, e constatamos a importância de escolher um influenciador que se adeque ao posicionamento da empresa para atingir os objetivos de marketing.The purpose of this study is to analyze the rise of Brazilian football players to the position of influencers and how brands appropriate the image of these athletes in advertising campaigns. For this, it will be discussed the main concepts related to the theme, such as influence marketing and sports marketing, and mapping out some factors that lend the credibility to the players to assume the role of influencers and analyze the cases of the Brazilian Richarlison, understanding his journey to the brands, and Vinícius Júnior who lauched the campaign "The Zé Theory" during the period of the World Cup in 2022. We analyzed some forms of projection of the athletes' image, how the partnership with the brands is born, and we verified the importance of choosing an influencer that fits the positioning of the company to achieve the marketing objectives.60 p.Abreu, Fernanda Ferreira deOrtiz , Anderson de Almeida CanoRibeiro , Lilian Soares P. SouzaCardoso, Daniel de Paula2024-07-31T13:14:20Z2024-07-31T13:14:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33810CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-31T13:14:25Zoai:app.uff.br:1/33810Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:57.397820Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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