Construir cidade: explorar as técnicas de Jan Gehl na apropriação do espaço público no Carregado. Mercado e habitação no Carregado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15208 |
Resumo: | O crescimento dos centros urbanos tem promovido o desaparecimento da escala humana. O espaço público torna-se numa tela direcionada para os carros e inabitada pelas pessoas. Um exemplo desta realidade é o Carregado em Alenquer, composto por bairros dormitório, atravessado por vias rápidas que ligam Portugal às empresas de logística que existem no região. O centro é dominado pelo carro, o espaço público é praticamente inexistente e os serviços que poderiam gerar alguma vivência, foram transferidos para a periferia, isolando o centro urbano. Para dar resposta a estas questões os arquitetos e urbanistas têm investigado metodologias alternativas de análise e desenho de propostas para os centros urbanos Um exemplo paradigmático no estudo de novas soluções é Jan Gehl, que dedicou a sua vida profissional a criar e adaptar técnicas e ferramentas para se estudar o espaço público e a forma como as pessoas interagem com o mesmo. O desafio lançado na vertente de Projeto Final de Arquitetura (PFA), serviu de argumento para analisar as técnicas aplicadas por Jan Gehl, nos seus estudos e projetos de espaço público. O estudo desenvolvido na vertente teórica sustenta em parte as decisões de desenho projetual para o carregado. Neste sentido, o presente estudo demonstra como as técnicas de Jan Gehl podem ser aplicadas na metodologia de projeto arquitetónico de forma a melhorar a qualidade dos espaços públicos urbanos. |
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