Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Daniel de Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33810
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar a ascensão dos jogadores de futebol, brasileiros, à posição de influenciadores e de que formas as marcas se apropriam da imagem destes atletas nas campanhas publicitárias. Para isso, serão discutidos os principais conceitos relacionados à temática, tais como marketing de influência e marketing esportivo, mapeados alguns fatores que credenciam os jogadores a assumirem o papel de influenciadores e analisar os casos dos brasileiros Richarlison, entendendo a sua jornada até as marcas, e Vinícius Júnior que estrelou a campanha “The Zé Theory” no período da Copa do Mundo de 2022. Analisamos algumas formas de projeção da imagem dos atletas, como nascem a parceria com as marcas, e constatamos a importância de escolher um influenciador que se adeque ao posicionamento da empresa para atingir os objetivos de marketing.
id UFF-2_708f9ddc8923dcd059778233c6ef7302
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33810
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcasMarketing esportivoMarketing de influênciaFutebolJogadores de futebolInfluenciadoresJogador de futebolMarketing esportivoSports marketingInfluencer marketingFootballFootball playersInfluencersO presente estudo tem como finalidade analisar a ascensão dos jogadores de futebol, brasileiros, à posição de influenciadores e de que formas as marcas se apropriam da imagem destes atletas nas campanhas publicitárias. Para isso, serão discutidos os principais conceitos relacionados à temática, tais como marketing de influência e marketing esportivo, mapeados alguns fatores que credenciam os jogadores a assumirem o papel de influenciadores e analisar os casos dos brasileiros Richarlison, entendendo a sua jornada até as marcas, e Vinícius Júnior que estrelou a campanha “The Zé Theory” no período da Copa do Mundo de 2022. Analisamos algumas formas de projeção da imagem dos atletas, como nascem a parceria com as marcas, e constatamos a importância de escolher um influenciador que se adeque ao posicionamento da empresa para atingir os objetivos de marketing.The purpose of this study is to analyze the rise of Brazilian football players to the position of influencers and how brands appropriate the image of these athletes in advertising campaigns. For this, it will be discussed the main concepts related to the theme, such as influence marketing and sports marketing, and mapping out some factors that lend the credibility to the players to assume the role of influencers and analyze the cases of the Brazilian Richarlison, understanding his journey to the brands, and Vinícius Júnior who lauched the campaign "The Zé Theory" during the period of the World Cup in 2022. We analyzed some forms of projection of the athletes' image, how the partnership with the brands is born, and we verified the importance of choosing an influencer that fits the positioning of the company to achieve the marketing objectives.60 p.Abreu, Fernanda Ferreira deOrtiz , Anderson de Almeida CanoRibeiro , Lilian Soares P. SouzaCardoso, Daniel de Paula2024-07-31T13:14:20Z2024-07-31T13:14:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33810CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-31T13:14:25Zoai:app.uff.br:1/33810Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:57.397820Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
title Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
spellingShingle Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
Cardoso, Daniel de Paula
Marketing esportivo
Marketing de influência
Futebol
Jogadores de futebol
Influenciadores
Jogador de futebol
Marketing esportivo
Sports marketing
Influencer marketing
Football
Football players
Influencers
title_short Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
title_full Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
title_fullStr Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
title_full_unstemmed Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
title_sort Estrelas em campo e na mídia: uma análise dos jogadores de futebol como influenciadores e a apropriação da sua imagem pelas marcas
author Cardoso, Daniel de Paula
author_facet Cardoso, Daniel de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ferreira de
Ortiz , Anderson de Almeida Cano
Ribeiro , Lilian Soares P. Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Daniel de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Marketing de influência
Futebol
Jogadores de futebol
Influenciadores
Jogador de futebol
Marketing esportivo
Sports marketing
Influencer marketing
Football
Football players
Influencers
topic Marketing esportivo
Marketing de influência
Futebol
Jogadores de futebol
Influenciadores
Jogador de futebol
Marketing esportivo
Sports marketing
Influencer marketing
Football
Football players
Influencers
description O presente estudo tem como finalidade analisar a ascensão dos jogadores de futebol, brasileiros, à posição de influenciadores e de que formas as marcas se apropriam da imagem destes atletas nas campanhas publicitárias. Para isso, serão discutidos os principais conceitos relacionados à temática, tais como marketing de influência e marketing esportivo, mapeados alguns fatores que credenciam os jogadores a assumirem o papel de influenciadores e analisar os casos dos brasileiros Richarlison, entendendo a sua jornada até as marcas, e Vinícius Júnior que estrelou a campanha “The Zé Theory” no período da Copa do Mundo de 2022. Analisamos algumas formas de projeção da imagem dos atletas, como nascem a parceria com as marcas, e constatamos a importância de escolher um influenciador que se adeque ao posicionamento da empresa para atingir os objetivos de marketing.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-31T13:14:20Z
2024-07-31T13:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33810
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721013313536