Perceções, vivências e avaliação das experiências de intervenção precoce na infância por famílias brasileiras residentes em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81114 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Perceções, vivências e avaliação das experiências de intervenção precoce na infância por famílias brasileiras residentes em PortugalPerceptions, experiences and evaluation of the experiences of early intervention in childhood of brazilian families residing in PortugalIntervenção precoce na infânciaFamílias imigrantesCrianças com NEEEarly childhood interventionImmigrant familiesSpecial education needsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Os programas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) têm em comum a prestação de assistência preventiva, tão atempada quanto possível, às crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e suas famílias. Para que esta intervenção seja bem-sucedida é condição necessária, ainda que não suficiente, que o sistema de IPI seja conhecido de todos e de fácil acesso àqueles de dele necessitam. As famílias imigrantes com crianças com NEE enfrentam um duplo desafio uma vez que, para além de precisarem de dar resposta às necessidades de uma criança especial, são “forçadas” a inserir-se num sistema que não dominam. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento das expectativas, vivências e avaliação da IPI por parte de famílias brasileiras com crianças com necessidades educativas especiais, residentes em Portugal. Adota uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo de testemunhos de famílias com as referidas características, partilhados num grupo restrito de Facebook. Conclui-se que estas famílias possuem expectativas idealizadas, dificilmente concretizáveis que geram grande angústia. Têm muito dificuldade em aceder ao sistema de IPI e até em o compreender. Move-as a vontade de oferecerem aos seus filhos os cuidados que melhor asseguram o seu desenvolvimento, demonstrando uma atitude colaborativa com o serviço de IPI. A avaliação que fazem do sistema é ambivalente, dependente em larga medida da equipa de IPI que as acolhe. É importante ter em conta os resultados desta pesquisa na definição de práticas mais inclusivas de IPI, de modo que o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) seja, efetivamente, equitativo e universal.The aim of Early Childhood Intervention (ECI) programs is to offer preventive support to children with special educational needs (SEN) and their families at the earliest possible opportunity. For this intervention to be successful, one of the prerequisites is that people are aware of the existence of the ECI system and also that those who need it can access it easily. Immigrant families who have children with SEN are faced with a double challenge as, in addition to meeting the needs of a special child, they are obliged to enter a system with which they are unfamiliar. This study aims to examine the expectations, experiences, and evaluation of ECI by Brazilian families residing in Portugal who have children with special educational needs. It adopts a qualitative approach based on an analysis of testimonies from such families shared in a restricted Facebook group. It concludes that these families have idealized expectations which are difficult to fulfil, and which lead to a great deal of anxiety. They find it extremely difficult to access and even understand the ECI system. They wish to provide their children with the best care to assist their development and demonstrate a willingness to cooperate with the ECI service. Their assessment of the system is mixed, and largely depends on the ECI team to which they are assigned. The results of this research should be considered when defining more inclusive ECI practices so that the Portuguese Early Childhood Intervention System (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, SNIPI) can provide fairer and more equitable provision.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoRamos, Gisleine Fátima20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81114por203030494info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:18.705193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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