A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31832 |
Resumo: | Este estudo, decorrente de pesquisa concluída, apresenta as contribuições da formação continuada de professores formadores do ensino superior para a implementação de uma proposta inovadora de formação em um curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO - baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho. Discuti-se como a formação continuada e em serviço de professores que atuam na licenciatura em Pedagogia, dinamizada pelo coordenador pedagógico como professor formador, pode potencializar a prática pedagógica desses professores especialmente no que se refere às exigências da nova proposta do curso. Os dados são decorrentes de observações realizadas durante a formação continuada e em serviço de professores formandos e professor formador e de questionários. Dos resultados pode-se inferir, especialmente, que esses momentos coletivos de partilha e de construção do planejamento entre os professores formandos e a coordenadora pedagógica possibilitaram a reorganização do trabalho pedagógico a partir de reflexões, de troca de experiências e de saberes. Os resultados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos, professores formandos e professor formador, em transformar a forma de ensinar, baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho, para alcançar uma aprendizagem mais significativa por parte dos licenciandos em Pedagogia. Evidenciaram ainda que esse movimento formativo coletivo que acontece no locus de trabalho concomitantemente com a implementação de uma nova proposta para o curso de Pedagogia é imprescindível para a promoção de mudanças e de transformações significativas no próprio trabalho docente. |
id |
RCAP_5f717d4060caed4ea72ae89bb4109423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31832 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandosFormação continuadaProfessores formadoresInteração colaborativaPedagogiaMetodologiaEste estudo, decorrente de pesquisa concluída, apresenta as contribuições da formação continuada de professores formadores do ensino superior para a implementação de uma proposta inovadora de formação em um curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO - baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho. Discuti-se como a formação continuada e em serviço de professores que atuam na licenciatura em Pedagogia, dinamizada pelo coordenador pedagógico como professor formador, pode potencializar a prática pedagógica desses professores especialmente no que se refere às exigências da nova proposta do curso. Os dados são decorrentes de observações realizadas durante a formação continuada e em serviço de professores formandos e professor formador e de questionários. Dos resultados pode-se inferir, especialmente, que esses momentos coletivos de partilha e de construção do planejamento entre os professores formandos e a coordenadora pedagógica possibilitaram a reorganização do trabalho pedagógico a partir de reflexões, de troca de experiências e de saberes. Os resultados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos, professores formandos e professor formador, em transformar a forma de ensinar, baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho, para alcançar uma aprendizagem mais significativa por parte dos licenciandos em Pedagogia. Evidenciaram ainda que esse movimento formativo coletivo que acontece no locus de trabalho concomitantemente com a implementação de uma nova proposta para o curso de Pedagogia é imprescindível para a promoção de mudanças e de transformações significativas no próprio trabalho docente.This study, based on a completed research, presents the contributions of the continuing education of higher education teachers for the implementation of an innovative proposal of training in a course of Pedagogy of the University Center Serra dos Órgãos - UNIFESO - based on the Work Project Methodology. It discusses how the continuing and in-service training of teachers who work in the Pedagogy course, held on by the pedagogical coordinator as teacher trainer, can potentialize the pedagogical practice of these teachers especially with regard to the requirements of the new course proposal. The data are derived from observations made during the in-service and continuing training of trainee teachers and teacher trainer and questionnaires. From the results it can be inferred, especially, that these collective moments of sharing and construction of the planning between professors and the pedagogical coordinator made possible the reorganization of the pedagogical work through reflections, exchange of experiences and knowledge. The results revealed that there is an effort on the part of those involved, teachers in training and teacher trainer, to transform the way of teaching, based on the Work Project Methodology, to achieve a more meaningful learning by the Pedagogy’s students. They also demonstrated that this collective training movement that takes place in the work locus concomitantly with the implementation of a new proposal for the Pedagogy course is essential for the promotion of changes and significant transformations in the teaching work itself.Universidade de Aveiro2021-08-16T18:14:06Z2019-09-25T00:00:00Z2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31832por1647-358210.34624/id.v11i3.4855Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva deMachado, Jane do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:24Zoai:ria.ua.pt:10773/31832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:36.914799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
title |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
spellingShingle |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva de Formação continuada Professores formadores Interação colaborativa Pedagogia Metodologia |
title_short |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
title_full |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
title_fullStr |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
title_full_unstemmed |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
title_sort |
A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos |
author |
Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva de |
author_facet |
Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva de Machado, Jane do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Jane do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva de Machado, Jane do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Professores formadores Interação colaborativa Pedagogia Metodologia |
topic |
Formação continuada Professores formadores Interação colaborativa Pedagogia Metodologia |
description |
Este estudo, decorrente de pesquisa concluída, apresenta as contribuições da formação continuada de professores formadores do ensino superior para a implementação de uma proposta inovadora de formação em um curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO - baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho. Discuti-se como a formação continuada e em serviço de professores que atuam na licenciatura em Pedagogia, dinamizada pelo coordenador pedagógico como professor formador, pode potencializar a prática pedagógica desses professores especialmente no que se refere às exigências da nova proposta do curso. Os dados são decorrentes de observações realizadas durante a formação continuada e em serviço de professores formandos e professor formador e de questionários. Dos resultados pode-se inferir, especialmente, que esses momentos coletivos de partilha e de construção do planejamento entre os professores formandos e a coordenadora pedagógica possibilitaram a reorganização do trabalho pedagógico a partir de reflexões, de troca de experiências e de saberes. Os resultados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos, professores formandos e professor formador, em transformar a forma de ensinar, baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho, para alcançar uma aprendizagem mais significativa por parte dos licenciandos em Pedagogia. Evidenciaram ainda que esse movimento formativo coletivo que acontece no locus de trabalho concomitantemente com a implementação de uma nova proposta para o curso de Pedagogia é imprescindível para a promoção de mudanças e de transformações significativas no próprio trabalho docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25T00:00:00Z 2019-09-25 2021-08-16T18:14:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31832 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v11i3.4855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137691775795200 |