A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Joana Patrícia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7558
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola EB 2, 3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e incidiu na disciplina de Ciências Naturais. Este relatório envolve um estudo realizado sobre a importância das visitas de estudo no Ensino da Ciências Naturais, do qual fez parte uma turma de 5º ano. Neste estudo recorremos a uma metodologia qualitativa e utilizámos um questionário para a recolha de dados. Com este relatório concluímos que, de facto, as visitas de estudo favorecem o ensino das Ciências Naturais. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática de Ensino Supervisionado foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiência e novos conhecimentos.
id RCAP_5f9b112cd0d484da7936698f3040ae9c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º anoEnsino das ciênciasInvestigaçãoJardim botânicoPrática de ensino supervisionadaSaídas de campoO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola EB 2, 3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e incidiu na disciplina de Ciências Naturais. Este relatório envolve um estudo realizado sobre a importância das visitas de estudo no Ensino da Ciências Naturais, do qual fez parte uma turma de 5º ano. Neste estudo recorremos a uma metodologia qualitativa e utilizámos um questionário para a recolha de dados. Com este relatório concluímos que, de facto, as visitas de estudo favorecem o ensino das Ciências Naturais. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática de Ensino Supervisionado foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiência e novos conhecimentos.The present training report, indispensable for the conclusion of master’s degree in Education of Elementary School, was based on school training in Escola EB 2, 3 Diogo Cão, head office of Agrupamento de Escolas Diogo Cão. These trainings were based on Naural Science. So we intend in this report to reflect about the importance of school trips in Natural Science, wich a class of 5 year was the sample. In this study we used a qualitative methodology and used a questionnaire to data collection. With this report we conclude that, in fact, study visits promote the teaching of Natural Sciences. We have to obtain a positive performance and take a great life lession that make us grow personally and professionally. With the completion of this report and with the pedagogical practice we were acble to acquire and share new experiences and knowledge.2017-05-03T17:03:25Z2017-05-03T00:00:00Z2017-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7558TID:202032159porPimenta, Joana Patrícia Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:37.309154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
title A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
spellingShingle A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
Pimenta, Joana Patrícia Gomes da Silva
Ensino das ciências
Investigação
Jardim botânico
Prática de ensino supervisionada
Saídas de campo
title_short A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
title_full A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
title_fullStr A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
title_full_unstemmed A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
title_sort A importância das visitas de estudo no ensino das Ciências Naturais: um estudo aplicado a alunos do 5º ano
author Pimenta, Joana Patrícia Gomes da Silva
author_facet Pimenta, Joana Patrícia Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Joana Patrícia Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Investigação
Jardim botânico
Prática de ensino supervisionada
Saídas de campo
topic Ensino das ciências
Investigação
Jardim botânico
Prática de ensino supervisionada
Saídas de campo
description O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola EB 2, 3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e incidiu na disciplina de Ciências Naturais. Este relatório envolve um estudo realizado sobre a importância das visitas de estudo no Ensino da Ciências Naturais, do qual fez parte uma turma de 5º ano. Neste estudo recorremos a uma metodologia qualitativa e utilizámos um questionário para a recolha de dados. Com este relatório concluímos que, de facto, as visitas de estudo favorecem o ensino das Ciências Naturais. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática de Ensino Supervisionado foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiência e novos conhecimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03T17:03:25Z
2017-05-03T00:00:00Z
2017-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7558
TID:202032159
url http://hdl.handle.net/10348/7558
identifier_str_mv TID:202032159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137121533952000