As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forquin, Jean-Claude
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Silva, Tomaz Tadeu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232018
Resumo: A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.
id UFRGS-2_c66a5e7c485efb46048dfba6777e0cb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232018
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Forquin, Jean-ClaudeSilva, Tomaz Tadeu da2021-11-19T04:39:53Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/232018000175932A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.In recent years, the sociological thought about the school has been renewed, in many countries, by the emphasis given to the issue of curriculum. I describe briefly, in the present artic\e, some of the approaches of this new area of research. I mention, firstly, the original and truly "foundational" contribution, in the sixties, of the writings of the British sociologists, notably those belonging to the "new sociology" perspective. I discuss, then, the writings (the French as well the foreign ones) which emphasize those elements which are called, sometimes, "real currículum" and "hidden currículum". Finally, I stress the possibility of a productive dialogue between historians, educators and sociologists of currículum, on the issue of school culture.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198Sociologia do curriculoCultura escolarSociologia da educaçãoCurriculum sociologyCurriculum and school cultureSociology of educationAs abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisaSociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectivesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000175932.pdf.txt000175932.pdf.txtExtracted Texttext/plain33822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/2/000175932.pdf.txt80a7ec0e84234835668c2cfec9f5a2daMD52ORIGINAL000175932.pdfTexto completoapplication/pdf224160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/1/000175932.pdf534a6ce0b49b336ade1ca69f15f451daMD5110183/2320182023-04-27 03:34:13.104721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:34:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectives
title As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
spellingShingle As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
Forquin, Jean-Claude
Sociologia do curriculo
Cultura escolar
Sociologia da educação
Curriculum sociology
Curriculum and school culture
Sociology of education
title_short As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
title_full As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
title_fullStr As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
title_full_unstemmed As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
title_sort As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
author Forquin, Jean-Claude
author_facet Forquin, Jean-Claude
Silva, Tomaz Tadeu da
author_role author
author2 Silva, Tomaz Tadeu da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forquin, Jean-Claude
Silva, Tomaz Tadeu da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do curriculo
Cultura escolar
Sociologia da educação
topic Sociologia do curriculo
Cultura escolar
Sociologia da educação
Curriculum sociology
Curriculum and school culture
Sociology of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum sociology
Curriculum and school culture
Sociology of education
description A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:39:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232018
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000175932
identifier_str_mv 0100-3143
000175932
url http://hdl.handle.net/10183/232018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/2/000175932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/1/000175932.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80a7ec0e84234835668c2cfec9f5a2da
534a6ce0b49b336ade1ca69f15f451da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447774624219136