As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232018 |
Resumo: | A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo. |
id |
UFRGS-2_c66a5e7c485efb46048dfba6777e0cb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232018 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Forquin, Jean-ClaudeSilva, Tomaz Tadeu da2021-11-19T04:39:53Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/232018000175932A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.In recent years, the sociological thought about the school has been renewed, in many countries, by the emphasis given to the issue of curriculum. I describe briefly, in the present artic\e, some of the approaches of this new area of research. I mention, firstly, the original and truly "foundational" contribution, in the sixties, of the writings of the British sociologists, notably those belonging to the "new sociology" perspective. I discuss, then, the writings (the French as well the foreign ones) which emphasize those elements which are called, sometimes, "real currículum" and "hidden currículum". Finally, I stress the possibility of a productive dialogue between historians, educators and sociologists of currículum, on the issue of school culture.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198Sociologia do curriculoCultura escolarSociologia da educaçãoCurriculum sociologyCurriculum and school cultureSociology of educationAs abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisaSociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectivesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000175932.pdf.txt000175932.pdf.txtExtracted Texttext/plain33822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/2/000175932.pdf.txt80a7ec0e84234835668c2cfec9f5a2daMD52ORIGINAL000175932.pdfTexto completoapplication/pdf224160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/1/000175932.pdf534a6ce0b49b336ade1ca69f15f451daMD5110183/2320182023-04-27 03:34:13.104721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:34:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectives |
title |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
spellingShingle |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa Forquin, Jean-Claude Sociologia do curriculo Cultura escolar Sociologia da educação Curriculum sociology Curriculum and school culture Sociology of education |
title_short |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
title_full |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
title_fullStr |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
title_full_unstemmed |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
title_sort |
As abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisa |
author |
Forquin, Jean-Claude |
author_facet |
Forquin, Jean-Claude Silva, Tomaz Tadeu da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tomaz Tadeu da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forquin, Jean-Claude Silva, Tomaz Tadeu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia do curriculo Cultura escolar Sociologia da educação |
topic |
Sociologia do curriculo Cultura escolar Sociologia da educação Curriculum sociology Curriculum and school culture Sociology of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum sociology Curriculum and school culture Sociology of education |
description |
A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:39:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232018 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000175932 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000175932 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/2/000175932.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232018/1/000175932.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80a7ec0e84234835668c2cfec9f5a2da 534a6ce0b49b336ade1ca69f15f451da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447774624219136 |