Efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em jogadores de e-sports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, David Faustino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4105
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar se há ou não efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em desportos eletrónicos, através da realização de um questionário de atividade física e de um teste de precisão com o rato de computador. A amostra foi constituída por 24 indivíduos (16 do género masculino e 8 do género feminino), com idades compreendidas entre os 15 e os 50 anos (24,79±9,23 anos). É possível verificar que não existem diferenças entre grupo no tempo sentado, embora exista uma associação inversa significativa entre o tempo sentado e a AFL e AFM. Verifica-se também não existirem diferenças significativas na performance, mas existe uma associação significativa entre mScore e mEfi, mAcc e mClic. Há também uma associação positiva significativa entre altura e mClic. O número de horas de jogo é inversa e totalmente associado à mScore, mEfi, mAcc e mClic, mas associa-se diretamente à AFV. A nível teórico é possível verificar a existência de uma relação entre os desportos eletrónicos e a atividade física a nível das capacidades e habilidades usadas por um jogador de jogos eletrónicos e que é possível através da atividade física melhorar essas capacidades de forma a obter uma melhor performance. O estudo em si revela que não existem grandes diferenças significativas entre grupos, mas apresenta associações significativas relevantes.
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