Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Teresa Cunha Marinho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78088
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5f6898f2ff44c52648748d0ba4e6ce0a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de casoLiterary education, values and taste promotion by reading in the 1st and 2nd cycle of basic education: a case of studyAtividades de leituraCidadaniaEducação literáriaValoresCitizenshipLiterary educationReading activitiesValuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoEste é um relatório reflexivo de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este descreve um projeto desenvolvido numa turma de 4º ano de escolaridade, de uma escola de 1º ciclo em Guimarães e centra-se no tema educação literária, tendo como foco primordial o desenvolvimento do gosto pela leitura. O projeto emergiu das observações vivenciadas e das necessidades decorrentes nesse contexto, nomeadamente no que a valores1, alteridade2 e cidadania3 diz respeito, em estreita confluência com a concetualização acerca de educação literária. Neste quadro procurou-se compreender a influência dos livros e da leitura na vida das crianças, mais especificamente o significado que estas atribuem ao ato de ler. Para esse efeito, assumindo a metodologia de investigação-ação como estratégia, desenvolveram-se atividades de pré-leitura, durante a leitura, pós-leitura, atividades de escrita e elaboração de um livroacordeão. Nesta linha, foram realizados inquéritos (inicial e final) por forma a averiguar os hábitos, interesses e opiniões dos alunos face à temática e a confrontar os resultados desta intervenção. Os resultados obtidos mostram que a concretização deste projeto possibilitou aos alunos uma pluralidade de vivências e experiências, contribuindo para a construção de conhecimento e um maior interesse pelos livros e pela leitura.This is a reflective report of the pedagogical intervention developed within the scope of Practical Curricular Unit of Supervised Teaching on the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portugal’s History and Geography of the 2nd Cycle of Basic Education of the Education’s Institute on Minho’s University. It describes a project developed in a 4th grade class, at a 1st cycle school in Guimarães and it is centered on the subject of literary education, having as primary focus the development of the taste for reading. The project emerged from the experienced observations and the needs resultant from that context, particularly in what concerns to values4, otherness5 and citizenship6, in close confluence with the conceptualization about literary education. In this context, we sought to understand the influence of books and literature on children’s/students’ life, more specifically the meaning that these ones attribute to the act of reading. For this purpose, assuming the investigation-action methodology as strategy, pre-reading, during reading and post-reading activities were developed, as well as writing activities and making an accordion book. Following this, surveys (initial and final) were carried out in order to ascertain the students’ habits, interests and opinions concerning the theme and to compare the results of this intervention. The obtained results show that the fulfilment of this project enabled students a multiplicity of experiences, contributing to the construction of knowledge and a greater interest in books and reading.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoCruz, Teresa Cunha Marinho da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78088por202991717info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:14.698211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
Literary education, values and taste promotion by reading in the 1st and 2nd cycle of basic education: a case of study
title Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
spellingShingle Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
Cruz, Teresa Cunha Marinho da
Atividades de leitura
Cidadania
Educação literária
Valores
Citizenship
Literary education
Reading activities
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_full Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_fullStr Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_sort Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
author Cruz, Teresa Cunha Marinho da
author_facet Cruz, Teresa Cunha Marinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Teresa Cunha Marinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de leitura
Cidadania
Educação literária
Valores
Citizenship
Literary education
Reading activities
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades de leitura
Cidadania
Educação literária
Valores
Citizenship
Literary education
Reading activities
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78088
url https://hdl.handle.net/1822/78088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132530905972736