O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56861 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_5f73883b21f80f8c276b186d74c52ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em PortugalMuseus militares - PortugalPatrimónio cultural - PortugalDesenvolvimento culturalDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A presente dissertação de mestrado teve por finalidade analisar e apresentar o contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida (MHMA) na preservação da memória nacional e na divulgação do Património Cultural de Portugal. A investigação foi realizada no contexto de uma pesquisa qualitativa em educação e conduzida em vista de 05 (cinco) objetos de estudo ou linhas de pesquisa – o património, a cultura, a educação, o património cultural e a educação patrimonial – cujas teorias, ideias, opiniões e experiências foram abordadas ao longo do trabalho. Em termos organizacionais, a dissertação foi fundamentalmente estruturada em 03 (três) partes textuais, onde utilizamos as informações recolhidas nas leituras da bibliografia selecionada e nas entrevistas formais e contactos informais, para desenvolver sucessiva e cronologicamente o Capítulo 1 – Fundamentação Teórica, o Capítulo 2 – Metodologia e o Capítulo 3 – Análise e apresentação de resultados. A fim de obter os dados sobre o MHMA, foram utilizados como procedimentos de coleta de dados – as entrevistas e os contatos informais, cujos registos foram objeto de análise de conteúdo, que permitiram conhecer a missão, os objetivos, as peculiaridades, as atribuições, a atuação museológica e cultural, as iniciativas de atividades culturais dos serviços educativos e a interação do MHMA com as escolas do Concelho de Almeida no âmbito da educação patrimonial e, assim, por consequência, reunir as condições para delinear o contributo deste equipamento museológico português nos cenários local, nacional e internacional, especialmente por intermédio dos protocolos e parcerias firmadas ao longo de sua existência com relevantes instituições. Por último, destaque-se o comprometimento dos participantes das entrevistas e dos contatos informais com o património cultural de Portugal ao responderem voluntariamente a todos os questionamentos formulados pelo pesquisador, durante as visitas de estudo e trabalho profissional à Almeida/MHMA e, também, por meio de emails e/ou videoconferências nacionais e internacionais, executadas no período de março de 2021 até outubro de 2022.The present master's dissertation aimed to analyze and describe the contribution of the Historical-Military Museum of Almeida (MHMA) in the preservation of national memory and the dissemination of cultural heritage in Portugal. The investigation was carried out in the context of a qualitative research in education and conducted in view of 05 (five) objects of study or lines of research - heritage, culture, education, cultural heritage and heritage education - whose theories, ideas, opinions and experiences were addressed throughout the work. In organizational terms, the dissertation was fundamentally structured in 03 (three) textual parts, where we used the information collected in the readings of the selected bibliography and in the interviews, formal and informal, to successively and chronologically develop Chapter 1 - Theoretical Foundation, Chapter 2 – Methodology and Chapter 3 – Analysis and presentation of results. In order to obtain data about the MHMA, data collection procedures were used - interviews and informal contacts, which allowed to know the mission, objectives, peculiarities, attributions, museological performance and cultural activities, the initiatives of cultural activities of the educational services and the interaction of the MHMA with the schools of the Municipality of Almeida in the scope of heritage education and, therefore, as a result, gather the conditions to outline the contribution of this Portuguese museum equipment in the local, national scenarios and internationally, especially through the protocols and partnerships established throughout its existence with relevant institutions. Finally, the commitment of the participants of the interviews and of the informal contacts with the cultural heritage of Portugal to be highlighted by voluntarily answering all the questions formulated by the researcher, during the study visits and professional work to Almeida/MHMA and, also, by through e-mails or national and international videoconferences, carried out from March 2021 to October 2022.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaJunior, Welton Gomes Maia2023-03-28T13:11:34Z20222022-10-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.002408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
title |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
spellingShingle |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal Junior, Welton Gomes Maia Museus militares - Portugal Património cultural - Portugal Desenvolvimento cultural Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
title_full |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
title_fullStr |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
title_full_unstemmed |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
title_sort |
O contributo do Museu Histórico-Militar de Almeida na preservação da memória e divulgação do património em Portugal |
author |
Junior, Welton Gomes Maia |
author_facet |
Junior, Welton Gomes Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mogarro, Maria João, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Welton Gomes Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus militares - Portugal Património cultural - Portugal Desenvolvimento cultural Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Museus militares - Portugal Património cultural - Portugal Desenvolvimento cultural Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-16 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-28T13:11:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56861 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134627437215744 |