Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Duarte Morgado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/51835
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
id RCAP_5f9ffd813b4524cf84311cbd3a970bf7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/51835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupoAvaliação atuarialPrémioSeguro de vidaTabelas de mortalidadeTaxa comercialTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasTrabalho de Projeto de Mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA mudança das condições macroeconómicas, tais como um novo ambiente de baixas taxas de juro, maior enfoque regulatório, novos concorrentes e instabilidade geopolítica estão a criar novos desafios e oportunidades para o setor segurador e, para além disso, as necessidades e expetativas dos clientes continuam a evoluir bastante rapidamente. Hoje em dia, os clientes esperam receber produtos e serviços personalizados no momento e de uma forma que lhes seja adequada. Por outras palavras, os clientes exigem uma experiência sem falhas, instantânea e omnichannel, mais parecida com o retalho do que os seguros tradicionais. Assim, eleva-se a competição entre companhias de seguros que competem por um prémio mais baixo possível para fazer jus às congéneres. Num mercado competitivo, como é aquele em que vivemos, as empresas pretendem atrair e reter os melhores colaboradores e para isso oferecem-lhes as melhores regalias, onde se incluem os seguros, nomeadamente, seguros de saúde e seguros de vida. Este tipo de recompensas são concebidas ainda com o objetivo de motivar os empregados, melhorar os níveis de produtividade e contribuir para construir e fortalecer a cultura da empresa. Tendo isto em consideração, neste projeto pretende-se analisar e otimizar o cálculo da taxa comercial em seguros de vida em grupo, decisão crucial por se tratar de um método de comparação para o cliente entre as várias companhias de seguro. Deste modo, pretende-se averiguar em que situações será recomendável abordar esta taxa de uma forma diferente, tendo em conta as características do universo seguro.Changing macroeconomic conditions such as a new environment of low interest rates, increased regulatory focus, new competitors and geopolitical instability are creating new challenges and opportunities for the insurance sector and, in addition, the needs and expectations of customers continue to evolve quite quickly. Nowadays, customers expect to receive personalized products and services on time and in a way that suits them. In other words, customers demand a flawless, instantaneous, omnichannel experience that is more retail-like than traditional insurance. Thus, the competition is heightened between insurance companies that compete for the lowest possible premium to do justice to their counterparts. In a competitive market, such as the one we live in, companies want to attract and retain the best employees and for that they offer them the best benefits, including insurance, namely, health and life insurance. These types of rewards are also designed in order to motivate employees, improve productivity levels and contribute to building and strengthening the company’s culture. With this in mind, this project intends to analyze and optimize the calculation of the commercial rate in group life insurance, a crucial decision as it is a method of comparison for the client between the various insurance companies. This way, it is intended to find out in which situations it would be advisable to approach this rate differently, taking into account the characteristics of the insurance universe.Oliveira, Maria Fernanda Adão dos Santos Fernandes deRepositório da Universidade de LisboaMadureira, Duarte Morgado2022-03-18T16:47:57Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51835TID:202933555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:04.132803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
title Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
spellingShingle Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
Madureira, Duarte Morgado
Avaliação atuarial
Prémio
Seguro de vida
Tabelas de mortalidade
Taxa comercial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
title_short Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
title_full Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
title_fullStr Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
title_full_unstemmed Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
title_sort Taxa comercial em prémios de seguros de vida grupo
author Madureira, Duarte Morgado
author_facet Madureira, Duarte Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Fernanda Adão dos Santos Fernandes de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Duarte Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação atuarial
Prémio
Seguro de vida
Tabelas de mortalidade
Taxa comercial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
topic Avaliação atuarial
Prémio
Seguro de vida
Tabelas de mortalidade
Taxa comercial
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
description Trabalho de Projeto de Mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-03-18T16:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/51835
TID:202933555
url http://hdl.handle.net/10451/51835
identifier_str_mv TID:202933555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134581082816512