A utilização do software livre e educativo como recurso na aprendizagem da matemática: Uma aplicação com o “Tux of Math Command” às operações numéricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malenha, Ana Rita Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4633
Resumo: A relevância da utilização de software educativo é manifestada em vários documentos oficiais. O Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais evidencia, em relação à Matemática, que, quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet (CNEB, 2001: 71). Apesar da inexistência de referências explícitas no novo programa de Matemática para o Ensino Básico (2013), o documento orientador que o antecedeu estabelecia como objetivo geral usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores (PMEB, 2007: 4). Assim, constatamos que é reconhecida a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os contributos ao nível da Matemática da utilização do software livre e educativo “Tux of Math Command”, numa sala de aula de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, procedeu-se ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do software, à averiguação se o software constitui um recurso promotor de motivação no ensino/aprendizagem da Matemática e ao delineamento de estratégias através do software de modo a melhorar o processo de ensino/aprendizagem na área da Matemática. Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia de investigação-ação realizada numa turma do 3º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, aplicação de atividades e um questionário aos alunos da turma, uma entrevista à professora titular da sala de aula e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática.
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