Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Orlando
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3070
Resumo: Como indicado em título, esta comunicação pretende apresentar o «estado da arte» da Psicologia do Desenvolvimento em Portugal e Espanha e, contribuir, assim, para a aproximação dos psicólogos dos dois países no contexto europeu. Está dividida em três partes. Na primeira parte, intitulada «Se queres ir longe, tem uma teoria!», fazem-se algumas considerações teóricas sobre o fenómeno do desenvolvimento, por um lado, e apresenta-se o que seria uma «concepção forte de desenvolvimento», por outro. Na segunda parte, cujo titulo é «Temas de pesquisa e orientações conceptuais», referem-se as principais linhas de investigação e orientações teóricas da pesquisa desenvolvimentista em cada um dos dois países. Na Última parte, que tem por título «Tendências emergentes: Convergências e divergências», apresentam-se algumas das tendências que parecem emergir dessa pesquisa.
id RCAP_5f5309f8e3c789f3111de1294eaddc7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.Como indicado em título, esta comunicação pretende apresentar o «estado da arte» da Psicologia do Desenvolvimento em Portugal e Espanha e, contribuir, assim, para a aproximação dos psicólogos dos dois países no contexto europeu. Está dividida em três partes. Na primeira parte, intitulada «Se queres ir longe, tem uma teoria!», fazem-se algumas considerações teóricas sobre o fenómeno do desenvolvimento, por um lado, e apresenta-se o que seria uma «concepção forte de desenvolvimento», por outro. Na segunda parte, cujo titulo é «Temas de pesquisa e orientações conceptuais», referem-se as principais linhas de investigação e orientações teóricas da pesquisa desenvolvimentista em cada um dos dois países. Na Última parte, que tem por título «Tendências emergentes: Convergências e divergências», apresentam-se algumas das tendências que parecem emergir dessa pesquisa.This is the text of an invited address presented at «The First Meetings of the Portuguese Psychological Society» held in Coimbra, November 20-21, 1992. This presentation consists of three parts. In the first part, entitled «If you want to get ahead, get a theory!», we make some theoretical considerations about what might be called «a strong conception of development». In the second part, entitled «Empirical and theoretical» trendsn, we refer to the main themes and conceptual orientations in Portuguese and Spanish developmental psychology. Finally, in the third part, entitled «Emergent trends», we identify some positive and negative trends which emerge from Portuguese and Spanish developmental research.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPALourenço, Orlando2014-09-19T19:35:44Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3070porAnálise Psicológica, 12(4), 547-565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:59.470659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
title Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
spellingShingle Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
Lourenço, Orlando
title_short Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
title_full Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
title_fullStr Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
title_full_unstemmed Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
title_sort Psicologia do desenvolvimento em Oortugal e Espanha: Temas de pesquisa, orientações teóricas, tendências emergentes.
author Lourenço, Orlando
author_facet Lourenço, Orlando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Orlando
description Como indicado em título, esta comunicação pretende apresentar o «estado da arte» da Psicologia do Desenvolvimento em Portugal e Espanha e, contribuir, assim, para a aproximação dos psicólogos dos dois países no contexto europeu. Está dividida em três partes. Na primeira parte, intitulada «Se queres ir longe, tem uma teoria!», fazem-se algumas considerações teóricas sobre o fenómeno do desenvolvimento, por um lado, e apresenta-se o que seria uma «concepção forte de desenvolvimento», por outro. Na segunda parte, cujo titulo é «Temas de pesquisa e orientações conceptuais», referem-se as principais linhas de investigação e orientações teóricas da pesquisa desenvolvimentista em cada um dos dois países. Na Última parte, que tem por título «Tendências emergentes: Convergências e divergências», apresentam-se algumas das tendências que parecem emergir dessa pesquisa.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
1994-01-01T00:00:00Z
2014-09-19T19:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3070
url http://hdl.handle.net/10400.12/3070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 12(4), 547-565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130071634542592